Portal Chamar Táxi

Alergias da primavera podem ser barreira contra a Covid-19

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,828
Gostos Recebidos
1,128
image.aspx

As chamadas alergias da primavera, que se manifestam nessa altura do ano, podem ser uma barreira de defesa contra o novo coronavírus. Ainda assim, o presidente da SPAIC pede cautela.

Os dados conhecidos até agora mostram que a inflamação alérgica pode proteger contra a covid-19. A ideia é defendida pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Manuel Branco Ferreira, que diz que a alergia "antagoniza um pouco a inflamação dominante pela covid-19".

"Doentes alérgicos parecem expressar menos recetores nas células que permitam a entrada do vírus. Nao só tornam a resposta ao covid menos intensa - e isso pode ser bom, porque os casos graves da infeção por covid são graves porque têm uma resposta inflamatória muito intensa - como inclusivamente os doentes alérgicos, por expressarem menos recetores, podem ter menos células infetadas pelo vírus", disse, em entrevista à Antena 1.

Cautelas

Apesar da indicação, que se retira destes primeiros meses de estudo em torno do novo coronavírus, o alergologista lembra que ainda falta investigação e que, portanto, não se deve facilitar. Ninguém se deve expor ao vírus só porque pensa estar protegido, alerta o especialista, acrescentando que nem todos os doentes alérgicos poderão estar protegidos.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica referiu também que, este ano, os sintomas de alergia manifestaram-se mais tarde do que o habitual, porque a chuva tardia adiou a manifestação de sintomas para o final de maio.

Doentes asmáticos

A Sociedade Espanhola de Alergia e Imunologia Clínica (SEAIC) já tinha dito que as pessoas que sofrem de alergias não têm maior probabilidade de ser contagiadas com o novo coronavírus. "O sistema imunitário de uma pessoa alérgica funciona como o de uma pessoa não alérgica no que diz respeito à sua função de defesa contra micro-organismos", destacou o organismo, em março, ressalvando que os asmáticos devem ter "maior preocupação", uma vez que "qualquer infeção respiratória pode destabilizar a sua asma".


IN:JN
 
Topo