- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,545
- Gostos Recebidos
- 1,024

Chegaram as primeiras chuvas e com elas o cuidado a ter nas estradas tem de ser redobrado. Além disso, para se circular sempre em segurança, o ideal é ter no seu automóvel uns pneus adequados.
Sabe quando deve mudar os seus pneus? Quanto é que podem durar? Se deve substituir dois ou os quatro? São perguntas que responderemos em seguida.
De acordo com a lei, a profundidade mínima dos sulcos da borracha do pneu é de 1,6mm. Abaixo disso arrisca-se a apanhar uma multa ou, mais grave, a ter um acidente.
Por norma, os pneus devem rodar na estrada entre 35.000 ou 40.000 km ou, se o seu caso é atípico e faz realmente muito poucos quilómetros com o seu automóvel, os pneus podem aguentar entre cinco a 10 anos.
Se necessitar de comprar novos pneus, saiba que pode trocar os dois do mesmo eixo, mas preferencialmente devem trocar-se os quatro. No entanto, trocar os dois é logicamente mais barato e, se optar por esta decisão mais económica, certifique-se de que os novos pneus sejam colocados no eixo traseiro (com exceção de alguns modelos). Colocando os mais recentes atrás é uma forma de ter mais estabilidade e aderência ao piso.
Tome também atenção para comprar o tamanho certo de pneus. Verifique sempre no seu Documento Único Automóvel – livrete – se os pneus que está a escolher para a sua viatura vêm referenciados.
IN:NM