Portal Chamar Táxi

Acidente em Valença mata cinco pescadores das Caxinas

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Cinco pessoas morreram hoje, terça-feira, num acidente de viação na Nacional 13, em Valença, sendo as vítimas pescadores das Caxinas, Vila do Conde, ao serviço da embarcação "Fascínios do Mar". Conheça a localização do acidente.

Segundo Eduardo Afonso, responsável da Protecção Civil de Valença, as vítimas seguiam numa carrinha de nove lugares, que embateu contra a traseira de um camião que estava estacionado na berma da Nacional 13, à porta de um restaurante.

Há ainda a registar quatro feridos, três homens e uma mulher. Três deles em estado grave e um considerado ligeiro. Os feridos graves foram transportados para os hospitais de Viana do Castelo e Braga.

A carrinha partiu de Vila do Conde em direcção a Vigo para recolher os pescadores, que teriam chegado de uma jornada de pesca.

Segundo o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, as vítimas eram pescadores da embarcação "Fascínios do Mar".

"Como é habitual na safra do espadarte, descarregaram o pescado no porto de Vigo e regressavam a casa de carrinha", explicou .

Salientou que a pesca do espadarte decorre ao largo dos Açores e prolonga-se por "pelo menos 15 dias".

O acidente ocorreu no regresso a casa, na zona de São Pedro da Torre.

De acordo com o responsável da Protecção Civil, havia no pavimento apenas um sinal de travagem "muito curta".

A Estrada Nacional 13 está cortada nos dois sentidos.

JN
____
 

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
Autarca de Vila do Conde lamenta mais um acidente "duríssimo"

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai disponibilizar "todos os meios necessários" para ajudar as famílias dos cinco pescadores que perderam a vida num acidente de viação em Valença, disse o autarca.

Para Mário Almeida esta "perda é duríssima", tanto mais que os mortos "era novos e deixam viúvas e filhos pequenos".

O autarca, que mal soube do acidente se deslocou ao hospital de Viana do Castelo onde ainda estão os três feridos sem gravidade, sublinhou ainda para a agência Lusa que esta é mais "uma tragédia habitual. O mar é amigo destes homens porque lhes dá sustento, mas está na origem ou é consequência de muitas tragédias".

Os cinco homens das Caxinas, Vila do Conde, eram pescadores na embarcação "Fascínios do Mar" e morreram num acidente de viação na Estrada Nacional (EN) 13, em Valença, quando regressavam a casa após terem descarregado no porto de Vigo o pescado numa safra do espadarte.

Os homens tinham descarregado metade do pescado no sábado, e, na segunda feira à noite, regressaram a Vigo para "fazerem o resto da descarga", relatou Mário Almeida.

Esta manhã, e já depois do trabalho concluído, nove pessoas (oito delas pescadores) dirigiam-se para Vila do Conde, quando se deu a tragédia.

Os cinco pescadores morreram na E N-13, em S. Pedro da Torre, Valença, quando a carrinha de nove lugares em que seguiam embateu nas traseiras de um camião estacionado na berma da estrada.

No hospital de Viana do Castelo estão José Domingos Moreira (mestre do barco), a mulher deste, Natália Moreira e Claúdio Cruz, mas os três estão bem e livres de perigo.

José Filipe Cruz, um outro ferido, mas este em estado grave, foi transportado por um helicóptero do INEM para o Hospital de Braga, onde vai ser operado.

José Manuel Gavina, José Manuel Santos, Manuel Maravalhas, Albertino Pinto e o pescador Agonia são as vítimas mortais deste acidente que ocorreu cerca das 12.30 horas desta terça-feira.

Fonte: Jornal de Noticias
 
Topo