- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,043
- Gostos Recebidos
- 1,238
Apesar de serem muito comuns, os suplementos de potássio, quando ingeridos em quantidades exageradas, podem causar efeitos secundários graves.
Os especialistas da Very Well Health começam por esclarecer que esta condição só acontece através da ingestão de elevadas quantidades de potássio em suplementos e não propriamente através de alimentos.
Hipercaliemia
Níveis elevados de potássio são conhecidos por hipercaliemia. Para evitar esta situação deve consultar um médico especialista e perceber quais são as quantidades mais recomendadas.
A hipercaliemia, segundo apontam estes especialistas, não costuma causar sintomas em casos iniciais ou moderados. No entanto, quando estes ocorrem, podem incluir sinais de dormência, fraqueza muscular e náuseas.
Ainda assim, o cenário pode piorar. "Se os níveis de potássio subirem rapidamente ou atingirem níveis elevados, os sintomas podem ser mais graves e incluir: Palpitações cardíacas, dificuldade para respirar, dor no peito, náuseas e até mesmo vómitos", esclarecem.
Problemas de ritmo cardíaco
"Hipercaliemia não tratada ou grave pode interromper a atividade do coração e levar a arritmias", descrevem.
Níveis altos de potássio podem, por isso, interferir com os batimento cardíacos. O reconhecimento e tratamento rápidos são importantes para evitar complicações graves.
Problemas Digestivos
"Suplementos orais de potássio podem causar efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo dor de estômago, náuseas, vómitos e diarreia".
Como reduzir estes efeitos secundários?
Tome cada dose de potássio à refeição com uma boa quantidade de água.
Evite deitar-se de imediato, espere pelo menos dez minutos após a toma.
Leia os rótulos com atenção e consulte um profissional de saúde.
Fatores de risco
Pessoas que tomam determinados medicamentos (como diuréticos que preservam potássio)
Pessoas com problemas renais
Pessoas com diabetes (especialmente diabetes avançada com insuficiência renal)
Pessoas com insuficiência cardíaca
Pessoas com problemas no fígado
IN:NM
