Portal Chamar Táxi

Alemanha lucrou mais de 100 mil milhões de euros com a crise grega

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
ng4540694.jpg

Fotografia © EPA/BERND VON JUTRCZENKA

Um estudo do instituto Leibniz, sem fins lucrativos, considerou que aquele valor representa a poupança garantida pela Alemanha através de baixas taxas de juro sobre as suas obrigações.

A Alemanha "beneficiou claramente com a crise grega", em mais de 100 mil milhões de euros, segundo um estudo divulgado hoje pelo Instituto de Investigação Económica Leibniz, da Universidade de Munique, citado pela agência France Presse (AFP).

O instituto alemão, sem fins lucrativos, considerou que aquele valor representa a poupança garantida pela Alemanha através de baixas taxas de juro sobre as suas obrigações, resultantes da atração da sua economia sobre investidores assustados com a instabilidade grega.

Quando os investidores enfrentam dificuldades, procuram tipicamente um mercado seguro para o seu dinheiro, e a sólida economia alemã "beneficiou desproporcionalmente" desse facto durante a crise da dívida na Grécia, lê-se no estudo, acrescentando que as poupanças "excedem os custos da crise, mesmo se a Grécia não pagasse todas as suas dívidas".

"Nos anos recentes, cada vez que os mercados financeiros souberam de notícias negativas sobre a Grécia, as taxas de juro sobre as obrigações do governo alemão caíram, e cada vez que as notícias foram boas, estas subiram", defende o documento.

A Alemanha exigiu à Grécia disciplina fiscal e duras reformas económicas em troca da ajuda de credores internacionais. O ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, opôs-se a uma reestruturação da dívida grega, apontando para o orçamento equilibrado do seu governo.

O instituto, porém, defende que o equilíbrio orçamental alemão só foi possível graças às poupanças em taxas de juro por causa da crise de dívida grega.

Os estimados 100 mil milhões de euros que a Alemanha poupou desde 2010 constituíram cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Outros países como os Estados Unidos, a França e a Holanda também beneficiaram, mas "a um nível muito mais reduzido".

O dinheiro investido pela Alemanha em pacotes de resgate internacionais chegou a cerca de 90 mil milhões de euros.

Mas segundo o instituto alemão, "mesmo que a Grécia não devolva nem um cêntimo, a bolsa pública alemã beneficiou financeiramente da crise".

In:Dn

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Eu não acredito em "bruxas" mas, como dizem nuestros hermanos, que as há, há.

Cumps

Feraida

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
É este o apoio dado às economias em crise, tiram-nos da miséria e metem-nos a pedir. Isto sim é o apoio dado pela europa à europa.

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
E os nossos (des)governantes a dizerem amém a tudo o que lhes dizem para fazer.

É o que temos (merecemos) e, a verdade é que estamos, todos, a permitir que isto aconteça.

Cumps

Feraida

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0
E os nossos (des)governantes a dizerem amém a tudo o que lhes dizem para fazer.

É o que temos (merecemos) e, a verdade é que estamos, todos, a permitir que isto aconteça.

Cumps

Feraida
Se devemos, não estamos em condições de exigir..

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Gostos Recebidos
2
Isto é a chamada solariadade entre os povos da CEE .
Coisa que já sabemos que não existe, o que existe é interesses e o resto que se lixe .
A Alemanha se hoje é o que depois da guerra foi graças a um apoio financeiro sem fins lucrativos ,mas isso eles já são curtos de memoria.

Como um povo seja Grego ou Português pode ir para frente com juros absurdos ?
se querem ajudar é meter maximo a 0.5% sobre mil de milhões já representa muito dinheiro ganho.
mas para esta gente nunca chega.
Outra coisa que não entendo é como são os estados a financiar o banco europeu que os mesmos financiam os bancos a taxas de juros baixas e depois esses mesmos bancos vendem o dinheiro aos estados a juros altos :crazynew3:

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Se devemos, não estamos em condições de exigir..

