Portal Chamar Táxi

Ajuda- Leitura de Mapas de Propagação Troposférica(HepBurn)

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Será que alguem me pode auxiliar como efectuar a respectiva leitura dos mapas de propagação tropsoferica?

Cumps

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Será que alguem me pode auxiliar como efectuar a respectiva leitura dos mapas de propagação tropsoferica?

Cumps

Qual é o teu problema na leitura?

Vermelho zona de alta propagação quanto mais preto menos propagação

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas,

Quais as cores que permitem uma boa recepcao de sinal TDT?
Quais as cores que indicam ou evidenciam que vai haver propagaçao troposferica?

Cumps

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas,

Não me conseguem ajudar no que diz respeito a esta questão?

Existe algum site onde possa consultar os respectivos mapas de propagaçao, sem ser o dxinfocentre.com?

Cumps

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Boas,

Não me conseguem ajudar no que diz respeito a esta questão?

Existe algum site onde possa consultar os respectivos mapas de propagaçao, sem ser o dxinfocentre.com?

Cumps

No inicio do site que referes, está uma legenda com as cores e a intensidade dapropagação. Vai aumentando da esquerda para a direita. Onde é que está a dúvida?

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas Aljofe,

Gostaria de saber a legenda dessas mesmas cores, e qual são as cores que evidenciam que não vai haver propagaçao.

Conhece algum site com mapas a tempo real?

Obrigado,

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Boas Aljofe,

Gostaria de saber a legenda dessas mesmas cores, e qual são as cores que evidenciam que não vai haver propagaçao.

Conhece algum site com mapas a tempo real?

Obrigado,

Não conheço outro site do género.

Neste:

Cinzento - Ausencia de propagação
...
Amarelo - Forte
...
Rosa - Extemamente intenso

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Ou seja,

inferior a 4 consegue-se receber sinal sem constrangimentos.
Superior a 4, começam a surgir constrangimentos certo?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Ou seja,

inferior a 4 consegue-se receber sinal sem constrangimentos.
Superior a 4, começam a surgir constrangimentos certo?

Isso não é assim tão linear, depende de outros factores, tais como: nivel de sinal recebido, relevo do terreno, tipo de antena usada, altura da antena ao solo, uso ou não de amplificador, entre outros.

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
Mas de um Modo Geral, consegue dizer me mais ou menos a respectiva leitura de previsao?

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Não percebo qual é a dificuldade, no mapa está escrito a hora e o dia da previsão, as cores estão bem claras no mapa, a escala está escrita em cima.

A única coisa que talvez te faça confusão mas eu traduzo:

Low=baixo
1.4=Marginal
2=Razoável
3=Moderado
4=Bom
5=Forte
6=Muito Forte
7=Intenso
8=Muito Intenso
9=Extremo
10+=Extremo

Cu_de_chumbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 26, 2012
Gostos Recebidos
0
A minha dificuldade centra-se em tentar perceber quais são as cores que agravam a recepção do sinal e as que mantém uma boa recepção

Muito Obrigado, Cumprimentos

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
A minha dificuldade centra-se em tentar perceber quais são as cores que agravam a recepção do sinal e as que mantém uma boa recepção

Muito Obrigado, Cumprimentos

É pá isto é básico, fácil, quanto mais propagação maior é dificuldade de teres boa qualidade de recepção. Sem propagação não tens problemas de recepção. Para aí no nivel 3 ou 4 já poderá em algunas zonas teres problemas. No mapa tens varios niveis de propagação com várias cores; tens as legendas das cores; daltónico penso que não sejas. Não entendo o teu problema

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Eu sou daltónico e percebo o mapa, mas acho que já percebi. O que o Cu_de_chumbo queria era saber a partir de que grau de intensidade é que se deixa de ver televisão.

Penso que a partir do 3-4 já começa a haver falhas se o emissor se encontrar longe.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu sou daltónico e percebo o mapa, mas acho que já percebi. O que o Cu_de_chumbo queria era saber a partir de que grau de intensidade é que se deixa de ver televisão.

Penso que a partir do 3-4 já começa a haver falhas se o emissor se encontrar longe.

Como já referi atrás, não creio que seja assim. Depende de outros factores, a propagação até pode estar no máximo e não causar problemas desde que se tenha um sinal bastante forte do emissor local com a antena "escondida".

Por outro lado, mesmo com fraca propagação pode haver problemas, se por exemplo tivermos de colocar a antena bastante alta para conseguir captar um determinado emissor e mesmo assim ficarmos com sinal à pele, basta uma leve propagação para estragar o sinal.

Portanto não se pode dizer que a propagação começa a interferir a partir de 3-4 pois cada caso é um caso.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Como já referi atrás, não creio que seja assim. Depende de outros factores, a propagação até pode estar no máximo e não causar problemas desde que se tenha um sinal bastante forte do emissor local com a antena "escondida".

Por outro lado, mesmo com fraca propagação pode haver problemas, se por exemplo tivermos de colocar a antena bastante alta para conseguir captar um determinado emissor e mesmo assim ficarmos com sinal à pele, basta uma leve propagação para estragar o sinal.

Portanto não se pode dizer que a propagação começa a interferir a partir de 3-4 pois cada caso é um caso.

Eu também dei um exemplo se o emissor se encontrasse longe, mas claro que cada caso é um caso...

Aqueles mapas são meramente informativos. Mas no meu caso se tiver no mapa 4 ou 5 já sei que não posso contar com o canal 56, se estiver 7-8 ou 9 já sei que o da Lousã vai falhar também...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu também dei um exemplo se o emissor se encontrasse longe, mas claro que cada caso é um caso...

Aqueles mapas são meramente informativos. Mas no meu caso se tiver no mapa 4 ou 5 já sei que não posso contar com o canal 56, se estiver 7-8 ou 9 já sei que o da Lousã vai falhar também...

Isso da Lousã falhar quando há propagação é que ainda (felizmente) não me aconteceu.

Em Espanha existem muitos emissores no canal 46: Zaragoza; Cantabria; Albacete; Castellón; Valência; Lugo; Pontevedra; La Rioja. Não me admira que seja algum destes que esteja a interferir.