• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A origem da BLACK FRIDAY

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10



A origem da BLACK FRIDAY




"Black Friday" (sexta-feira negra) pretende destacar o dia em que se inaugura a temporada das compras natalícias, antecedida de significativas promoções e apelações comerciais.
Com origem nos Estados Unidos e a ajuda preciosa do marketing, a promoção estendeu-se por quase todo o mundo.
O termo “Black Friday” é de origem norte americana e, consiste, em dar um destaque considerável à redução significativa dos preços de alguns produtos, sobretudo durante a última sexta-feira do mês de Novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal.


Mas qual é a origem desta tradição?

O primeiro uso do termo "Black Friday" deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise econômica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, quando, dois dealers (profissionais que operam em bolsa de valores), Jay Gould e Jim Fisk, negociavam na bolsa de Nova York (em Wall Street).
Após intensas sessões de negociação com títulos, para tentarem alcançar lucros, fracassaram redondamente e, consequentemente, o mercado entrou em bancarrota. Devido a isto, nomeou-se aquele dia de “Black Friday”.
Outra das histórias que acompanham o nome “Black Friday” está intimamente ligado ao papel do pequeno comércio. Segundo a tradição, depois de um ano de grandes perdas – ou seja, de números vermelhos nas contas – por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, data a partir do qual começavam os saldos e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, ou seja positivos.
Outros afirmam que a sua origem remonta a 19 de Novembro de 1975, dia em que o New York Times cunhou pela primeira vez com o adjetivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças
.

Black Fraude

No entanto, alguns comerciantes tendem, deliberadamente, a aumentar o preço dos produtos pouco antes da "Black Friday", para que assim, possam anunciá-lo por um preço mais baixo durante aquela data, com objetivo de incutir no consumidor a confiança de que está a fazer uma boa compra.

Fica atento!

Fonte:gabineteportuguesdeleituraemsalvador
 
Topo