kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Chanceler rejeitou grexit temporário defendido por Wolfgang Schäuble, mas agradeceu papel do ministro nas negociações.
Os deputados alemães deram ontem luz verde para que a zona euro negoceie um terceiro resgate à Grécia depois de Angela Merkel ter avisado que a alternativa a um acordo com Atenas era o caos. O Bundestag aprovou as negociações com uns sonantes 439 votos a favor, 119 contra e 40 abstenções. Mas, numa amostra de que as realidades políticas da Alemanha e da Grécia não são assim tão diferentes, cerca de um quinto dos conservadores - num total de 60 deputados da CDU da chanceler e da sua congénere bávara CSU - optou pelo não. Cinco abstiveram-se.
O ministro das Finanças, que esta semana, num encontro da CDU, voltou a defender um grexit, questionou ontem se o novo programa de ajuda será bem sucedido, apesar de a proposta dos credores incluir medidas de austeridade e reformas económicas exigidas por Berlim. Angela Merkel respondeu, sublinhando a importância da negociação de um acordo que evite a saída da Grécia da zona euro e referiu que as sugestões dos benefícios de um grexit temporário, como quer Wolfgang Schäuble, "não são viáveis".
"A alternativa a este acordo não é uma saída temporária do euro... mas sim um previsível caos", afirmou a chanceler alemã no Bundestag. "Seríamos grosseiramente negligentes, e atuaríamos de forma irresponsável, se não tentássemos pelo menos esta via"
dn
