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A construção do novo aeroporto de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete, deverá arrancar em 2011, prevendo-se a conclusão das obras «cinco ou seis anos» depois, disse esta quarta-feira o presidente da comissão executiva da NAER - Novo Aeroporto, Carlos Madeira. O calendário do Governo aponta 2017 como data prevista para a entrada em funcionamento do novo aeroporto.
Segundo explicou Carlos Madeira, a NAER, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, está a desenvolver o seu trabalho em quatro áreas: caracterização do Campo de Tiro de Alcochete (que inclui estudos cartográficos e sondagens geotécnicas, por exemplo), desenho do novo aeroporto, acessibilidades para pessoas e mercadorias e ambiente.
No âmbito da caracterização da zona, os trabalhos de cartografia e topografia terão início durante o mês de Agosto, devendo prolongar-se «pelos meses seguintes».
Também em Agosto deverão ter início as sondagens geotécnicas, «aproveitando o encerramento da Força Aérea para férias», adiantou Carlos Madeira, precisando que este trabalho deverá prolongar-se durante «quatro ou cinco meses». Os trabalhos de hidrologia arrancarão «no início de Setembro», tendo uma duração prevista de dois meses.
Ainda em Agosto será instalado um radar para acompanhar o movimento das aves, de modo a averiguar potenciais riscos de colisão com os aviões, devendo permanecer neste local, «pelo menos, durante um ano».
As «principais conclusões» destes trabalhos deverão estar prontas no final do primeiro trimestre de 2009, de modo a que o concurso para a construção do novo aeroporto possa ser lançado nesta altura e se possa avançar com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
IOL :right:
Segundo explicou Carlos Madeira, a NAER, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, está a desenvolver o seu trabalho em quatro áreas: caracterização do Campo de Tiro de Alcochete (que inclui estudos cartográficos e sondagens geotécnicas, por exemplo), desenho do novo aeroporto, acessibilidades para pessoas e mercadorias e ambiente.
No âmbito da caracterização da zona, os trabalhos de cartografia e topografia terão início durante o mês de Agosto, devendo prolongar-se «pelos meses seguintes».
Também em Agosto deverão ter início as sondagens geotécnicas, «aproveitando o encerramento da Força Aérea para férias», adiantou Carlos Madeira, precisando que este trabalho deverá prolongar-se durante «quatro ou cinco meses». Os trabalhos de hidrologia arrancarão «no início de Setembro», tendo uma duração prevista de dois meses.
Ainda em Agosto será instalado um radar para acompanhar o movimento das aves, de modo a averiguar potenciais riscos de colisão com os aviões, devendo permanecer neste local, «pelo menos, durante um ano».
As «principais conclusões» destes trabalhos deverão estar prontas no final do primeiro trimestre de 2009, de modo a que o concurso para a construção do novo aeroporto possa ser lançado nesta altura e se possa avançar com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
IOL :right: