Portal Chamar Táxi

Apple promete não cobrar patentes de novo cartão SIM se a sua proposta for adoptada

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,122
Gostos Recebidos
538
ng1212706_435x190.gif


Apple promete não cobrar patentes de novo cartão SIM se a sua proposta for adoptada


A Apple prometeu não cobrar patentes se a sua proposta para um novo standard de cartão SIM for adoptada.

A Nokia, que defende um standard alternativo, já criticou a proposta

A promessa é feita numa carta enviada ao director geral do European Telecommunications Standards Institute (ESTI), entidade que deverá anunciar esta semana a aprovação de um standard para os cartões SIM, mais pequenos do que os actuais, para serem utilizados nos smartphones e tablets futuros.

Em cima da mesa estão duas propostas: uma apresentada pela Apple e outra defendida pela Nokia, Research In Motion e Motorola Mobility.

A existência da missiva foi relatada por Florian Mueller, um blogger especializado em questões de propriedade intelectual, que afirma que na carta a Apple propõe não cobrar pela utilização de patentes suas utilizadas na proposta que defende.

A fabricante norte-americana sublinha contudo que apenas irá avançar com esta promessa se os detentores das restantes patentes da proposta aceitarem os seus termos.

A primeira a reagir à carta foi a Nokia, que acusa a Apple de utilizar argumentos que desvalorizam a propriedade intelectual de outras entidades.

Citado pelo portal Computerworld um porta-voz da Nokia afirma que

«desconhecemos qualquer propriedade intelectual da Apple que seja considerada essencial na sua proposta para [o standard do] nano-SIM.

Face a isso, a proposta da Apple com termos de licenciamento de patentes gratuitas parece não mais do que uma tentativa de desvalorizar a propriedade intelectual dos outros».

Apesar de vários especialistas considerarem o standard defendido pela Nokia como o melhor, do ponto de vista técnico, a proposta feita agora pela Apple poderá trazer-lhe algumas vantagens na hora da votação, acredita Florian Mueller.


A votação final do ESTI está prevista para a próxima quinta-feira.

SOL
 
Topo