- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,061
- Gostos Recebidos
- 437

Um investigador português desenvolveu um protótipo de aplicação para dispositivos móveis que poderá permitir identificar precocemente lesões na pele que podem ser cancro.
O projecto «Melanoma Detection» foi desenvolvido por Luis Rosado, que apresentou a ideia em 2010 no âmbito do Fraunhofer Portugal Challenge 2010.
A ideia foi bem acolhida e o Fraunhofer AICOS convidou o investigador português a investir na tecnologia, cujo principal objectivo é utilizar o smartphone para analisar lesões na pele e, eventualmente, identificar de forma precoce se uma lesão é ou não cancerígena.
De acordo com o Fraunhofer AICOS, a aplicação permite recolher, processar e armazenar a informação relativa às lesões e depois a tecnologia classifica essa mesma lesão em quatro aspectos diferentes: assimetria, tamanho, cor e estruturas diferenciais.
Numa nota sobre o projecto publicada no site do Fraunhofer AICOS, este organismo refere que a classificação é feita com base num conjunto de imagens classificadas por especialistas do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Fonte: SOL