Portal Chamar Táxi

A sobrevivência de doentes oncológicos no Mundo

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Estudo avalia sobrevivência de doentes oncológicos no mundo
Dados publicados na revista “The Lancet Oncology”

As taxas de sobrevivência para vários tipos de cancro são mais altas nos países ricos, sendo a população branca dos EUA a que tem maior esperança de vida, segundo um estudo publicado na revista científica britânica “The Lancet Oncology”.

O estudo CONCORD, o primeiro do género, foi elaborado por um grupo de investigadores, liderados por Michel Coleman, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, e analisou mais de 1,9 milhões de doentes oncológicos em 31 países, com idades compreendidas entre 15 e 99 anos.

A investigação realizada em mais de vinte países da Europa, incluindo Portugal, EUA, Canadá, Austrália, Japão, Brasil, Argélia e Cuba, concluiu que as taxas de sobrevivência para vários tipos de cancro variam "significativamente de um país para o outro", sendo que a esperança de vida aumenta nos doentes que vivem nos países ricos.

"A sobrevivência [dos doentes oncológicos] está positivamente associada ao Produto Interno Bruto (PIB) e a quantidade de investimentos em tecnologia de saúde no país", lê-se no estudo.

Segundo os investigadores - que compararam as taxas de sobrevivência para os cancros de mama, cólon do útero, colo-rectal e próstata, diagnosticados entre 1990-1994, a maior taxa de sobrevivência "regista-se nos EUA, seguida da Austrália, do Japão e da Europa ocidental".

A Argélia obteve o índice mais baixo registado pelo estudo (tanto para homens e mulheres), que também indica que a sobrevivência dos doentes oncológicos é mais baixa no Brasil e na Europa ocidental.
 
Topo