Portal Chamar Táxi

Aplicada à saúde

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Aplicada à saúde

ciencia.jpg

Ciência Nuclear já funciona o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), unidade orgânica multidisciplinar da Universidade de Coimbra, abriu segunda-feira ao público no pólo III, tendo atendido já cerca de 50 doentes, revelou o director, informa a Lusa.
Adriano Rodrigues disse à agência Lusa que todos os exames de medicina nuclear convencional que eram realizados até ontem no Laboratório de Medicina Nuclear, na Faculdade de Medicina (pólo I), passam agora a ser efectuados no ICNAS.
"O Laboratório de Medicina Nuclear transitou todo para o ICNAS e está a funcionar a 100 por cento", adiantou.
Segundo o professor catedrático da Universidade de Coimbra (UC), o "ICNAS engloba todas as vertentes da medicina nuclear".
"É uma unidade completa. Na Europa, há quatro ou cinco centros com esta estrutura, em Portugal vai ser o primeiro", explicou.
Dirigido à investigação e à prestação de serviços especializados na área das ciências da saúde e da vida, o ICNAS constitui um investimento de 15 milhões de euros e está dotado de "sofisticados e modernos equipamentos", nomeadamente um ciclotrão, uma unidade de radioquímica e um tomógrafo PET (tomografia por Emissão de Positrões), além do equipamento de medicina nuclear convencional.
De acordo com o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o equipamento de PET (Tomografia por Emissão de Positrões), destinado ao diagnóstico e investigação na área da saúde, já se encontra instalado, foi calibrado e estado e vai começar a funcionar em breve, dentro de sensivelmente um mês.
Para além de "importantes aplicações no campo da oncologia, nomeadamente no diagnóstico, no estadiamento e na avaliação da resposta à terapêutica, estão previstos o diagnóstico das doenças de Alzheimer e Parkinson, estudos clínicos de determinação da viabilidade do miocárdio (músculo cardíaco) e diagnóstico de doenças coronárias associadas, e estudos de localização de focos epilépticos (locais do cérebro associados a ataques de epilepsia)".

Fonte:Correio dos Açores


 
Topo