Grande comentário amigo com poucas palavras e tudo resumido , acrescento mais os €€€€€€ não caiem do nada é preciso honrar os compromissos

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Grande comentário amigo com poucas palavras e tudo resumido , acrescento mais os €€€€€€ não caiem do nada é preciso honrar os compromissos

Concordo com tudo isso, mas agora pergunto, é assim que pretendem uma europa unida, explorando os mais pobres,será que querem uma europa rica e uma pobre, por este camiinho a união europeia tal como é tem os dias contados, compreendo que os politicos corruptos e os maus politicos devem ser castigados mas, infelizmente quem está a ser caastigado e roubado é o povo que nenhuma culpa tem da incompetencia dos aldrabões dos politicos que conduziram os paises a esta situação.

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Concordo com tudo isso, mas agora pergunto, é assim que pretendem uma europa unida, explorando os mais pobres,será que querem uma europa rica e uma pobre, por este camiinho a união europeia tal como é tem os dias contados, compreendo que os politicos corruptos e os maus politicos devem ser castigados mas, infelizmente quem está a ser caastigado e roubado é o povo que nenhuma culpa tem da incompetencia dos aldrabões dos politicos que conduziram os paises a esta situação.

Entendo perfeitamente o teu comentário amigo kokas

Entre Sócrates e Coelho qual escolhias para governar , nos portugueses , a maioria de nos só vive o presente e esquece facilmente o passado é um grande erro , pagamos o erro mas ja vejo muitos portugueses a quererem voltar o mesmo ... enfim

Na europa e sendo a mesma moeda todos cidadãos deviam ganhar no mínimo o mesmo salário mínimo , este deve ser o primeiro ponto para ser uma Europa equilibrada , este é o meu ponto de vista

Quanto a débitos e sempre me educaram assim , pagar o mais breve possível , tenho um tio que usa esta frase " não podes vestir um casaco grande veste um pequeno"
e esta frase serve para muitos portugueses sejam politicos ou outros ...ou Gregos

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0

Entre Sócrates e Coelho qual escolhias para governar , nos portugueses , a maioria de nos só vive o presente e esquece facilmente o passado é um grande erro , pagamos o erro mas ja vejo muitos portugueses a quererem voltar o mesmo ... enfim

Na europa e sendo a mesma moeda todos cidadãos deviam ganhar no mínimo o mesmo salário mínimo , este deve ser o primeiro ponto para ser uma Europa equilibrada , este é o meu ponto de vista

Quanto a débitos e sempre me educaram assim , pagar o mais breve possível , tenho um tio que usa esta frase " não podes vestir um casaco grande veste um pequeno"
e esta frase serve para muitos portugueses sejam politicos ou outros ...ou Gregos

Seja quem for, uma coisa é certa.. Vamos continuar a pagar os erros do passado e os erros do dia a dia!!! Sim porque continuam a existir...

Em relação ao Passos Coelho, na minha opinião, não querendo ofender ninguém, acho que tem se esforçado para tentar levar Portugal para a frente!!!

E só pra acabar, um belo exemplo da desgraça, foi andar a dar subsídios a quem nunca descontou na vida!!!!!!! Quem está a pagar? Quem desconta!!!!!! :D

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0

Não é uma questão de castigar os mais pobres... Lembra-te... Ninguém dá nada a ninguém, principalmente quem mais tem :D

e Porquê? porque quanto mais têm mais contentes ficam. =/

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3

Entre os dois escolheria o segundo, o primeiro deixou-nos a pedir, o segundo obrigou-nos a pagar o que não deviamos, quanto á despesa publica a unica que reduziu foi á custa do pessoal que mandou para o desemprego, sei muito bem que a máquina fiscal era e continua a ser muito pesada, no essencial a despesa publica manteve-se, compram-se carros novos, porque os outros são velhos, sorteiam-se carros topo de gama porque os tansos dos portugueses pagam, como vez o passos não segue os principios do teu tio, se seguisse até estariamos no bom caminho,bem esta é a minha opinião e como bem sabes as opiniões divergem, de tal modo que a uma presidente de camara que fugiu para o brasil acusada de diversos crimes foi recebida pelo povo como se de uma heroina se tratasse, Como prova de gratidão o povo colocou-a novamente à frente dos destinos da região, se isto acontecesse noutro país ia presa, por cá dão-lhe uma medalha,o governo fez alguma coisa quanto ao enriquecimento ilicito, tanto quanto eu saiba continua tudo na mesma, não interessa, entretanto os portugueses correm de bandeirinha na mão atrás do seu candidato, as leis que são feitas e aprovadas pelo poder politico e que deveriam tocar a todos de igual modo, será que tocam, aos meus olhos e aos de milhares de portugueses não tocam, reina a impunidade, podem roubar á vontade que nada lhes acontece, quem tem levado portugal para a frente não tem sido o passos mas sim os portugueses dos quais eu também faço parte, o passos e a sua equipa apenas delineou a maneira de roubar os portugueses, roubar sim, em imi por exemplo em dois anos passei a pagar simplesmente o dobro, claro que não sou o unico mas não nos manifestamos como se faz por essa europa, logo para o governo é uma mais valia e assim sendo baixam-se os salarios e sobem-se os impostos.
resumindo e concluindo, fazer obra com o dinheiro dos outros também eu faço.

