• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Afeganistão. Primeira execução pública desde tomada do poder talibã

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

As autoridades talibãs executaram hoje um afegão condenado por homicídio, a primeira execução pública desde que os antigos rebeldes tomaram conta do Afeganistão no ano passado, disse um porta-voz dos fundamentalistas islâmicos.


Afeganistão. Primeira execução pública desde tomada do poder talibã





O anúncio sublinha as intenções dos novos governantes do Afeganistão de continuar as políticas de linha dura implementadas desde que assumiram o controlo do país em agosto de 2021 e de se cingirem à sua interpretação da lei islâmica, ou Sharia.


A execução teve lugar na província ocidental de Farah perante centenas de espetadores e muitos altos funcionários talibãs, incluindo da capital, Cabul, e da província, segundo Zabihullah Mujahid, o porta-voz máximo do governo talibã.


A decisão de executar a punição foi "tomada com muito cuidado", disse Mujahid, após aprovação por três dos mais altos tribunais do país e pelo líder supremo dos Talibãs, Mullah Haibatullah Akhundzada.


O homem executado, identificado como Tajmir da província de Herat, foi condenado por ter morto outro homem há cinco anos e roubado a sua mota e telemóvel. A vítima foi identificada como sendo Mustafa, da província vizinha de Farah. Muitos homens afegãos usam apenas um nome.


As forças de segurança talibãs tinham prendido Tajmir depois de a família da vítima o ter acusado do crime, disse Mujahid, sem indicar quando a detenção teve lugar, mas acrescentando que Tajmir tinha supostamente confessado o assassinato.


Durante o anterior domínio talibã do país no final dos anos 90, o grupo levou a cabo execuções públicas, flagelações e apedrejamentos dos condenados por crimes nos tribunais talibãs.


Depois de terem dominado o Afeganistão em 2021, nas últimas semanas da retirada das forças dos EUA e da NATO do país após 20 anos de guerra, os talibãs tinham inicialmente prometido ser mais moderados e permitir os direitos das mulheres e das minorias.


Em vez disso, restringiram os direitos e liberdades, incluindo a proibição da educação das raparigas para além do sexto ano. Também realizaram chicoteamentos públicos em diferentes províncias, punindo vários homens e mulheres acusados de roubo, adultério ou de terem fugido de casa..


Os antigos rebeldes têm lutado na sua transição da guerra para a governação em plena recessão económica, sem reconhecimento oficial por parte da comunidade internacional.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs açoitam 37 pessoas em praça pública


Vinte e sete pessoas foram açoitadas hoje frente a uma multidão, no Afeganistão, um dia após a primeira execução pública ordenada desde o retorno dos talibãs ao poder, cujo regime descreveu as críticas internacionais como "interferência".


Talibãs açoitam 37 pessoas em praça pública



Hoje, em Charikar, capital da província de Parwan (oeste), "27 criminosos, entre os quais 18 homens e 9 mulheres, foram açoitados por ordem dos tribunais da Sharia [lei islâmica] da referida província", explicou o Supremo Tribunal.


As razões mencionadas para esta punição são, entre outras: sodomia, adultério, falso testemunho, libertinagem, fuga do lar conjugal ou roubo, bem como venda e posse de drogas.


"Cada um destes criminosos confessou os crimes no tribunal sem recorrer à força e ficou satisfeito com a punição dada pelo tribunal", disse uma fonte à agência noticiosa France Presse (AFP).


Uma testemunha disse à AFP que mais de mil pessoas assistiram à flagelação organizada num estádio da cidade. "O público cantou 'Allah Akbar' e 'queremos que a lei de Deus seja aplicada em nosso solo'", contou.


"Os açoitados receberam de 20 a 39 golpes de bengala de uma equipa dos talibãs que trocava de lugar à medida que ficavam cansados". "A maioria dos homens contorcia-se, enquanto as mulheres gritavam de dor", segundo a testemunha.


Na quarta-feira, pela primeira vez desde o seu retorno ao poder em agosto de 2021, os talibãs executaram um homem acusado de assassinato na frente de várias centenas de pessoas em Farah (oeste).


O condenado foi morto por três tiros disparados pelo pai da vítima, segundo a lei de retaliação.


Esta situação foi fortemente criticada, em particular pelos Estados Unidos e pela França.



Washington apelidou o ato de "odioso" e lamentou que os talibãs não estejam a cumprir as promessas que fizeram à comunidade internacional.
"Isso mostra, em nossa opinião, que os talibãs estão a tentar retornar às suas retrógradas e violentas práticas dos anos 1990", disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos.


Sob o primeiro regime talibã (1996-2001), os talibãs puniam publicamente os perpetradores de roubo, sequestro ou adultério, com penas como amputação de um membro e apedrejamento.


"A França condena nos termos mais veementes a execução pública realizada hoje pelos talibãs no Afeganistão", reagiu, por seu lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês num comunicado de imprensa.


O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reagiu, considerando tratar-se de uma "interferência".


O facto de o Afeganistão ser criticado "demonstra que certos países e organizações" têm "um problema com o Islão e não respeitam as crenças e as leis dos muçulmanos", denunciou num comunicado de imprensa.


Após seu regresso ao poder, os talibãs prometeram ser mais flexíveis na aplicação da Sharia, mas voltaram, em grande parte, à interpretação rigorosa do Islão que marcou sua primeira passagem ao poder.


