Portal Chamar Táxi

Alemanha liga supercomputador para estudar futuras mudanças no clima

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
5,696
Gostos Recebidos
0
1-7.jpg
O Centro Alemão de Cálculo Climático (DKRZ, na sigla em alemão) colocou em funcionamento hoje o supercomputador “Blizzard” (Nevasca), cuja missão será calcular futuras mudanças climáticas e, inclusive, prever todo o tipo de fenómenos catastróficos, tais como furacões ou tornados. O “Blizzard” é o maior computador dedicado exclusivamente à investigação climática.
Com um peso de 35 toneladas, o “Blizzard” utiliza 8.448 microprocessadores, com os quais alcança uma velocidade de 158 teraflops por segundo, o que faz com que seja 60 vezes mais rápido que o seu amigo computador de secretária (20 mil vezes mais rápido). Tem a capacidade para armazenar mais de 60 PB (PetaBytes), o que equivale a cerca de 13 milhões de DVDs comuns.
Um total de 56 braços robóticos são encarregados de procurar as informações armazenadas em 65 mil contas magnéticas com os dados arquivados pelo “Blizzard”, cada um destes braços tem 50 km a contar com o cabo incluído. O computador teve um custo de 35 milhões de euros, fornecidos pelo Ministério de Investigação e Ciência, enquanto a modernização do edifício que o abriga custou 26 milhões de euros à cidade de Hamburgo.
O Instituto de Hamburgo reconheceu que o “Blizzard” tem um grande consumo de energia (pudera!), mas a sua maioria é de energias renováveis.


Tronica
 
Topo