Última edição:

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0

Entre os dois escolheria o segundo, o primeiro deixou-nos a pedir, o segundo obrigou-nos a pagar o que não deviamos, quanto á despesa publica a unica que reduziu foi á custa do pessoal que mandou para o desemprego, sei muito bem que a máquina fiscal era e continua a ser muito pesada, no essencial a despesa publica manteve-se, compram-se carros novos, porque os outros são velhos, sorteiam-se carros topo de gama porque os tansos dos portugueses pagam, como vez o passos não segue os principios do teu tio, se seguisse até estariamos no bom caminho,bem esta é a minha opinião e como bem sabes as opiniões divergem, de tal modo que a uma presidente de camara que fugiu para o brasil acusada de diversos crimes foi recebida pelo povo como se de uma heroina se tratasse, Como prova de gratidão o povo colocou-a novamente à frente dos destinos da região, se isto acontecesse noutro país ia presa, por cá dão-lhe uma medalha,o governo fez alguma coisa quanto ao enriquecimento ilicito, tanto quanto eu saiba continua tudo na mesma, não interessa, entretanto os portugueses correm de bandeirinha na mão atrás do seu candidato, as leis que são feitas e aprovadas pelo poder politico e que deveriam tocar a todos de igual modo, será que tocam, aos meus olhos e aos de milhares de portugueses não tocam, reina a impunidade, podem roubar á vontade que nada lhes acontece, quem tem levado portugal para a frente não tem sido o passos mas sim os portugueses dos quais eu também faço parte, o passos e a sua equipa apenas delineou a maneira de roubar os portugueses, roubar sim, em imi por exemplo em dois anos passei a pagar simplesmente o dobro, claro que não sou o unico mas não nos manifestamos como se faz por essa europa, logo para o governo é uma mais valia e assim sendo baixam-se os salarios e sobem-se os impostos.
resumindo e concluindo, fazer obra com o dinheiro dos outros também eu faço.
Obrigou-nos a pagar?

Se deves, achas que não deves pagar? Queres fugir? Lol

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Obrigou-nos a pagar?

Se deves, achas que não deves pagar? Queres fugir? Lol

Pois eu não devo nada, há longos anos que pago e sempre paguei os meus impostos, nunca estive de baixa à custa da segurança social durante uma vida de trabalho, se alguma vez estive foi à custa da segurança social holandesa, não fui eu o causador da crise, a mesma deve-se à má gestão e desvios feitos pelos politicos, não os vejo a pagar antes pelo contrário, o que faz falta neste país são leis que os punam e não que os mantenham acima da lei.

Na minha empresa comecei por reduzir a despesa para a poder manter, a receita no meu caso é incerta e não a posso aumentar, como eu milhares fazem o mesmo .

Peço desculpa pelos meus comentários mas na realidade é o que sinto, sinto-me roubado assim como os depositantes do BES, todos sabem mas ninguém faz nada.

Última edição:

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Só tenho um comentário a esta notícia, MISÉRIA!

Depois de ler todos os comentários, acho que nos estamos a esquecer do que foi perdoado a Alemanha a uns anitos atrás (10/15 anos)! Quiseram o poder da Europa com a guerra e não o conseguiram, para depois o conseguir com o dinheiro! Se pagassem a dívida como estão a obrigar fazer a toda a Europa, hoje não estavam assim! Se pagassem a Grécia as consequências da guerra hoje não estavam assim! Isto é mesmo tirar ao pobre para dar ao rico!!

E outra coisa que nunca entendi, se existe um banco europeu, se somos um grupo, porque pagar tanto juro? Para onde vai os lucros? Não deveriam ser repartidos pela Europa? Alguém goza desses dinheiros, e quem é? Basta olhar para o poder econômico dos países europeus e tirar conclusões!