Em meados de novembro, o líder supremo dos talibãs, Hibatullah Akhundzada, ordenou aos juízes que aplicassem todos os aspetos da lei islâmica, incluindo execuções públicas, apedrejamentos, açoites e amputação de membros para ladrões.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs chicoteiam publicamente 28 civis no norte e leste do Afeganistão


Membros do movimento talibã chicotearam, este domingo, publicamente 28 civis, incluindo cinco mulheres, perante centenas de espetadores em duas províncias no norte e no leste do Afeganistão.

Talibãs chicoteiam publicamente 28 civis no norte e leste do Afeganistão



Um total 22 pessoas, incluindo três mulheres, foram punidas no estádio Mariscal Dostum, na cidade de Shebergan, capital de Jaujzan, disseram fontes locais ao jornal 'Hasht e Subh', que pediram anonimato.


Além destas pessoas, outras seis, incluindo duas mulheres, foram espancadas no mercado de Sherwani, na província de Kapisa, esclareceram as mesmas fontes.


Os fundamentalistas têm dado, por regra, a cada condenado entre 30 e 50 chicotadas por motivos como roubo, adultério ou simplesmente fuga de casa.


Este tipo de prática tem sido condenada pela comunidade internacional.


O escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos manifestou-se, no final de novembro, "desolado" sobre o uso de chicotadas como punição pública pelos talibãs desde que regressaram ao poder no Afeganistão.


Recentemente, o líder talibã, Mullah Hebatullah Akhundzada, ordenou aos juízes afegãos para aplicarem totalmente a 'sharia' - lei islâmica - contra aqueles que cometem crimes que podem ser punidos até mesmo com amputações públicas ou lapidação por crimes como roubo, sequestro ou sedição.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Manifestação de mulheres afegãs reprimida pelas autoridades de Cabul


As autoridades talibãs, no poder no Afeganistão, neutralizaram à força uma manifestação hoje em Cabul com dezenas de mulheres que protestavam contra a medida que proíbe a educação universitária feminina no país.


Manifestação de mulheres afegãs reprimida pelas autoridades de Cabul




O grupo composto por "ativistas sociais, raparigas e estudantes" gritava palavras de ordem como: "ou todos ou ninguém" e "queremos igualdade de oportunidades educativas", durante o protesto em Cabul "contra a cruel decisão do governo talibã".


A organizadora da marcha de protesto, Basira Hussaini, disse à agência de notícias espanhola Efe, que a ação terminou abruptamente porque as "forças de segurança talibãs e os polícias dispersaram a manifestação de forma violenta" tendo torturado e detido algumas das participantes.

O protesto ocorreu um dia depois de as autoridades talibãs terem decretado oficialmente a proibição do ensino universitário às estudantes afegãs.


Na quarta-feira, as mulheres foram impedidas de entrar nos estabelecimentos de ensino universitário.


A proibição decretada pelos fundamentalistas, condenada por vários países e organizações internacionais, incluiu-se na vasta lista de restrições contra as mulheres, tais como impostos sobre o acesso ao ensino secundário, segregação no uso dos espaços públicos, além da obrigação do véu islâmico.


Entretanto, a Turquia e a Arábia Saudita tornaram-se os últimos países de maioria muçulmana a condenarem a decisão das autoridades talibãs contra as mulheres afegãs.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia Mevlut Cavusoglu disse que a proibição não é "nem islâmica nem humana".


Numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo do Iémen, Cavusoglu apelou aos talibãs para reconsiderarem a decisão.


"Qual é o mal da educação das mulheres? Que mal faz ao Afeganistão"? disse Cavusoglu. "Haverá uma explicação islâmica? Pelo contrário, a nossa religião, o Islão, não é contra a educação, pelo contrário, encoraja a educação e a ciência", acrescentou o chefe da diplomacia turca.


A Arábia Saudita, que até 2019 impôs restrições generalizadas às mulheres sobre viagens, acesso ao mercado de trabalho e a outros aspetos cruciais da vida quotidiana, incluindo a condução automóvel, também exortou os talibãs a mudarem a decisão.


O Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita expressou "espanto e pesar" pelo facto de ser negada às mulheres afegãs uma educação universitária.


Anteriormente, o Qatar, que mantém ligações com as autoridades talibãs, também condenou a decisão.


Num outro sinal de oposição interna, vários jogadores de críquete afegãos condenaram a proibição do acesso à universidade pelas mulheres do Afeganistão.


O críquete é um desporto extremamente popular no Afeganistão e os jogadores têm centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

afegãs em protesto de Cabul. "É suposto matarmo-nos?"


Alunas afegãs manifestaram-se nas ruas de Cabul, após acusarem o mundo de estar silencioso quanto ao regime Talibã.

Vídeo mostra afegãs em protesto de Cabul. É suposto matarmo-nos?






Uma jornalista da publicação israelita Ynetnews partilhou, esta quarta-feira, um vídeo no qual afegãs acusam vários partes do mundo de estarem silenciados face perante o regresso do regime Talibã, que aconteceu o ano passado.


"Fecharam as escolas e o mundo permaneceu calado. Fecharam as universidades. Silêncio. E agora os nossos cursos?", questionou uma aluna afegã, que falava rodeada de colegas.


"O que é suposto fazer? Matarmo-nos?", voltou a questionar.


A mesma jornalista partilhou ainda imagens das alunas nas ruas de Cabul, com algumas alunas a protestarem contra a situação. "Isto é coragem. As mulheres nos protestos de Cabul sobre o 'corte' na educação", escreveu Emily Schrader.


