Portal Chamar Táxi

Arizona

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
O Arizona é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Sudoeste do país. As taxas de crescimento populacional do Arizona são um dos mais altos de todo o país. Entre 1990 e 2000, a população do Estado cresceu em cerca de 40%, de 3 677 985 habitantes em 1990 para 5 130 632 habitantes em 2000, mais do que qualquer outro Estado americano com exceção do Nevada. Entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população do Estado cresceu sete vezes.

Muito do Arizona possui um clima árido ou semi-árido. Estas regiões recebem menos de 40 centímetros de chuva por ano, sendo muito quentes no verão e amenos no inverno. Regiões montanhosas de maior altitude, porém, possuem um clima mais úmido e frio. Muito do Estado é escassamente habitado. A maior parte da população do Arizona concentra-se ao redor de dois centros urbanos: Phoenix, a maior cidade e capital do Estado, e Tucson.

O cognome do Arizona é The Grand Canyon State. O norte do Arizona abriga uma das atrações turísticas naturais mais conhecidas dos Estados Unidos e do mundo, o Grand Canyon. Outro cognome do Arizona é The Copper State (O Estado do Cobre). O Estado possui grandes reservas deste mineral, e já foi o maior produtor nacional de cobre. Até os dias atuais, a mineração de cobre é uma importante fonte de renda do Arizona.

Nativos americanos viviam na região onde atualmente está localizada o Arizona milhares de anos antes da chegada dos primeiros europeus. Os nativos americanos resistiram bravamente contra a colonização européia na região. As últimas batalhas entre nativos americanos e colonos de ascendência européia dos Estados Unidos foram realizados no Arizona. Atualmente, o Arizona, com uma população de 287 mil nativos americanos, possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos. Está atrás apenas da Califórnia.

O Arizona foi colonizado inicialmente pela Espanha, passando ao controle mexicano em 1821, quando o México tornou-se independente. Em 1848, com o fim da Guerra Mexicano-Americana, o Arizona passou a fazer parte dos Estados Unidos. Em 14 de fevereiro de 1912, o Arizona tornou-se o antepenúltimo território americano a ser elevado à categoria de Estado, e o último território americano dentro dos Estados Unidos contíguos (localizado dentro do corpo principal de terra na América do Norte) a tornar-se um Estado. Somente os territórios de Alasca e de Havaí seriam posteriomente elevados à categoria de Estado.

O Arizona limita-se ao sul e ao sudoeste com os Estados mexicanos de Sonora e de Baja California, a oeste com os Estados estadunidenses de Califórnia e de Nevada, ao norte com o Utah, e ao leste com o Novo México.

O Arizona possui poucos rios permanentes - embora possua vários rios temporários - em parte por causa do clima desértico que domina muito do estado. O rio mais importante do Arizona é o Rio Colorado, que é também o maior rio do estado. O Rio Colorado é a principal fonte de água potável do Estado, alimentando as áreas urbanas de Phoenix e de Tucson, bem como várias fazendas, através de longos canais. O Rio Colorado corta 1 107 quilômetros do Arizona. A segunda maior fonte de água potável do estado são fontes de água subterrânea, que alimentam primariamente pequenas cidades e fazendas.

O Arizona pode ser dividido em três distintas regiões geográficas:

A Basin and Range Region localiza-se ao longo do centro-sul do Arizona. Esta região caracteriza-se pela sua baixa altitude (com presença de algumas cadeias montanhosas de baixa altitude), pelo seu clima desértico e pelo seu solo muito fértil, que pode ser usada para o cultivo quando irrigada artificialmente. É nesta região que localiza-se o ponto mais baixo do Estado, com apenas 21 metros de altitude.
A Zona de Transição, que é uma longa e estreita faixa de terra composta por várias cadeias e vales estreitos paralelos, que estendem-se no centro do Arizona, em um sentido noroeste-sudeste. A região possui as maiores taxas de precipitação média anual do Estado.
O Planalto do Colorado, que ocupa todo o norte do Arizona. Possui as altitudes mais altas do Arizona. O ponto mais alto do Estado localiza-se no Planalto do Arizona, e possui 3 851 metros de altitude. Esta região possui taxas razoáveis de precipitação média anual, que juntamente com sua menor temperatura média anual, a sustentação natural de florestas sub-tropicais.

Devido à sua grande área e variações em altitude, o Estado possui uma grande variedade de climas. No sudoeste do Arizona, região que possui as menores altitudes do Estado, o clima da região é primariamente desértico, com invernos amenos e verões muito quentes, e com grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. No inverno, a temperatura média do sudoeste é de 2°C. A média das mínimas no extremo sudoeste no inverno é de 7°C, e a média das máximas, é de 19°C. No verão, a temperatura média do sudoeste do Estado é de 34°C. A média das mínimas é de 25°C e a média das máximas é de 39°C, no extremo sudoeste. A temperatura mais alta já registrada no Arizona foi de 53°C, registrada em Lake Havasu City, em 29 de junho de 1994.

A região central e o norte, porém, regiões de maior altitude, possuem temperaturas mais baixas, com invernos frios e verões quentes. Temperaturas muito frias nesta região não são incomuns - frentes de ar frio vindos do norte dos Estados Unidos e do Canadá por vezes alcançam o estado, fazendo com que a temperatura caia para menos de -20°C em certas áreas do norte do Arizona. No norte, a temperatura média no inverno é de -1°C (as menores temperaturas são registradas no extremo nordeste do Estado, onde estão localizadas as regiões de maior altitude do Arizona), e no verão, a temperatura média é de 25°C. A menor temperatura já registrada no Estado foi de -40°C, registrada em Hawley Lake, em 7 de janeiro de 1971.

Em Phoenix, localizada no centro do Estado, a temperatura média no inverno é de 3°C, e no verão, de 26°C.

As maiores taxas de precipitação média anual de chuva do Arizona estão localizadas ao longo da região central do Estado, e as menores, no sudoeste. Nas regiões centrais, a precipitação média anual de chuva é superior a 50 centímetros, enquanto que no sudoeste, é inferior a 15 centímetros. As regiões de maior altitude do Arizona podem receber mais de 70 centímetros de neve todo ano. A estação úmida do Arizona começa no final de julho e estende-se até agosto.

Fonte: wikipédia
 
Topo