É vergonhoso isto!!!

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Só tenho um comentário a esta notícia, MISÉRIA!

Depois de ler todos os comentários, acho que nos estamos a esquecer do que foi perdoado a Alemanha a uns anitos atrás (10/15 anos)! Quiseram o poder da Europa com a guerra e não o conseguiram, para depois o conseguir com o dinheiro! Se pagassem a dívida como estão a obrigar fazer a toda a Europa, hoje não estavam assim! Se pagassem a Grécia as consequências da guerra hoje não estavam assim! Isto é mesmo tirar ao pobre para dar ao rico!!

E outra coisa que nunca entendi, se existe um banco europeu, se somos um grupo, porque pagar tanto juro? Para onde vai os lucros? Não deveriam ser repartidos pela Europa? Alguém goza desses dinheiros, e quem é? Basta olhar para o poder econômico dos países europeus e tirar conclusões!

É vergonhoso isto!!!

Deixe-me dar-lhe os parabéns pelas forma como expressou o que eu, e muitos Portugueses, sentimos em relação a tudo isto.

Acho, também, que todos devem honrar os seus compromissos mas, e os que os Políticos assumem ao concorrer a eleições?

Será que somos todos aldrabões?

E considero que regredimos 40 anos na evolução como País. O equilíbrio das contas foi feito à custa do aumento de impostos(enorme) e não, à custa da redução da despesa como deveria ter sido.

Continua a pagar-se subsídios para as pessoas não trabalharem.

Como se pode ensinar alguém a ter rendimentos sem nada fazer? Aprendi, há muitos anos que "não se deve dar o peixe mas sim ensinar o indivíduo a pescar" (acho que é Bíblico).

Não vi mexerem nas mordomias(reformas douradas, subsídios para reintegração, etc) dos Políticos, Gestores Públicos e afins.

As grandes empresas incluindo públicas vão pagar impostos para outros países e nada se faz.

Diria ainda mais uma coisa: infelizmente,vejo muita gente contente com o estado do País.

Cumps

Feraida

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Diria ainda mais uma coisa: infelizmente,vejo muita gente contente com o estado do País.

Feraida

E o que é que dizem? crises destas, venham muitas, alimentam-se à custa dos infelizes.

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
Continua a pagar-se subsídios para as pessoas não trabalharem.
Aprendi, há muitos anos que "não se deve dar o peixe mas sim ensinar o indivíduo a pescar" (acho que é Bíblico).

Não vi mexerem nas mordomias(reformas douradas, subsídios para reintegração, etc) dos Políticos, Gestores Públicos e afins.

As grandes empresas incluindo públicas vão pagar impostos para outros países e nada se faz.

Cumps

Feraida

Gosto muito destas frases
Temos muita gente contra o ministro da pasta citada Segurança social , é pa cortou é um filho da mãe , tenho aqui vizinhos que mais de dez anos que não trabalhavam o ministro cortou ja é tudo do pior

A maquina do estado tem um peso enorme nas contas do país mas os trabalhadores da função publica são os que mais ganham e que mais reclamam e ninguem lhes pode tirar o que seja ....
vejo muitos portugueses trabalhadores do privado misturados nas greves da função publica mas estes comem mesmo muito sono ....

Amigo Feraida se as empresas estão fora do país pagam os impostos nesse mesmo país , ja fui emigrante e tinha de pagar os impostos no país onde me encontrava a trabalhar ou era obrigado apagar os impostos duas vezes !!!

Estas descontente como esta o país , eu olho para toda a oposição deste governo e só vejo criticar nunca vi ninguem dos partidos apresentarem ideias e quando presentam la vem mais impostos

Ricos tempos em que os nossos pais pensavam nos filhos e tinham poupanças , os da agora vão deixar é muitos calotes para pagar :shy_4_02:

o que interessa é ter uma casa própria e um velo carrão mas não fazem contas ...

maxmen sem ricos nunca na vida terias um emprestimo
a miséria foram os politicos com grandezas e nunca quiseram saber como pagar ....