As declarações surgem 48h após o regime Talibã, que regressou ao poder há pouco mais de um ano, proibir o acesso de mulheres às universidades no país. As Forças Armadas afegãs bloquearam a entrada a centenas de estudantes do sexo feminino em universidades de Cabul, e, em gesto de solidariedade, os colegas do sexo masculino - a quem é permitido o acesso à Educação - abandonaram ume exame. Também esta imagens correram, na quarta-feira, nas redes sociais.


"Isto apenas mostra como são ignorantes e quão pouco sabem sobre o Islão e os direitos humanos", referiu um estudante, referindo-se aos Talibãs, citado pela publicação Derbund.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs usam canhão de água contra mulheres em protesto


As forças de segurança talibãs utilizaram hoje um canhão de água para dispersar mulheres que protestavam contra a proibição de frequentarem o ensino universitário no Afeganistão, segundo testemunhas oculares, citadas por agências internacionais de notícias.


Talibãs usam canhão de água contra mulheres em protesto





A decisão de banir as mulheres das universidades foi tomada na terça-feira pelo governo liderado pelos talibãs e tem causado indignação e oposição no país e não só.


Desde que a proibição, com efeitos imediatos, foi decretada, as mulheres afegãs têm-se manifestado nas principais cidades, um raro sinal de protesto desde que os talibãs tomaram o poder no ano passado.


De acordo com testemunhas oculares na cidade ocidental de Herat, cerca de duas dúzias de mulheres dirigiam-se hoje à casa do governador daquela província, para protestar contra a proibição, entoando cânticos - "A educação é um direito nosso" -, quando foram empurradas para trás por um canhão de água disparado pelas forças de segurança.


O vídeo partilhado com a The Associated Press mostra mulheres aos gritos e escondidas numa rua lateral para escapar ao canhão de água, tendo de seguida retomado o protesto, gritando "Vergonhoso".


Uma das organizadoras do protesto, Maryam (que não revelou o apelido por medo de represálias), disse que entre 100 e 150 mulheres participaram na manifestação, deslocando-se em pequenos grupos de diferentes partes da cidade em direção a um ponto de encontro central.


"Havia segurança em cada rua, cada praça, veículos blindados e homens armados", disse, acrescentando: "Quando começámos o nosso protesto, no Parque Tariqi, os talibãs arrancaram ramos das árvores e bateram-nos, mas nós continuámos o nosso protesto. Eles aumentaram a sua presença e por volta das 11:00, trouxeram o canhão de água".


Um porta-voz do governador da província, Hamidullah Mutawakil, afirmou que havia apenas quatro ou cinco manifestantes.


"Elas não tinham agenda, vieram aqui apenas para fazer um filme", disse, sem mencionar a violência contra as mulheres ou o uso do canhão de água.


Um testemunho recolhido pela agência alemã DPA dá também conta de mais de uma centena de manifestantes concentradas hoje junto ao edifício do governo provincial de Herat, que gritavam a palavra de ordem "A educação é um direito nosso".


A proibição de frequência da universidade por parte de mulheres tem suscitado uma condenação internacional generalizada, inclusive por parte de países de maioria muçulmana como a Arábia Saudita, Turquia, Emiratos Árabes Unidos e Qatar, assim como avisos dos Estados Unidos e do grupo G-7 de que esta política terá consequências para os talibãs.



Um funcionário do governo talibã, o ministro do Ensino Superior, Nida Mohammad Nadim, falou pela primeira vez sobre a proibição, na quinta-feira, numa entrevista à televisão estatal afegã, tendo afirmado que a medida era necessária para evitar a mistura de géneros nas universidades e porque acredita que algumas disciplinas ensinadas violam os princípios do Islão.


Nida Mohammad Nadim disse ainda que a proibição estaria em vigor até nova ordem.


Apesar de inicialmente terem prometido regras mais moderadas, respeitando os direitos das mulheres e das minorias, os talibãs aplicaram amplamente a sua interpretação da lei islâmica, ou Sharia, desde que tomaram o poder, em agosto de 2021.


Baniram as raparigas do ensino secundário e das universidades, proibiram as mulheres na maioria das áreas profissionais e ordenaram-lhes que vestissem roupa dos pés à cabeça em público.


As mulheres estão também proibidas de frequentar parques e ginásios. Ao mesmo tempo, a sociedade afegã, embora largamente tradicional, tem abraçado cada vez mais a educação de raparigas e mulheres ao longo das últimas duas décadas.


Também hoje, na cidade de Quetta, no sudoeste do Paquistão, dezenas de estudantes refugiadas afegãs protestaram contra a proibição do ensino superior feminino na sua terra natal e exigiram a reabertura imediata dos campus universitários para as mulheres.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs proibem mulheres afegãs de trabalharem em ONG


As autoridades talibãs ordenaram às organizações não governamentais nacionais e internacionais para não trabalharem mais com mulheres, após "queixas graves" de que não seguiam um código de vestuário adequado, disse à AFP fonte do Ministério da Economia.



Talibãs proibem mulheres afegãs de trabalharem em ONG





"Há queixas graves relativas ao não respeito do hijab islâmico e de outras regras e regulamentos relativos ao trabalho das mulheres nas organizações nacionais e internacionais", afirmou o ministro encarregado de aprovar as licenças das ONG a operar no Afeganistão, numa carta a que a AFP teve acesso.


Um porta-voz do ministério confirmou que o ministro da Economia, Qari Din Mohammed Hanif, enviou esta ordem às ONG.


Não são conhecidos detalhes sobre a medida, que pode ser mais um passo para intensificar as medidas restritivas contra as mulheres no Afeganistão.


