Portal Chamar Táxi

Aprovada concessão do Oceanário à Sociedade Francisco Manuel dos Santos

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4400190.jpg


Concessão do oceanário permite um encaixe financeiro de 114 milhões de euros

Ministro do Ambiente salientou que a operação "superou largamente as expectativas", garantindo que o oceanário continua a ser um equipamento público do Estado.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a concessão do Oceanário de Lisboa à Sociedade Francisco Manuel dos Santos, do grupo Jerónimo Martins, que apresentou uma proposta de "mérito inquestionável" com um encaixe financeiro de 114 milhões de euros.






A autorização aprovada hoje pelo Conselho de Ministros permite alienar em bloco as ações representativas do capital da sociedade concessionária do Oceanário de Lisboa, mas na opinião do Governo não vai implicar perdas para quem quer usufruir do espaço.


"O oceanário continua a ser um equipamento público do Estado, mas passará a ter também um valor acrescentado no que respeita à investigação do valor dos oceanos. É uma proposta de mérito inquestionável", afirmou o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, no final do Conselho de Ministros.
O encaixe da operação "superou largamente as expectativas", salientou o governante, defendendo tratar-se de uma boa notícia, porque a dívida da Parque Expo, se não fosse resolvida, teria impacto no bolso dos contribuintes, e porque esta concessão trará vantagens adicionais, uma vez que o oceanário se vai dedicar a novas matérias, como a investigação dos oceanos.
Sobre o encaixe de perto de 114 milhões de euros, explicou que 24 milhões são relativos à alienação das ações da sociedade concessionária do Oceanário de Lisboa e o resto à concessão do oceanário por 30 anos, num total de 79 milhões de euros.


dn

 
Topo