Portal Chamar Táxi

Antigo autarca chinês condenado a 15 anos de prisão por corrupção

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Um antigo presidente da câmara de uma das maiores cidades chinesas, Ji Jianye, foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção, anunciou o Tribunal de 1.ª Instância de Shandong, no leste da China.
naom_55212fe941fda.jpg

"Direta ou indiretamente", o antigo autarca recebeu subornos de 11,32 milhões de yuan (cerca de 1,7 milhões de euros) entre 1999 e 2012, em troca da concessão de autorizações de construção ou transferências de emprego, disse o tribunal.
Ji Jianye dirigia o governo municipal de Nanjing, capital da próspera província de Jiangsu, quando foi afastado pela Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC), em outubro de 2013.
Foi o primeiro alto funcionário da província de Jiangsu investigado por aquela comissão no âmbito da drástica campanha anticorrupção lançada depois de o atual presidente Xi Jinping ter assumido a chefia do PCC, há cerca de dois anos e meio.
À semelhança do que costuma acontecer nos casos de corrupção entre quadros dirigentes, a imprensa oficial disse que o ex-autarca tinha "várias amantes", uma das quais foi identificada como sendo diretora de uma agência governamental responsável pela proteção do ambiente.
Para "assegurar a imparcialidade do julgamento", os altos funcionários chineses são normalmente investigados por procuradores de outras cidades e acusados em tribunais fora da província onde estavam colocados.
Nanjing (ou "Nanking", como chegou a ser designada no Ocidente) tem cerca de oito milhões de habitantes.
Foi capital da China no início da dinastia Ming, no século XIV, e durante os últimos anos da antiga "Republica da China", liderada pelo Guomindang (Partido Nacionalista).


nm
 
Topo