As forças de segurança talibãs utilizaram hoje um canhão de água para dispersar mulheres que protestavam contra a proibição de frequentarem o ensino universitário no Afeganistão, segundo testemunhas oculares, citadas por agências internacionais de notícias.


A decisão de banir as mulheres das universidades foi tomada na terça-feira passada pelo governo liderado pelos talibãs e tem causado indignação e oposição no país e a nível internacional.


Apesar de inicialmente terem prometido regras mais moderadas, respeitando os direitos das mulheres e das minorias, os talibãs aplicaram amplamente a sua interpretação da lei islâmica, ou Sharia, desde que tomaram o poder, em agosto de 2021.


Baniram as raparigas do ensino secundário e das universidades, proibiram as mulheres na maioria das áreas profissionais e ordenaram-lhes que vestissem roupa dos pés à cabeça em público.


As mulheres estão também proibidas de frequentar parques e ginásios. Ao mesmo tempo, a sociedade afegã, embora largamente tradicional, tem abraçado cada vez mais a educação de raparigas e mulheres ao longo das últimas duas décadas.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs "não são contra" educação de mulheres, apesar de restrições


As autoridades talibãs no Afeganistão alegaram hoje que "não são contra" a educação das mulheres, apesar de as terem proibido de frequentar o ensino secundário e superior, entre outras restrições.



Talibãs não são contra educação de mulheres, apesar de restrições



Os fundamentalistas islâmicos salientam que "todas as instituições" devem "cumprir as regras e regulamentos aprovados".


O vice-primeiro-ministro afegão, Maulavi Abdul Kabir referiu que os talibãs estão a trabalhar para "pôr fim" à proibição "o mais rapidamente possível", acrescentando que o Afeganistão "é a casa comum de todos os afegãos", segundo a agência noticiosa afegã Bajtar News.


As palavras de Kabir foram divulgadas após uma reunião com representantes de universidades privadas, que defenderam o regresso das estudantes do sexo feminino às aulas e o reforço do sistema educativo, a fim de promover o progresso do país.


Entretanto, o porta-voz talibã e vice-ministro da Informação afegão Zabihullah Mujahid apelou aos Estados Unidos para "deixarem de interferir nos assuntos internos" do Afeganistão após as críticas de Washington à proibição de mulheres trabalharem para organizações não governamentais.


"Todas as instituições que querem operar no Afeganistão são obrigadas a cumprir as regras e regulamentos do nosso país. Não permitiremos que ninguém diga coisas estúpidas ou faça ameaças sobre as decisões dos nossos líderes sob o argumento da ajuda humanitária", declarou Mujahid na sua conta na rede social Twitter.


A encarregada de Negócios dos EUA para o Afeganistão, Karen Decker, desafiou no domingo os talibãs a "explicarem como vão distribuir ajuda humanitária a mulheres e crianças na ausência de pessoal feminino", no meio de críticas internacionais à decisão do grupo.


O chefe interino da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA), Ramiz Alakbarov, reuniu-se hoje com as autoridades afegãs para exigir que retirassem a sua decisão de proibir as mulheres de trabalharem para organizações não governamentais.


"Milhões de afegãos precisam de ajuda humanitária e a remoção das barreiras é crucial", declarou.


A decisão foi anunciada no sábado pelo Ministério da Economia afegão e afeta todas as organizações não governamentais nacionais e internacionais. Embora não afete diretamente a ONU, impossibilita muitos dos seus programas de ajuda, uma vez que são levados a cabo por ONG afetadas pela medida.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Afeganistão. Mais duas ONG suspendem atividade após proibição de mulheres




Mais duas organizações não-governamentais (ONG) - Christian Aid e ActionAid - anunciaram esta segunda-feira a suspensão das atividades no Afeganistão, depois de os talibãs terem proibido as mulheres de trabalharem em estruturas humanitárias.


Afeganistão. Mais duas ONG suspendem atividade após proibição de mulheres





Com os anúncios desta segunda-feira, sobe para seis o número de ONG que suspenderam as respetivas atividades em território afegão.


"A ActionAid tomou a difícil decisão de interromper temporariamente a maior parte dos seus programas no Afeganistão" até que a situação se esclareça, anunciou a ONG em comunicado.


Criticando a "erosão gradual" dos direitos das mulheres no Afeganistão, a ActionAid, com a qual trabalham 97 mulheres no país, denunciou as "consequências devastadoras" da decisão dos talibãs.


"As mulheres são essenciais para qualquer operação de ajuda humanitária", especialmente no Afeganistão, onde "só as mulheres podem interagir com as mulheres", explicou a ONG.


De acordo com as Nações Unidas, mais de metade dos 38 milhões de habitantes do país precisam de assistência humanitária durante o rigoroso inverno.


Também a Christian Aid anunciou que procura "rapidamente obter esclarecimentos" sobre este anúncio dos talibãs e "exorta as autoridades a inverter esta proibição", disse o chefe da organização para esta região, Ray Hasan, num comunicado.


"Proibir as mulheres do trabalho humanitário apenas reduzirá a nossa capacidade de ajudar o crescente número de pessoas necessitadas e piora a terrível crise humanitária que mulheres e meninas enfrentam", explicou.


"Além disso, esta decisão irá perturbar profundamente as famílias que dependem do salário de trabalhadoras humanitárias no contexto da grave crise económica no Afeganistão", acrescentou o representante.


