Portal Chamar Táxi

Informação A mudança de hábito que pode reduzir o risco de diabetes em 31%

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,458
Gostos Recebidos
1,112
naom_68bfdd0f9dce8.webp


Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine, no final de agosto, revelou que existe uma simples mudança nos hábitos de consumo que pode ajudar a reduzir o risco de vir a ter diabetes tipo 2 em 31%. O estudo foi realizado pela Harvard T.H. Chan School of Public Health.


Segundo os investigadores, apostar numa dieta do estilo mediterrâneo, combinado com uma ingestão reduzida de calorias e atividade física moderada poderá reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 31%.


"Estamos a enfrentar uma epidemia global de diabetes. Com evidências de alto nível, o nosso estudo mostra que mudanças modestas e sustentadas na dieta e no estilo de vida podem prevenir milhões de casos desta doença no mundo todo", revela Frank Hu, um dos autores do estudo.


Como evitar a diabetes com uma simples mudança de hábitos


Investigações anteriores mostraram que este tipo de dieta apresenta melhores resultados de saúde. Muito se deve à alta ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, gorduras saudáveis e proteínas magras, o que acaba por revelar uma melhor sensibilidade à insulina e à redução da inflamação.


Este estudo dividiu perto de cinco mil participantes que foram acompanhados ao longo de seis anos. Um dos grupos consumiu uma dieta de estilo mediterrâneo com a ingestão de 600 calorias por dia. Praticou ainda atividade física moderada, como caminhada ou exercícios de força.





Este grupo acabou por apresentar melhores resultados e ter um risco 31% menor de vir a ter diabetes tipo 2 em comparação como grupo que não tinha uma restrição calórica. Explicam que acabaram ainda por perder em média 3,3 quilos e reduzir a circunferência da cintura em 3,6 centímetros.


"Em termos práticos, adicionar o controlo de calorias e atividade física à dieta mediterrânea evitou que cerca de três em cada 100 pessoas desenvolvessem diabetes. Mostrou-se um benefício claro e mensurável para a saúde pública", continua Miguel Martinez-Gonzalez, outro dos autores do estudo.


O sintoma de diabetes que muitas pessoas ignoram


A diabetes é uma condição crónica que afeta milhões de pessoas, sendo que muitas desconhecem a sua condição. Um sintoma comum, mas frequentemente ignorado, é a fadiga. Este artigo explora este sintoma e a importância de o reconhecer.


Vários sintomas da diabetes são subtis e podem ser erroneamente atribuídos a outras causas. No entanto, especialistas afirmam que um sintoma passa frequentemente despercebido por médicos e pacientes.


"O sintoma da diabetes que mais frequentemente passa despercebido é a fadiga, pois existem muitas outras causas potenciais para ela", explica David Culpepper, diretor clínico da empresa de telessaúde LifeMD.


"Muitas pessoas têm outros motivos potenciais para se sentirem cansadas, como excesso de trabalho, stress, sono insuficiente, depressão ou outros transtornos de humor, ou até mesmo a recuperação da COVID. Portanto, aqueles que sentem fadiga por causa da diabetes provavelmente atribuem-na a um desses outros fatores”, continua.

IN:NM
 
Topo