• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Administradores dos CTT absolvidos dos crimes de gestão danosa

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O Tribunal de Coimbra absolveu esta terça-feira os três antigos administradores dos Correios de Portugal que estavam acusados de crimes de administração danosa e participação económica em negócio. Dos 11 arguidos, outros três foram absolvidos e cinco condenados a penas suspensas que atingem um máximo de quatro anos.Esta foi a terceira data marcada para a leitura do acórdão. Agendada, inicialmente, para 9 de maio e, depois, para dia 30 desse mês, a divulgação da decisão do Tribunal acabou por ser marcada para a passada sexta-feira, acabando por ser adiada para esta terça-feira, às 14 horas.

O presidente dos CTT entre 2002 e 2005, Carlos Horta e Costa, e os administradores, durante o mesmo período, Manuel Carrasqueira Baptista e Gonçalo Rocha, foram acusados de, alegadamente, terem provocado prejuízos à empresa que, de acordo com a pronúncia, ascendem a cerca de 13,5 milhões de euros.

No julgamento esteve em destaque a venda de um prédio dos CTT em Coimbra, cujo prejuízo para o Estado teria atingido 5,1 milhões, e de outro imóvel em Lisboa.

Nas alegações finais, em 10 e 11 de abril, o Ministério Público pediu a condenação dos ex-administradores dos Correios Carlos Horta e Costa e Manuel Batista, por se ter observado uma "situação de favorecimento" a terceiros e de "permeabilidade por parte dos CTT", durante o período em que geriram a empresa.

Os advogados dos diferentes arguidos no processo sustentaram que os seus constituintes não obtiveram vantagens pessoais nos crimes de que foram acusados.

jn
 
Topo