A Christian Aid indicou ainda que milhões de pessoas estão "à beira da fome" no Afeganistão, com relatos de famílias "tão desesperadas que foram obrigadas a vender os filhos para comprar comida".


No domingo, três ONG - Save the Children, Norwegian Refugee Council e CARE International - anunciaram conjuntamente a suspensão das suas atividades. O mesmo aconteceria com o Comité Internacional de Resgate (IRC).


O Ministério da Economia afegão ordenou no sábado que todas as ONG parem de empregar mulheres, correndo o risco de ver a sua licença operacional suspensa.


O ministério argumentou que tomou a decisão depois de receber "sérias reclamações" sobre o não cumprimento do uso do 'hijab' (véu islâmico) imposto no país.


A decisão sobre as ONG do governo talibã segue-se à proibição de as mulheres frequentarem o ensino superior.


Os talibãs retomaram o poder em agosto de 2021, após a retirada de uma força internacional liderada pelos Estados Unidos que esteve no Afeganistão durante 20 anos.


No seu primeiro governo (1996-2001), os talibãs baniram as mulheres da educação e dos espaços públicos e proibiram a música, a televisão e muitos desportos.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Afeganistão. Talibãs defendem lei islâmica sobre os direitos das mulheres




O governo talibã assegurou hoje que as restrições impostas às mulheres em termos de educação, trabalho e livre circulação são necessárias para moldar a realidade do país segundo as normas da lei islâmica, ou 'sharia'.



Afeganistão. Talibãs defendem lei islâmica sobre os direitos das mulheres


.


"O Emirado Islâmico tenta regular todos os assuntos à luz da 'sharia' islâmica. Devido ao seu sentido de responsabilidade para com a sua religião e o seu povo, não podemos permitir ações ilegais no país", disse o principal porta-voz do governo fundamentalista, Zabiullah Mujahid, citado num comunicado.


A declaração do porta-voz surge um dia depois de uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as rígidas proibições aplicadas às mulheres e meninas afegãs.


Num comunicado conjunto assinado por 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança, os representantes instaram os talibãs a reverterem de imediato todas as medidas opressivas contra as mulheres e meninas, aderindo aos compromissos estabelecidos pelas Nações Unidas.


"As organizações internacionais e os países devem compreender o nosso país e os desejos religiosos da nossa nação de que as questões humanitárias não estejam vinculadas às questões políticas", disse Mujahid.


Ainda assim, acrescentou: "Estamos prontos para cooperar com os países em todas as áreas, de acordo com os princípios e valores religiosos do país".

Desde a queda de Cabul, em agosto de 2021, as mulheres sofreram uma deterioração dos seus direitos, com restrições como a segregação por género em locais públicos, a imposição do véu ou a obrigação de serem acompanhadas por um familiar masculino em viagens longas.


Uma realidade que se assemelha cada vez mais à época do primeiro regime fundamentalista, entre 1996 e 2001, quando, segundo uma rígida interpretação do Islão e do seu rígido código social conhecido como Pashtunwali, foi proibida a frequência feminina nas escolas e as mulheres foram confinadas à sua casa.


Citado pela agência espanhola EFE, o estudioso islâmico Malavi Mohammad Amin sustentou que proibir as adolescentes de frequentaram a escola, a universidade e o trabalho não é um valor islâmico, nem faz parte da cultura afegã.


"Devo dizer que os afegãos eram e são muçulmanos e já faziam o que o Islão manda. Em caso de algum desvio, eram necessárias apenas algumas pequenas reformas de alguns dias, não essas longas proibições", concluiu.



By kok@s



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Save the Children retoma parcialmente trabalho humanitário no Afeganistão




A organização não-governamental (ONG) Save The Children anunciou hoje a retomada das suas atividades humanitárias em várias zonas do Afeganistão, onde as autoridades talibãs decidiram levantar parcialmente o veto contra as suas funcionárias.



Save the Children retoma parcialmente trabalho humanitário no Afeganistão


.
O anúncio surge três semanas após o veto generalizado do movimento fundamentalista talibã contra as funcionárias humanitárias no país -- e depois de outros contra a educação secundária e universitária feminina --, que obrigou estas organizações a suspender as operações.


A Save the Children indica que irá retomar as atividades após ter recebido "garantias claras e fiáveis por parte das autoridades relevantes" de que "as funcionárias estarão a salvo e poderão trabalhar sem interferências".


A maioria dos programas da organização ainda está, contudo, suspensa por falta de garantias.


De acordo com o chefe das operações da ONG, David Wright, "as mulheres são essenciais" porque representam 50% da força de trabalho humanitário no país e são treinadas para falar com mulheres e meninas afegãs.


Quatro grandes agências humanitárias alertaram, no final de dezembro de 2022, que a proibição de as mulheres trabalharem em grupos não-governamentais, no Afeganistão, iria causar mortes, já que as funcionárias são cruciais para a prestação de assistência no país.


As organizações - Save the Children, Care, World Vision e Conselho Norueguês para os Refugiados -- anunciaram então, numa conferência de imprensa conjunta, que iriam suspender as suas operações no Afeganistão.



"Se não conseguirmos realizar as nossas operações, muitas crianças vão morrer. Centenas de milhares de pessoas vão morrer, a situação é muito grave", disse, na altura, a diretora executiva da Save the Children International, Inger Ashing.


O alerta foi feito na sequência do anúncio do Ministério da Economia afegão a proibir as mulheres de continuarem a trabalhar em ONG nacionais ou internacionais, alegadamente porque não usam, no local de trabalho, o lenço islâmico, ou 'hijab', de forma correta.


