- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,906
- Gostos Recebidos
- 1,205
Não só vai continuar a chover… como o tempo vai ficar ainda mais frio - pelo menos, é essa a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para sexta-feira, 18 de dezembro.
Ao longo do dia de amanhã espera-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, no Centro e no Sul do país, que deverão diminuir a partir do início da manhã. O mesmo acontece com a nebulosidade, que, apesar de marcar acentuadamente os céus de sexta-feira deverá começar a diminuir também a partir do início da manhã.
O tempo frio aliado aos aguaceiros, permite ainda que possa nevar na Serra da Estrela e em outros pontos do países, acima de 1500 metros de altitude.
O vento será, em geral, fraco a moderado ao longo da costa ocidental e por vezes forte nas terras altas do Centro e Sul, podendo alcançar os 40 quilómetros por hora.
O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura mínima no litoral norte e centro e uma descida da temperatura máxima por todo o país.
O distrito onde o frio se vai fazer sentir com maior intensidade é Guarda, com mínima de 2ºC e máxima de 9ºC. Bragança, Vila Real, Braga e Viseu surgem logo a seguir com uma previsão de temperatura mínima de 3ºC (e de máxima 9ºC, 11ºC, 15ºC e 11ºC, respetivamente).
Em Lisboa a previsão é de 10ºC de mínima e 14ºC de máxima; já no Porto a máxima mantém-se, mas a temperatura mais fria prevista desce os para 7ºC.
As recomendações para se proteger do frio da Proteção Civil
Para se proteger do frio, a Proteção Civil recomenda que evite a exposição prolongada ao mesmo, assim como, mudanças bruscas de temperaturas.
Salienta ainda a importância de manter o corpo quente com várias camadas de roupa, protegendo especialmente as extremidades do corpo, com recurso a luvas, gorro, cachecol, meias e calçado quentes.
A alimentação também exige cuidados com a necessidade de manter-se hidratado, ingerindo sopas e bebidas quentes.
Deve, ainda, acautelar a prática de atividades no exterior, manter a casa quente, mas garantir uma adequada ventilação das habitações; evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar.
IN:NM
