- Entrou
- Ago 4, 2007
- Gostos Recebidos
- 1,213
Um homem do Massachusetts, nos Estados Unidos, que passou 32 anos na prisão depois de ter sido injustamente condenado por ter ateado um incêndio que matou oito pessoas vai ser indemnizado em 13 milhões de dólares (cerca de 12 mil euros) pela cidade onde foi detido.
Após ter conseguido o acordo com a autarquia de Lowell, Victor Rosario, de 65 anos, apontou, esta quarta-feira, que perdoou aqueles que o colocaram atrás das grades. "Uma das coisas que me permite continuar a avançar é, basicamente, aprender a perdoar", referiu, citado pela Associated Press.
Rosario tinha 24 anos quando foi condenado por incêndio criminoso e várias acusações de homicídio relacionadas com o mesmo, em 1982 em Lowell, Massachusetts. Três adultos e cinco crianças morreram no incêndio.
Segundo o seu advogado, o homem tentou ajudar as vítimas a escapar das chamas mas os investigadores identificaram-no como suspeito e, de seguida, criaram e esconderam provas de que o incêndio tinha sido, na verdade, um acidente.
"Trouxeram Victor Rosario para ser interrogado e coagiram-no a confessar depois de o terem mantido acordado toda a noite", referiu Loevy-Reyes, acrescentando que "Rosario estava traumatizado porque tinha tentado salvar crianças do incêndio e ouviu os seus gritos".
O advogado contou ainda que mentiram ao cliente dizendo-lhe que, se assinasse um papel, podia ir-se embora. "O papel estava em inglês, e Rosario não o entendeu porque a sua língua materna é o espanhol. Assinou-o na mesma e acabou por ser condenado a prisão perpétua", esclareceu.
Rosario perdeu todos os momentos altos da vida dos seus quatro filhos, mas o pior de ter sido preso injustamente foi não ter estado ao lado da sua mãe quando ela morreu, em 2007, desabafou o próprio, numa declaração escrita durante a conferência de imprensa no exterior do tribunal federal de Boston.
"Trinta e cinco anos, mais de metade da minha vida, passei atrás da cela de uma prisão do estado de Massachusetts. Hoje este capítulo termina e começa um novo capítulo. Nada me pode compensar por esses anos que me foram tirados", disse.
Os advogados de Rosario, com a ajuda do New England Innocence Project e do Committee for Public Counsel Services, persuadiram um juiz a anular as condenações em 2014 e a libertá-lo até um novo julgamento.
Depois de o Tribunal Superior do estado ter confirmado a decisão em 2017, os promotores do condado de Middlesex disseram que não o julgariam novamente, citando a passagem do tempo.
Em 2019, Rosario entrou com uma ação federal contra a cidade de Lowell, bem como contra cerca de uma dúzia de policias e bombeiros envolvidos na investigação, alegando violações constitucionais.
O acordo foi conseguido e o processo diz que os investigadores usaram "mentiras descaradas, coação, ameaças, maus tratos e privação de sono" e aproveitaram-se do "óbvio colapso mental" de Rosario para levar o seu cliente a assinar uma confissão.
"13 milhões de dólares não compensam Victor por tudo o que perdeu, mas refletem o reconhecimento da cidade de Lowell de que o que aconteceu não estava certo", afirmou o advogado.
IN:NM