- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,161
- Gostos Recebidos
- 2
A TecMundo elaborou uma lista de curiosidades sobre a marca Apple, com quase 40 anos de história.
Há muitas curiosidades e informações que talvez não saiba sobre a mais valiosa empresa de tecnologia do mundo. Veja a lista:
1 – A marca afinal tem três fundadores...e não dois
Conhecemos os dois fundadores da marca – Steve Jobs e Steve Wozniak. Mas afinal existe outro fundador. Ronald Wayne teve uma grande participação no primeiro computador pessoal e escreveu o manual de instruções. Como este terceiro fundador não acreditava no projecto e no seu desenvolvimento, vendeu a sua parcela a Jobs. Talvez por isso o seu nome, normalmente, não conste quando se fala na história da Apple.
2 - O símbolo da marca (uma maçã) não era exactamente como o conhecemos agora
Todos se devem lembrar do ícone acompanhado do arco-íris que perdurou até aos anos 90. Contudo, o primeiro símbolo da marca não é conhecido por todos. Foi criado por Wayne e era muito distinto do actual – uma xilogravura em estilo medieval de Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira.
3 – O investimento veio da venda de uma carrinha e de uma calculadora
Steve Jobs, para combater os obstáculos financeiros, vendeu a sua carrinha e Wozniak vendeu a sua calculadora. Assim, conseguiram garantir um bom fundo de investimento para dar um “empurrão” ao desenvolvimento da marca.
4 – Jobs ganhava um salário anual de 1 dólar
Nem todos os executivos da marca recebem salários exorbitantes. Jobs recebia apenas 1 dólar por ano. Talvez usasse as suas acções da empresa (sendo o maior accionista) para manter o seu nível económico.
5 – A Apple já foi “mais rica” do que o Tesouro dos EUA
O ano de 2011 ficou marcado pela crise financeira nos EUA. Para a marca Apple, foi na verdade um ano próspero, devido às vendas do IPhone 4. Nesse ano, a marca tinha mais dinheiro do que o tesouro dos EUA. A empresa tinha nos seus cofres cerca de 76 mil milhões de dólares, enquanto o governo norte-americano dispunha “apenas” de 74.
6 – “Dulcinmer” era o nome original do produto “IPod”
O produto chamava-se inicialmente “Dulcinmer” e tinha sido criado com o propósito de oferecer ao utilizador “mil músicas no seu bolso”. Na momento do lançamento do primeiro protótipo, o freelancer Vinnie Chieco associou o produto ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. E recordou-se da frase “Open the pod bay door, Hal!”. Desde essa altura, a palavra “pod” ficou marcada e foi-lhe acrescentada, posteriormente, a letra “i”. Curiosamente, o produto foi lançado em 2001.
7 – A embalagem perfeita
A marca possuiu uma sala especial onde os designers criam as embalagens perfeitas. Para a Apple, a “caixa” traduz a qualidade dos seus produtos e é fulcral para a imagem que querem transmitir.
8 – As peças só andam de avião (e em primeira classe)
A marca prefere importar os seus produtos fabricados na China por avião em vez de navios, como fazem outras empresas de tecnologia. O transporte é mais caro, mas há a garantia que os dispositivos chegam em 15 horas (e não em 30 no caso de transporte por navios). Os aviões sofrem também menos acidentes.
9 – Porquê 09h41?
Se reparar em todas as imagens de divulgação dos IOS o horário é sempre igual: 09h41. Há um motivo: todos os dispositivos da Apple são apresentados depois de 40 minutos nos eventos da empresa. Os designers adicionam cerca de dois minutos a mais no tempo para chegar perto do horário “real” da revelação.
10 – Existe um segredo no primeiro iPod
Ainda que muitos já tenham estado com um na mão, poucos sabem que premindo durante três segundos o botão central do primeiro iPod surge no ecrã o jogo Breakout.
iOnline