Amigo kokas sei muito bem o fardo pesado de gerir uma empresa contas e mais contas e os trabalhadores só veem o que entra e o resto das contas que nem imaginam , seguros , segurança social , impostos , despesas de maquinas etc etc , tudo somado pesa muito

Mas voltando ao tema quem deve tem de pagar e mais nada a nosso sistema económico trabalha com moedas e juros se me emprestam tenho de devolver e sempre vai ser assim

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Amigo genios, podes ter muita razão no que dizes, mas isto resume-se a muito pouco!

Se fosse perdoado a todos os países aquilo que foi perdoado a Alemanha, hoje não estávamos neste estado!
Se a Alemanha pagasse o que deve aos outros (como nos lhes pagamos a eles), hoje também não seria assim uma força econômica!

Hoje se a Alemanha é rica, é a custa do que lhe foi perdoado por TODA a Europa a uns anos e por não pagarem o que devem aos outros (e este não foi perdoado)! E isto ninguém o pode negar! Por isso tudo isto se torna injusto...

Cps

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0
Mas voltando ao tema quem deve tem de pagar e mais nada a nosso sistema económico trabalha com moedas e juros se me emprestam tenho de devolver e sempre vai ser assim

Totalmente de acordo!!!!!!

É por haver mt caloteiro que isto não anda para a frente!!! querem andar com grandes luxos, mas depois a conta tá a 0€ ou a negativo mm....

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Gostos Recebidos
0
Amigo genios, podes ter muita razão no que dizes, mas isto resume-se a muito pouco!

Se fosse perdoado a todos os países aquilo que foi perdoado a Alemanha, hoje não estávamos neste estado!
Se a Alemanha pagasse o que deve aos outros (como nos lhes pagamos a eles), hoje também não seria assim uma força econômica!

Hoje se a Alemanha é rica, é a custa do que lhe foi perdoado por TODA a Europa a uns anos e por não pagarem o que devem aos outros (e este não foi perdoado)! E isto ninguém o pode negar! Por isso tudo isto se torna injusto...

Cps

Quem perdoou estúpido foi, porque nós agora temos de pagar e a nós, ninguém perdoa!!!!!!!

Os compromissos cumprem-se :)

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0

Cps

Amigo temos um caso recente no nosso país Angola mas ninguem se lembra agora andam a comprar o nosso país

continuo a dizer deve tem de pagar estamos esclarecidos , falta nos políticos de verdade ...

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Amigo temos um caso recente no nosso país Angola mas ninguem se lembra agora andam a comprar o nosso país

continuo a dizer deve tem de pagar estamos esclarecidos , falta nos políticos de verdade ...

Já disse isso num comentário anterior e concordo com isso! Mas se nos temos de pagar, porque é que os alemães não? Isso é que não está correto!! So isso! Que paguem eles também o que devem

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Que todos temos de pagar as nossas dívidas está, para mim fora de questão.

Amigo @genios: o que quis dizer com as empresas pagarem impostos onde lhes interessa é uma coisa, fazerem negócio em Portugal e pagarem na Holanda só porque pagam menos impostos discordo completamente.

E não, não estou contra (apenas) estes governantes, estou sim contra todos os oportunistas que nos governaram desde sempre e levaram isto onde agora estamos.

E considero ainda que não são nem nunca foram os Funcionários Públicos os responsáveis do estado do País.

Responsáveis são os que criaram milhares de "jobs for boys" para alimentarem a máquina dos partidos ao longo dos últimos 40 anos(normalmente empregos de ganhar grande ordenado e nada fazer, ver o número de "especialistas" com menos de 30 anos existentes nos quadros da função pública nomeados pelos sucessivos governos,a auferir cerca de de 3000 euros mês) sem nunca se preocuparem de outra coisa que não o seu umbigo e, não reduziram a despesa, apenas aumentaram os impostos.

Se tiver uma empresa e não controlar o nº e ordenado dos empregados e respectica despesa vai parar perto.
Se não tiver ideias claras do que quer da sua empresa o caminho mais rápido é a falência.

Não temos neste pobre País gente com capacidade para governar como deve ser.

Veja o exemplo(triste) do maior partido da oposição com os cartazes(mentiras e nem as pessoas autorizaram ou disseram aquilo) da campanha eleitoral.

Só tiros no pé.

Quem não consegue governar um partido quer governar um País??

Como disse estamos bem entregues.

E, volto a afirmar, vejo muita gente satisfeita com o rumo que o País leva.

Cumps

Feraida