Portal Chamar Táxi

Afinal, os pais devem limpar a chupeta com a própria saliva, diz estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,553
Gostos Recebidos
1,114
naom_5bf51cd071c7d.jpg


Como se deve limpar as chupetas e biberões? Esta foi uma questão que chegou à Deco há uns meses, que esclareceu que, antes da primeira utilização, tais objetos devem ser esterilizados. Para tal, deve deixá-los por cinco minutos em água a ferver. Nas utilizações seguintes, basta lavar na máquina ou com água bem quente, sabão e um escovilhão, no caso dos biberões.

A questão chegou por diversos consumidores que questionavam também se, no caso de a chupeta cair ao chão, é correto os pais limparem-na com a própria saliva.

A tal dúvida, que adveio de um estudo de 2013 que defendia a prática, a Deco respondeu que não, esta não é uma prática recomendada já que propicia a transmissão de microrganismos prejudiciais à criança.

Agora, mais um grupo de investigadores debruçou-se sobre a mesma questão e defende que embora muitos o considerem pouco higiénico, é uma forma de prevenir alergias. Como explicaram os especialistas esta semana, no encontro anual de Alergia, Asma e Imunologia, nos Estados Unidos, “a saliva dos adultos pode expor precocemente o sistema imunológico da criança a bactérias e prepará-los para lutar contra doenças futuras”, diz Eliane Abou-Jaoude, principal autora do estudo.

A especialista esclarece que é através da exposição a certas bactérias que o sistema imunitário de qualquer indivíduo se prepara.

A comprovar tal ideia que se defende no estudo, foram entrevistadas 128 mães de bebés que usavam chupeta. De entre a amostra, foram os bebés cuja chupeta era limpa com a saliva dos pais que apresentaram menores níveis de Imunoglobulina E, anticorpo relacionado a respostas alérgicas no corpo.

IN:NM
 
Topo