A ordem foi mais um golpe nos direitos e liberdades das mulheres desde que os talibãs assumiram o poder 'de facto' no país, em agosto de 2021.


A medida gerou uma onda de condenação internacional, com as Nações Unidas e vários países do Ocidente a pedir aos talibãs que revertessem a decisão de imediato, até porque o país enfrenta uma crise humanitária cada vez mais profunda, além de um inverno rigoroso e um colapso económico.


As quatro agências lembraram que o Afeganistão está a enfrentar uma das piores crises da sua História, com seis milhões de pessoas à beira da fome.


Apesar de inicialmente terem prometido um Governo mais moderado, com respeito pelos direitos das mulheres e das minorias, os talibãs têm adotado uma interpretação cada vez mais fundamentalista da lei islâmica, ou 'sharia'.


Além de proibirem a frequência por meninas do ensino primário, médio e universitário, barraram as mulheres da maioria dos setores de trabalho e ordenaram-lhes o uso, em público, de roupas que as tapem da cabeça aos pés.


A sociedade afegã, embora muito tradicional, tinha adotado nos últimos 20 anos, sob influência dos Estados Unidos e aliados, o hábito de enviar as meninas e mulheres para a escola.


By kok@s

nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Ex-deputada afegã morre em sua casa em Cabul




Mursal Nabizada, deputada durante o governo anterior apoiado pelo Ocidente, recusou-se a deixar o Afeganistão quando os talibãs tomaram o poder, em agosto de 2021.


Ex-deputada afegã morre em sua casa em Cabul


.


Homens armados mataram uma ex-deputada afegã e o seu guarda-costas na sua própria casa em Cabul na madrugada de domingo, disse a polícia, citada pela AFP.


Mursal Nabizada, deputada durante o governo anterior apoiado pelo Ocidente, recusou-se a deixar o Afeganistão quando os talibãs tomaram o poder em agosto de 2021.


A mulher de 32 anos foi morta a tiro por homens ainda não identificados, disse o porta-voz da polícia afegã, Khalid Zadran.


Um dos seus irmãos ficou ferido no ataque, disse a mesma fonte, em comunicado.



As forças de segurança abriram uma investigação para tentar "encontrar os criminosos e levá-los à Justiça", acrescentou o porta-voz.


By kok@s

nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs proíbem as mulheres de fazer exames de acesso à universidade


Os talibãs proibiram hoje as estudantes afegãs de se apresentarem a provas de acesso à universidade, um mês depois de ter sido vetada a educação superior feminina no Afeganistão.


Talibãs proíbem as mulheres de fazer exames de acesso à universidade



"Vale a pena mencionar que as estudantes mulheres não podem matricular-se até nova ordem", indicou o Ministério da Educação Superior do Governo interino dos talibãs, numa carta dirigida às universidades privadas e aos institutos de educação superior, um texto a que a EFE teve acesso.


Qualquer "desvio" da proibição à educação superior feminina "será tratado de acordo com a lei", indicaram os talibãs, que governam o país segundo uma interpretação estrita da lei islâmica e aplicam regularmente punições corporais e até execuções em público.


Esta clarificação surge depois de em dezembro ter sido imposta a proibição das mulheres nas universidades, que era permitida, uma medida que se juntou à proibição das alunas de acederem ao ensino secundário desde que os talibãs chegaram ao poder em agosto de 2021.


No mês passado, as mulheres também foram proibidas de trabalhar em organizações não-governamentais (ONG), com o pretexto de que muitas funcionárias não cobriam a cabeça.


A decisão recebeu a condenação da comunidade internacional e levou a que várias ONG suspendessem os seus programas no Afeganistão.


Apesar das promessas de mudança que fizeram quando assumiram o poder, as medidas adotadas pelos talibãs contra as afegãs recordam cada vez mais a época do primeiro regime talibã (1996-2001), quando as mulheres foram relegadas para tarefas domésticas, sem possibilidade de sair de casa.


By Kok@s

nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs matam três jihadistas em edifício usado para planear ataques




Os homens pertenciam alegadamente ao Estado Islâmico, que rivaliza com os talibãs e que tem levado a cabo ataques terroristas pela região.



Talibãs matam três jihadistas em edifício usado para planear ataques


.


As forças de inteligência do regime talibã, que governa o Afeganistão, alegam ter matado três militantes do Estado Islâmico numa operação em Cabul, anunciou, esta terça-feira, o governo do país.


Segundo conta a Associated Press, citando fontes no regime, o raide ocorreu num edifício residencial onde, disse Khalil Hamraz, porta-voz do serviço secreto do Afeganistão, os militantes prepararam ataques recentes em Cabul.


Além dos três mortos, foi ainda detido um homem durante a noite. Foi também apreendido equipamento militar.



A Associated Press acrescenta que testemunhas no local ouviram várias explosões e um tiroteio que durou várias horas.


A cédula do Estado Islâmico no Afeganistão, conhecida como Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP, na sigla em inglês), é um grupo terrorista que é rival dos talibãs. Depois da tomada do Afeganistão pelo regime, em agosto de 2021, o ISKP intensificou os seus ataques, especialmente contra membros da minoria xiita no país.


Recentemente, um ataque suicida reivindicado pelo ISKP fez mais de 20 mortos no Afeganistão, e o grupo tem levado a cabo também ataques no Paquistão.


