Amigo isso também já me aconteceu numa Openbox S10 e além de ter feito os mesmos testes que fizeste, também cheguei a colocar outro firmware e repor as definições de fábrica, mas como isso é problema "físico" acabei por comprar uma box nova e ligar essa a outra TV que só tem ligação scart.
Se fica caro ou não a resolução do problema, não sei. Pode ser um problema do pinos entre a board e conector como pode ser um problema da própria board.
O que fiz foi deixar estar assim a box e até hoje tem estado a funcionar bem por scart, já vai a cerca de 2/3 meses.
Se quiseres usar HDMI, faz como fiz e não te chateias mais com isso, que é comprar uma box nova, pois se gastares prai 10€ para reparar a box (penso eu) e que pode avariar com outro problema de repente, é preferível dar mais uns 60€ a 70€ e compras uma Izibox, ficas bem servido e tens garantia de 2 anos e a empresa que vende esta marca, é fiável e dá muito bom apoio.
Não estou a patrocinar nenhuma marca/empresa, mas foi a maneira que pensei e fiz e até hoje não estou arrependido...