- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,061
- Gostos Recebidos
- 1,096

O esperado alívio das temperaturas vai começar a fazer-se sentir esta segunda-feira – depois de um domingo já com temperaturas mais amenas.
Esta onda de calor que atravessou Portugal é histórica: em alguns locais a durar, efetivamente, toda a primeira quinzena de agosto, e em alguns locais vindo já desde julho. Em alguns locais a duração da mesma irá rondar cerca de 18 a 20 dias, aparentemente, o que significa que é a mais prolongada em registo. Em termos de intensidade, em média, poderá ser também a mais intensa – embora não tenha havido, no geral, extremos absolutos de temperatura.
Segundo o IPMA, para esta segunda-feira, conte com “céu pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral Centro”, além de “vento fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de oeste/noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas das regiões Norte e Centro, em especial a partir da tarde”. Por último, espere uma “descida de temperatura, em especial da máxima”.
Assim, o que contar para esta semana? Segundo a plataforma meteorológica ‘Luso Meteo’, a partir desta segunda-feira – e até sexta-feira, haverá uma descida das temperaturas, assim como um aumento da humidade. Não é de descartar alguma chuva fraca/chuvisco, sendo que as temperaturas máximas no interior de Portugal continental acima dos 30-35 graus.
No próximo fim de semana, porém, pode dar-se o regresso do calor, com possível vento leste e com os termómetros a atingir novamente os 40 graus – assim como calor também no litoral. Segundo os especialistas, esta situação pode durar vários dias, sendo expectável que a última semana de agosto vai tender a ser quente. Por isso, aproveite os próximos dias para sentir o alívio das temperaturas.
IN:SAPO