• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Apple: Ícone Privacidade para prevenir ataques de Phishing

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
Depois do lançamento do iOS 11.2.5, a Apple já está a preparar a próxima versão do seu sistema operativo para iPhones e iPads.

Uma nova funcionalidade, que tem como objetivo proteger a privacidade dos utilizadores, foi lançada com a primeira versão Beta do iOS 11.3 para programadores. Deste modo, a Apple espera ser capaz de prevenir ataques de phishing.



O que são ataques de “phishing”?

Sempre que nos ligamos à Internet estamos sujeitos a uma série de ameaças e grande parte dessas ameaças podem ser classificadas como phishing. Este tipo de ataques, tal como o próprio nome indica, tem como objetivo “pescar” informações sensíveis e dados pessoais importantes dos utilizadores através de mensagens e pop-ups falsos.

Veja a seguir este artigo esclarecedor e completo sobre este tipo de malware.

É este tipo de ataques que a Apple está empenhada em prevenir. É Desta forma que, muitas vezes, os utilizadores são enganados e revelam o seu nome de utilizador e password.

apple_id_1-720x480.jpg


Em outubro do ano passado, uma falha de segurança foi encontrada por Felix Krause, um programador de iOS. Este bug permite que qualquer programador recrie um pop-up, aparentemente genuíno, a pedir dados aos utilizadores.

Qualquer programador mal-intencionado pode tirar partido desta vulnerabilidade. Os utilizadores, sem se aperceberem, podem a revelar dados sensíveis e privados.

Apple cria um novo ícone Privacidade

Depois do lançamento do iOS 11.3 beta para programadores, vários utilizadores serviram-se do Twitter para realçar um novo ícone de privacidade que aparece sempre que a Apple pede aos utilizadores informação pessoal. Desta forma, consegue-se distinguir dos pedidos de informação que podem ser mal-intencionados.

privacidade-apple-720x405.jpg


De acordo com a descrição da própria Apple, os utilizadores não deverão ver este ícone com muita frequência dado que a Apple apenas recolhe informação pessoal quando é necessário.

Para além disso, a Apple fez questão de deixar uma breve mensagem realçando a posição da empresa quanto à importância da privacidade dos utilizadores e à segurança seus dados.

A Apple acredita que a privacidade é um direito humano fundamental portanto, todos os produtos Apple são desenvolvidos para processar a informação no dispositivo sempre que possível, limitar a recolha e uso de informação, fornecer transparência e controlo sobre a sua informação e construir sobre uma forte base de segurança.

Mensagem Apple

Inúmeras vezes o CEO da Apple, Tim Cook, realçou a importância que a marca da maçã dá à proteção dos dados e privacidade dos utilizadores dos produtos Apple; e esta nova funcionalidade é mais uma prova disso mesmo.

[video=youtube;rQebmygKq7A]https://www.youtube.com/watch?v=rQebmygKq7A[/video]
 
Topo