Desde 2021 que os talibãs passaram a controlar toda a atividade governativa do Afeganistão, aproveitando a saída dos Estados Unidos da região. Desde então, o governo instaurou de novo uma brutal ditadura, que tem sido marcada pelos regressos civilizacionais, especialmente no que diz respeito aos direitos das mulheres (que passaram a ficar impedidas de estudar, de trabalhar e ficaram isoladas de quase todos os aspetos da sociedade, sem a presença de um homem).


By Kok@s


nn
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs proíbem mulheres afegãs de trabalharem para a ONU em todo o país


Os talibãs emitiram uma ordem que proíbe as mulheres afegãs empregadas pela ONU, até agora isentas destas restrições, de trabalharem em qualquer lugar no Afeganistão, adiantou hoje o porta-voz da organização, denunciando uma decisão "inaceitável e francamente inconcebível".


Talibãs proíbem mulheres afegãs de trabalharem para a ONU em todo o país



"Fomos informados por diferentes canais que a proibição se aplica a todo o país", realçou Stéphane Dujarric, citado pela agência France-Presse (AFP).


Inicialmente, a missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) tinha anunciado que os talibãs tinham proibido as seus funcionárias de trabalhar na província oriental de Nangarhar.


Dujarric referiu que a decisão é para todo o território e que a ONU ainda está à procura de mais informações.


Esta quarta-feira estão marcadas reuniões em Cabul com os "governantes de facto" do país para tentar esclarecer os detalhes, enquanto se avalia o seu possível impacto, acrescentou.


"Para o secretário-geral [António Guterres] tal proibição é inaceitável e francamente inconcebível", apontou, denunciando a vontade de "minar as capacidades das organizações humanitárias para ajudar quem mais precisa".


O porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, deixou claro que, sem as mulheres, as Nações Unidas não poderão continuar a ajudar o país população como tem feito.


"As mulheres do nosso quadro são essenciais para que as Nações Unidas prestem uma ajuda vital", sublinhou o porta-voz durante a sua conferência de imprensa diária.


Dujarric vincou que este veto não só viola "os direitos fundamentais das mulheres" como também dificulta a continuidade do trabalho da organização no terreno.


Entre outras coisas, recordou que "dada a sociedade e a cultura" no Afeganistão "são necessárias mulheres para ajudar as mulheres", que estão entre as mais ameaçadas pela enorme crise humanitária no país, aludindo ao facto de que em muitas regiões não é bem visto que os homens atendam as mulheres, ou vice-versa.

De acordo com Dujarric, a proibição é "inaceitável" e contribui para uma "tendência preocupante de minar a capacidade das organizações de ajuda humanitária de alcançar os mais necessitados".


Segundo dados da ONU, entre 30 e 40% do pessoal das organizações humanitárias que entregam, gerem, controlam ou avaliam a necessidade de assistência são mulheres.


Dujarric acrescentou que a organização tem atualmente cerca de 4.000 pessoas a trabalhar no Afeganistão, das quais cerca de 3.300 são nativas do país, embora não tenha revelado quantas são mulheres.


No dia seguinte à proibição, várias ONG anunciaram a suspensão das suas atividades, antes de as retomarem em meados de janeiro com o apoio das suas funcionárias em alguns setores que se beneficiam de isenções, como saúde e nutrição.


As mulheres ou a educação das raparigas são um assunto sensível no Afeganistão, após a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021.


Os talibã impedem as mulheres de participarem na vida pública do país tendo muitas afegãs perdido os empregos no setor público.


Desde novembro do ano passado as mulheres afegãs foram também proibidas de frequentarem parques, ginásios e banhos públicos.


As mulheres afegãs não são autorizadas a viajar sem serem acompanhadas de um parente do sexo masculino e devem estar sempre cobertas quando saem de casa.




nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

ONU pede aos talibãs o fim das execuções públicas no Afeganistão


Um relatório da ONU, divulgado hoje, pediu ao Governo afegão que ponha fim às execuções públicas, criticando ainda a realização de apedrejamentos e açoitamentos em público desde que os talibãs subiram ao poder no país.


ONU pede aos talibãs o fim das execuções públicas no Afeganistão



Nos últimos seis meses, 274 homens, 58 mulheres e dois meninos foram açoitados publicamente no país, de acordo com um relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA, na sigla em inglês).


"O castigo corporal é uma violação da Convenção contra a Tortura e deve terminar", disse a chefe de direitos humanos da UNAMA, Fiona Frazer, que pediu também uma moratória imediata sobre as execuções.


O Ministério dos Negócios Estrangeiros talibã disse em resposta que as leis do Afeganistão são determinadas de acordo com as regras e diretrizes islâmicas e que a esmagadora maioria dos afegãos segue essas regras.


"No caso de um conflito entre a lei internacional de direitos humanos e a lei islâmica, o Governo é obrigado a seguir a lei islâmica", afirmou o ministério, em comunicado.


Houve um aumento significativo no número e na regularidade dos castigos corporais impostos pela justiça desde novembro, disse o relatório.


Nesse mês, o principal porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, repetiu, na rede social Twitter, comentários do líder supremo dos talibãs, o mullah Hibatullah Akhundzada, sobre juízes e a forma como estavam a aplicar a lei islâmica.


Desde então, a UNAMA documentou pelo menos 43 casos de chicotadas públicas envolvendo 274 homens, 58 mulheres e dois meninos.


A maioria das punições estava relacionada com condenações por adultério e "fuga de casa", disse o relatório. Outros supostos delitos incluíam roubo, homossexualidade, consumo de álcool, fraude e tráfico de drogas.


