kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Gostos Recebidos
- 3

Um belga com uma doença terminal adiou a eutanásia para ver o clube do coração "ganhar uma última vez". Foi ao relvado com a filha e emocionou os espetadores. Morreu no dia seguinte.
Lorenzo Schoonbaert morreu, segunda-feira, aos 41 anos. A história deste belga, feita de 20 anos de luta contra o cancro, perdida em 37 batalhas cirúrgicas, poderia ter passado ao lado da opinião pública da Bélgica, país onde a eutanásia é legal.
Mas "Lorre", não é apenas mais uma pessoa a quem a medicina induziu a morte para travar o sofrimento. Lorenzo despediu-se da vida cumprindo um último desejo: ver a equipa do coração, o Brugge, da Bélgica, vencer um último jogo.
A morte de "Lorre", como era tratado pelos adeptos, tinha data marcada. Numa última finta, Lorenzo adiou a eutanásia um dia para assistir ao Brugges-Mouscron, no domingo passado, no Estádio Jan Breydel. "O meu maior desejo antes de morrer é ver a minha equipa ganhar uma última vez", disse Lorenzo Schoonbaert, antes do jogo. O Brugge fez-lhe a vontade, não sem algum sofrimento, visto que os golos da vitória, por 3-0, só chegaram na segunda parte.
[video=youtube;Ce0TPex3SaA]https://www.youtube.com/watch?v=Ce0TPex3SaA[/video]
Cerca de 20 mil adeptos renderam homenagem a Lorenzo Schoonbaert, que deu o pontapé de saída simbólico para o jogo, acompanhado pela filha, Dina, de sete anos. Assistiu, depois, ao jogo no camarote, com a família, e no fim do encontro foi aos balneários despedir-se dos jogadores.
"O meu sonho tornou-se realidade. Posso morrer em paz agora e celebrar a partir do céu", disse Lorenzo. "Estou inacreditavelmente feliz neste momento. Esta memória será um tesouro que a minha filha vai guardar para sempre", acrescentou o adepto após o jogo.
O guarda-redes do Brugge, o australiano Mat Ryan, disse que lhe faltavam as palavras para descrever Lorenzo Schoonbaert, que considerou "uma inspiração".
A família confirmou a morte de Lorenzo Schoonbaert na página doFacebook. "Vai ser amado e acarinhado para sempre. Foi corajoso até ao último minuto. Tinha tudo controlado e adorou os últimos momentos de vida com pessoas que lhe estavam no coração".
Michel Preud'homme, ex-guarda-redes do Benfica, e atual treinador do Brugge também rendeu homenagem a Lorenzo, com uma mensagem de condolências no Facebook.
jn