• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Agalega

guidoes

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2007
Mensagens
3,905
Gostos Recebidos
0
Agalega, nome dado a um conjunto de ilhas e ilhéus do Oceano Índico pertencentes ao grupo das ilhas Mascarenhas. As ilhas são parte da República das Maurícias.

Apesar depertencerem ao grupo das ilhas Mascarenhas, as ilhas Agalega ficam situadas muito a norte (10.40º S; 56.55º E) das ilhas principais, constituindo um pequeno arquipélago a mais de meio caminho para o grupo das Seicheles. As Agalega estão 1122 km a norte da ilha Maurícia, uma distância superior à que separa Lisboa do Funchal.

O território das Agalega consiste de duas ilhas principais (North e a South Islands) com uma área total emersa de 27 km², localizadas na periferia oeste de um largo atol coralino. A North Island é a maior e mais populosa, nela se situando, para além do pequeno aeródromo que serve as ilhas, as povoações de Vingt Cinq e de La Fourche. Na South Island situa-se a pequena povoação de Saint Rita.

O centro administrativo da ilha está situado em Vingt Cinq e está a cargo de uma empresa pública mauriciana (OIDC - Outer Islands Development Corporation). A população total é de cerca de 300 habitantes, vivendo em grande isolamento já que não são permitidas visitas à ilha (excepto em serviço).

A principal produção das ilhas é o coco, exportado para a ilha Muarícia. As ilhas são habitat de um pequeno lagarto raro (Phelsuma borbonica agalegae Cheke) incluido na lista CITES de espécies protegidas.


Agalega_islands_76.jpg


fonte: Wikipédia
 
Topo