Numa mensagem de vídeo, o procurador-geral adjunto nomeado pelos talibãs, Abdul Malik Haqqani, disse na semana passada que o Tribunal Supremo afegão tinha emitido 175 veredictos de retribuição desde que assumiu o poder, incluindo 79 açoitamentos e 37 apedrejamentos.


Estes veredictos estabelecem o direito de uma suposta vítima, ou parente de uma vítima de um crime, de punir ou perdoar o perpetrador. Haqqani disse que a liderança talibã está empenhada em cumprir essas sentenças.





nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Cerca de 60 raparigas hospitalizadas após envenenamento no Afeganistão


Ainda não foram efetuadas detenções.


Cerca de 60 raparigas hospitalizadas após envenenamento no Afeganistão



Cerca de 60 raparigas foram hospitalizadas após serem envenenadas na sua escola no norte do Afeganistão, avança a Reuters, esta segunda-feira, citando a polícia.


Segundo a mesma fonte, o envenenamento teve como alvo uma escola para raparigas na província de Sar-e Pol. Um porta-voz da polícia indicou que o incidente teve lugar depois de "algumas pessoas desconhecidas" terem entrado na escola, não adiantando, contudo, detalhes sobre a substância usada ou sobre quem possa estar por trás da situação.



Ainda não foram efetuadas detenções.



As raparigas afetadas foram levadas para o hospital, mas estavam em "boas condições".


Sublinhe-se que o incidente ocorreu numa altura em que a educação das mulheres enfrenta um intenso escrutínio desde que os Talibã assumiram o poder. Incidentes semelhantes têm acontecido no Irão, onde há registo de vários ataques por envenenamento a escolas femininas.



No Afeganistão, os Talibã impediram a maioria das mulheres de frequentar o ensino médio e a universidade. Mantêm-se abertas escolas primárias para raparigas até aos 12 anos.






nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Governo talibã realiza segunda execução pública no Afeganistão


As autoridades talibãs anunciaram hoje a segunda execução pública desde que assumiram o poder no Afeganistão, em agosto de 2021, de um homem condenado por um homicídio múltiplo numa mesquita no leste do Afeganistão.

Governo talibã realiza segunda execução pública no Afeganistão



"[O homem] foi executado em público na cidade de Sultan Ghazi Baba, no centro da província de Laghman, de maneira que sofresse e servisse de lição para outros", declararam as autoridades provinciais num comunicado à imprensa.


A nota indicou que o homem executado era "Ajmal, filho de Naseem", sublinhando ainda que este foi condenado pelo assassínio de cinco pessoas.



Um responsável do serviço provincial de comunicação e cultura disse à agência de notícias AFP que cerca de 2.000 pessoas assistiram à execução - incluindo familiares das suas vítimas - e que esta foi realizada de acordo com a lei islâmica.



A primeira execução pública do atual governo talibã no Afeganistão ocorreu em dezembro, na província de Farah, no oeste do país.
As execuções públicas eram comuns durante o primeiro regime talibã, entre 1996 e 2001.



Os condenados eram frequentemente mortos a tiro ou apedrejados até a morte, dependendo dos crimes que haviam sido acusados.



nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Talibãs dispersam protestos contra fecho de salões de beleza


As forças de segurança afegãs intervieram hoje com violência para dispersar dezenas de mulheres que protestavam em Cabul contra a decisão das autoridades talibãs de encerrar salões de beleza, em mais uma restrição à sua liberdade.

Talibãs dispersam protestos contra fecho de salões de beleza





Desde o seu regresso ao poder, em agosto de 2021, os talibãs excluíram as mulheres da maioria das escolas secundárias, universidades e administrações públicas, proibiram-nas de entrar em parques, jardins, pavilhões desportivos e banhos públicos e obrigaram-nas a cobrir-se completamente quando saem de casa.


A decisão de encerrar salões de beleza -- que foi anunciada num decreto publicado no final de junho - vai provocar o desaparecimento de milhares de negócios geridos por mulheres, cujas famílias muitas vezes não têm outras fontes de rendimento.



As manifestações são raras no Afeganistão e geralmente são dispersadas com violência pelas forças de segurança.



Ainda assim, cerca de cinquenta mulheres arriscaram participar nos protestos de hoje, que rapidamente chamou a atenção dos serviços de segurança, que usaram canhões de água para terminar a manifestação.



A missão das Nações Unidas no Afeganistão já condenou a forma como a manifestação foi dispersada.



"Relatos de forte repressão contra um protesto pacífico de mulheres por causa da proibição de salões de beleza - a mais recente violação dos direitos das mulheres no Afeganistão - são profundamente perturbadores", escreveu a missão na sua conta na rede social Twitter.



"Os afegãos têm o direito de expressar as suas opiniões sem enfrentar a violência", acrescentaram as Nações Unidas.



O Ministério da Prevenção do Vício e Promoção da Virtude, ao confirmar a medida poucos dias após a promulgação do decreto, clarificou que os salões de beleza tinham um mês para fechar.



As autoridades talibãs justificaram a decisão pelo facto de somas extravagantes estarem a ser gastas em salões, nas celebrações de casamentos, alegando que isso constitui um fardo muito pesado para as famílias pobres.


Os talibãs argumentam ainda que o excesso de maquilhagem no rosto impede que as mulheres façam a ablução antes das orações.



Os salões de beleza proliferaram em Cabul e nas principais cidades afegãs durante os 20 anos de ocupação pelas forças norte-americanas e da NATO, antes do regresso dos talibãs ao poder.




nm
 
Topo