Portal Chamar Táxi

Informação Aposte nesta especiaria para viver mais anos (e com menos doenças)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,088
Gostos Recebidos
1,097
naom_65bb6e30694ee.webp


Sim, a curcuma merece mesmo toda a boa fama que tem. Rica em curcumina, esta especiaria milenar assume um papel de destaque no combate a inflamações, na ação contra o envelhecimento celular e na prevenção de doenças cardiovasculares e cancro.




"A curcuma é um dos alimentos mais completos (...). Protege o ADN e promove a apoptose, que é o 'suicídio' das células que não funcionam bem, ajudando a reparar praticamente todos os sistemas do corpo", realça Sabina Donadelli ao jornal Metrópoles.





A especialista refere também que, além das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é fonte de fibras, ferro, potássio, manganês e vitaminas do complexo B. Tudo isto "permite que a curcuma contribua para a redução das inflamações, a melhoria da saúde do coração, o fortalecimento do sistema imunitário e uma maior proteção do cérebro contra doenças como Alzheimer", indica. Além disso, sublinha, "estudos já demonstraram que apresenta potencial anticancerígeno ao inibir o crescimento de células cancerígenas". "É um verdadeiro protetor natural, auxiliando na circulação e prevenindo problemas relacionados com o sistema vascular", acrescenta.


Para obter os seus benefícios, a nutricionista recomenda um consumo diário de uma a três gramas, o equivalente a meia e uma colher de chá. Sugere ainda a combinação de curcuma com outros alimentos como pimenta-preta. "A piperina presente na pimenta aumenta em até 2.000% a absorção da curcumina. Consumir curcuma com gorduras saudáveis, como azeite ou óleo de coco, também potencia os seus efeitos."


IN:NM
 
Topo