Portal Chamar Táxi

Aquitânia

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
A Aquitânia (francês: Aquitaine) é uma região administrativa do sudoeste da França limitada a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Sul pela Espanha. Compreende os departamentos de Dordonha, Gironda, Landes, Lot-et-Garonne e Pirenéus-Atlânticos.


Provavelmente o primeiro homem que chegou na Aquitânia foi o homem de Cro-Magnon mais ou menos há 40.000 anos. No paleolítico superior, os Aquitanos deixaram vários vestígios entre eles pinturas na cavernas Lascaux e um busto chamado Vênus de Brassempouy ou Dama de Brassempouy. Do período neolítico são achados vestígios humanos pela presença de Dólmens (espécies de túmulos) e pelos menires (monumentos em pedra).


Durante a conquista romana da Gália por Julio César, a população que lá residia era chamada de ibérica pelo imperador romano. Na verdade eram os vascones, prováveis antepassados dos Bascos. Não se sabe ao certo em que época os Bascos começaram a habitar a região (Basques em Francês). A Aquitânia foi conquistada pelos romanos em 56 a.C. por Marco Licínio Crasso a mando de Júlio César. Sob o Império Romano faziam parte da Aquitânia o sudoeste da Gália dos Pirenéus ao vale do rio Loire incluindo Auvergne. Saintes e Bordeaux foram capitais da Gália Aquitânia.

Na idade média, os visigodos chegaram a região em 412-413 vindos de Provença e da Itália. A região foi posteriormente conquistada pelos francos e finalmente estruturada como Ducado independente, Ducado da Aquitânia. Em 671, a Aquitânia conseguiu sua independência liderada pelo duque Loup. O duque da Aquitânia, Eudes, vence uma batalha contra os sarracenos que invadiam a Aquitânia. Entre 742 e 743, os filhos de Carlos Martel fazem campanhas contra a Aquitânia.

Em 781, Carlos Magno (rei franco) nomeia seu filho, Luís I o Piedoso (aos três anos de idade) rei da Aquitânia. Com a morte de Carlos Magno, Luís passa seu trono a seu filho, Pepino. Com a morte de Pepino, Luís nomeou outro filho (Carlos II, o calvo) como rei mas com sua morte surgiu uma guerra pela sucessão do trono entre o filho de Pepino (Pepino II) e Carlos, o calvo. A disputa só terminou em 860.

Em 877, a Aquitânia se dividiu em dois ducados: Gasconha e Aquitânia. Em 1058, eles se uniram novamente.

No século XII, a duquesa Leonor da Aquitânia casou-se com o rei Luís VII de França com quem teve duas filhas. O casamento foi anulado com a alegação de laços de consanguinidade, causa frequente quando a nobreza queria desfazer um casamento, porque Leonor queria se casar novamente mas com o rival de Luís VII, o rei inglês Henrique II. Com a morte de Henrique II, seu filho Ricardo, o Coração de Leão assumiu o trono e o título de Duque de Aquitânia sempre ameaçado pelo seu irmão, João I de Inglaterra - o João Sem Terra - que não poupou esforços na tentativa de usurpar o trono enquanto o irmão lutava contra Saladino na Terceira Cruzada.

Com a morte de Ricardo, atingido por uma flecha numa batalha sem nenhuma importância, João tornou-se o Rei da Inglaterra assumindo também o Ducado de Aquitânia, contra a vontade de Ricardo e os opositores de João que preferiam seu sobrinho Artur, filho de seu irmão Godofredo com Constance da Bretanha.

Um século mais tarde a França e a Inglaterra se enfrentaram na Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453) motivada quando o rei inglês Eduardo III (descendente da dinastia Plantageneta e do rei Henrique II) reivindicou o trono de França. Com o fim da guerra a Aquitânia passou a fazer parte definitivamente de França.

Área: 41.400 km2 (7.6 % da superfície total de França). População: 2.967.000 (4.97% da população total de França) (2002)

A região é banhada ao oeste pelo Oceano Atlântico (golfo de Vizcaya ou de Gascunha) desde o estuário da Gironda até à desembocadura do rio Bidasoa (Costa da Prata). Ao sul , está atravessada pelos Pirenéus que a separa da Espanha (Aragão, Navarra e País Vasco).

As cidades mais importantes da Aquitânia são: Bordéus ou Bordeaux, Pau, Baiona ou Bayonne, Agen, Mont-de-Marsan, Biarritz, Périgueux, Bergerac, Dax e Libourne.

Fonte:wikipédia
 
Topo