Portal Chamar Táxi

Americanos quiseram saber se chineses queriam a Base das Lajes

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3864732.JPG

Vasco Cordeiro recebido ontem pelo Presidente da República

Presidente do governo regional quer rever acordo com EUA e fala em relação diplomática com Pequim "muito anterior" à de Washington. Governo garante que a China não é hipótese para a base na Terceira.
A China é uma carta fora do baralho para o futuro da Base das Lajes, nos Açores, garantiu ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, mas o DN sabe que os americanos fizeram perguntas sobre o interesse chinês, depois do Presidente do país, Xi Jinping, ter estado durante oito horas na ilha Terceira em julho do ano passado.


A opção chinesa foi admitida por Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, de "um ponto de vista comercial". Portugal mantém "uma relação diplomática" com China "muito anterior" à que tem com Washington, justificou. Mas, de Bruxelas, Rui Machete retirou o tapete a essa hipótese. O DN tentou um comentário oficial do gabinete do primeiro-ministro, mas apesar do contacto por telefone, sms e e-mail, só obteve silêncio como resposta.
O presidente do governo açoriano quer a "revisão global do acordo" estabelecido com os Estados Unidos da América (EUA), depois do embaixador americano ter reduzido a base a uma "gas station", um "posto de gasolina". Mas o primeiro-ministro só falou, até agora, em rever o "acordo técnico".



dn


 
Topo