- Entrou
- Mai 8, 2007
- Gostos Recebidos
- 198

«Rio Ave está entre as cinco melhores equipas da Liga» - José Viterbo
Em Coimbra chovem elogios ao Rio Ave. A qualidade do plantel vila-condense e do futebol apresentado pela equipa de Pedro Martins merecem o reconhecimento total de José Viterbo. O treinador da Académica espera, por isso, um jogo tremendamente difícil esta sexta-feira (16 horas), sem que tal facto lhe retire a ambição de lutar pelos três pontos em disputa.
Até porque, salienta Viterbo, em caso de vitória a Briosa chega à marca dos 29 pontos e ficará muito perto da permanência na Liga:
- O jogo com o Rio Ave é extremamente difícil. Considero que é uma equipa que está entre as cinco melhores da Liga. Tem grandes jogadores, vem de uma vitória com o Benfica, colocou dois jogadores na Seleção Nacional, está na meia-final da Taça de Portugal, esteve na Liga Europa e tem tido prestações brilhantes durante esta época. É um adversário que joga muito bem em contra-ataque, com jogadores rápidos e muito fortes no um contra um, mas que também é muito consistente na transição defensiva. Com exceção do FC Porto e do V. Guimarães, foi a única equipa que marcou três golos à Académica neste Campeonato. Temos que manter a mesma bitola, sermos uma equipa compacta, sempre com as linhas muito próximas. Temos também que ser pacientes, os jogos ganham-se nos 90 minutos. Para explorarmos os pontos menos fortes do Rio Ave teremos que ter organização e paciência. Ganhando amanhã ficaríamos com grande parte do nosso problema resolvido. O importante é atingirmos os 30 pontos o mais rapidamente possível. Amanhã ainda será impossível, a vitória só vale três pontos, mas vencendo o Rio Ave ficaremos muito perto da nossa meta.
Futuro fica para depois
É por demais conhecida a devoção de José Viterbo pela Académica, o seu clube do coração. No entanto, nem esse facto nem os excelentes resultados que tem obtido na sua cadeira de sonho fazem com que o academista de gema pense no futuro a médio longo prazo. O importante, sublinha, é e será sempre a Briosa. «O que me preocupa é ganhar amanhã ao Rio Ave. O mais importante é que a Académica conquiste os seus objetivos. Não estou sequer a pensar no meu futuro! O meu lema de vida é um dia de cada vez», frisou.
Jogadores de Seleção?
E se, numa futura convocatória da Seleção Nacional, Fernando Santos desse oportunidade a algum jogador da Académica? José Viterbo, com total respeito pelo selecionador português e sem querer, de todo, tomar partido, diz que há jogadores dos capas negras que podem, pelo menos, sonhar.
«O momento atual da Académica é bom, sei que o selecionador português está atento à evolução de todos os jogadores atuam no nosso Campeonato e não só, mas isso são decisões do mister Fernando Santos. É natural que tenhamos um ou outro jogador que possa estar mais perto de uma possível convocatória para a Seleção, mas isso não me diz respeito», concluiu.