Portal Chamar Táxi

Algarvios podem poupar na conta de telemóvel morando perto de Espanha

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,627
Gostos Recebidos
120
Algarvios podem poupar na conta de telemóvel morando perto de Espanha



Se até agora morar junto da fronteira era uma dor de cabeça para quem tinha o roaming dos telemóveis activado – o que obrigava a cuidados frequentes para não haver registo em redes espanholas e consumos extra –, a verdade é que, depois de a Comissão Europeia ter imposto a descida progressiva das tarifas de roaming, em determinados casos pode ser vantajoso usar uma rede estrangeira.


Confuso? Pode parecer estranho, mas a verdade é que os algarvios residentes em Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e até Tavira podem poupar nas chamadas para números nacionais usando… as redes espanholas, presentes em boa parte destes concelhos.

A situação começou a ser vantajosa para os clientes da TMN desde que a operadora aplicou uma promoção às chamadas de roaming efectuadas e recebidas dentro da União Europeia, antecipando os novos preços impostos pela Comissão até ao final deste mês.

Assim, as comunicações são agora taxadas a um preço único de 55,2 cêntimos para as chamadas efectuadas e de 26,4 para as chamadas recebidas no estrangeiro.

A partir daqui é fazer as contas. E basta, por exemplo, pegar num tarifário pré-pago da TMN que privilegie as chamadas efectuadas pelos clientes dentro da mesma rede.

Tome-se como exemplo os tarifários «+ perto» ou «Pako», onde o custo de uma chamada para outro operador móvel (Vodafone ou Optimus) – usando a TMN – pode chegar aos 59,4 cêntimos por minuto… contra os 55,2 de uma chamada efectuada a partir de um operador espanhol facilmente captado em boa parte do território do Sotavento algarvio.

Mas há mais poupança, já que em Espanha o preço de uma chamada de voz em roaming é idêntico ao preço de uma videochamada, o que não acontece em território nacional.

Se efectuar uma chamada de vídeo entre uma rede móvel portuguesa diferente pode atingir os 79 cêntimos por minuto em território nacional (no caso TMN), mas captando uma rede espanhola ou qualquer outra pertencente aos países da União Europeia o custo desce para os 55 cêntimos por minuto apontados em cima.

Pegando na calculadora, neste caso a poupança chega quase aos 25 cêntimos por minuto, o que, numa chamada de cinco minutos, pode significar 1,20 euros de aforro.



O exemplo aqui apontado centrou-se na TMN, uma vez que foi a única das três operadoras nacionais a anunciar, no seu sítio, uma redução antecipada das tarifas de roaming.

No entanto, a descida generalizada nas tarifas de roaming é obrigatória para todos os operadores desde sábado. A partir daí, será apenas uma questão de contas e de… proximidade da fronteira.


Fonte: Barlavento
 
Topo