Portal Chamar Táxi

Anacom vai lançar ferramenta para medir velocidade da Internet

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,084
Gostos Recebidos
10


Anacom vai lançar ferramenta para medir velocidade da Internet

Regulador das comunicações quer reforçar transparência dos contratos
em matérias como períodos de fidelização e consumos ilimitados.



A Anacom vai lançar em breve uma ferramenta chamada Netmed que permitirá aos consumidores medirem a velocidade de acesso à Internet e compará-la com a velocidade do serviço que contrataram.

“Muito em breve colocaremos à disposição dos consumidores uma ferramenta para avaliar a velocidade da Internet”, anunciou a presidente da entidade reguladora das comunicações (Anacom) no final do congresso anual da APDC, que terminou na quinta-feira.

Com este instrumento, que se chamará Netmed, o consumidor poderá avaliar a velocidade real de acesso à Internet através de redes fixas e verificar se é “muito diferente do valor máximo que contratou”, explicou a presidente da Anacom.

Fátima Barros adiantou que o regulador quer reforçar o controlo da qualidade e transparência da oferta de serviços de Internet, disponibilizando aos consumidores “uma ferramenta independente” de avaliação da velocidade que o ajudará a escolher entre as várias alternativas no mercado.

A reguladora mostrou-se ainda “preocupada com as inúmeras reclamações” recebidas pela entidade supervisora relativamente a preços de pacotes de serviços, períodos de fidelização e consumos ilimitados, onde a informação prestada ao consumidor é muitas vezes insuficiente e desadequada.

Referindo o “comportamento agressivo e mesmo abusivo” das forças de vendas das empresas de telecomunicações, “que afectam a reputação do sector”, garantiu que a Anacom vai tomar medidas para “prevenir abusos” e reforçar a transparência dos contratos.


Fonte: Publico
 
Topo