Portal Chamar Táxi

Aprenda A Viver Com A Dpoc

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
APRENDA A VIVER COM A DPOC

PCD%20noticias.jpg
Manual prático ajuda doentes e familiares a lidar com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica No seu 2º aniversário, que se assinala a 9 de Fevereiro, a Associação Respira, em conjunto com a Comissão de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia lançam o manual Aprenda a Viver com a DPOC para ajudar os 500 mil portugueses com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) a viver diariamente com a doença.

Quando são diagnosticadas com DPOC, grande parte das pessoas desconhecem por completo a doença e a forma como, dali para a frente, terão que se adaptar a ela. O manual Aprenda a Viver com a DPOC foi desenvolvido por um conjunto de profissionais de saúde de várias áreas, desde a pneumologia à nutrição permitindo assim às pessoas com DPOC ter um conhecimento e abordagem global da sua doença, diminuindo o impacto da mesma no seu quotidiano e na sua vida. O manual será distribuído, gratuitamente, a pessoas com DPOC em hospitais e centros de saúde de todo o país.

Os autores Paula Teresa Almeida, Fisiatra, Paula Simão, Pneumologista, Pedro Matos Silva Fisioterapeuta, Alexandra Vaz Fernandes, Enfermeira e Dulce Senra, Nutricionista, procuram, ao longo de 12 capítulos e de uma forma simples e clara, recorrendo a imagens, ensinar as pessoas com DPOC a controlar melhor a sua respiração e a sensação de falta de ar, a tossir, a usar a medicação correctamente, como por exemplo os inaladores, comuns no tratamento desta patologia, mas nem sempre usados da melhor forma, e a evitar e lidar com as exacerbações (crises). As exacerbações são a principal causa de hospitalização associada à doença e podem ser despoletadas por stress, alterações de temperatura ou infecções respiratórias.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, em 2005 morreram 3 milhões de pessoas com DPOC, o que representa 5% das mortes a nível mundial. Em Portugal estima-se que a doença afecte 500 mil pessoas, sendo que muitos estarão ainda por diagnosticar.

A DPOC é uma doença respiratória crónica e progressiva que vai roubando, a pouco e pouco, a capacidade de respirar. A partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e não fazem o rastreio. Caracterizada por falta de ar (dispneia), tosse e aumento da produção de expectoração, impede as pessoas de realizarem tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou vestirem-se. Com a progressão da doença a falta de ar manifesta-se até durante os períodos de descanso.

A Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (respira), foi legalmente constituída em Fevereiro de 2007, contando já com cerca de 250 associados em todo o país. Tem como objectivos fomentar programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, bem como promover o conhecimento sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), entre a população em geral e os profissionais de saúde.

Fonte:Grupogci


 
Topo