Portal Chamar Táxi

As Guerras mais Absurdas da História!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Guerra Lijar contra a França

Em 1883, os cidadãos de Lijar, uma pequena vila do Sul da Espanha, ficaram furiosos quando souberam que o rei espanhol Alfonso XII, enquanto visitava Paris, foi insultado e atacado pelos parisienses. Em resposta, o Presidente da Camara Municipal da pequena vila, Dom Miguel Garcia Saez, e todos os 300 habitantes de Lijar, declararam guerra contra a poderosa França, em 14 de Outubro. Não aconteceu nada. Nenhum tiro foi dado e nenhuma morte aconteceu. Mesmo assim, o valente Presidente da Câmara Dom Miguel Garcia Saez, foi aclamado como o "Terror das Sierras".
01.jpg

Após 94 anos, em 1976, o rei espanhol Juan Carlos visitou Paris, durante a qual foi bem recebido pelos habitantes da capital. Em 1981, o Presidente da Câmara Municipal de Lijar, comentou que levando-se em conta a excelente atitude dos franceses, eles iriam cessar as hostilidades e o fogo contra a França.

Duração da guerra: 93 anos.

Baixas: Nenhumas.

Guerra do Barril


A Guerra do Barril começou no século XIV, em 1325, na Itália, quando a rivalidade entre os Estados de Modena e Bologna atingiu um nível absurdo por motivo insignificante: um barril de carvalho!
93.jpg

f6mxp3f4zckqxnp0krkx.jpg

Tudo começou quando a tropa de soldados de Modena entrou em Bologna e roubou um grande barril de carvalho. Para garantir o orgulho e o barril, a cidade declarou guerra contra a outra cidade. E o confronto durou 12 anos, sem que o barril fosse recuperado. Até hoje, o famoso barril encontra-se na torre do sino de Modena.

Duração da guerra: 12 anos.

Baixas: Desconhecidas.

Incidente de Petrich

As relações entre a Grécia e a Bulgária haviam sido tensas desde o início do século XX, especialmente na Primeira Guerra Mundial. Houve problemas minoritários entre os dois países em relação à questão da macedónia e a actividade dos Komitadjis, o que originou inúmeras disputas e conflitos na fronteira entre os dois países. O clima estava tenso e o rebentar do conflito poderia ocorrer a qualquer momento.

O que veio a verificar-se na área da cidade búlgara de Petrich. O conflito começou no dia 19 de Outubro de 1925, quando um soldado grego correu atrás do seu cão que tinha fugido na fronteira para a zona do inimigo e foi morto por um tiro de uma patrulha búlgara. A Grécia clamou por retaliação e invadiu a cidade búlgara de Petrich no dia seguinte, dominando a área em pouco tempo.

De acordo com jornais da época, o incidente de fronteira greco-búlgaro foi provocado quando os soldados búlgaros violaram as fronteiras gregas, atacaram um posto grego em Belles e mataram um capitão grego e uma sentinela. Mas as forças aliadas entraram no conflito, obrigando a Grécia a sair da região e ainda a pagar uma indemnização à Bulgária. Dez dias depois, os gregos retiraram-se e pagaram a indemnização de 45.000 libras à Bulgária, pelos danos materiais e morais, tendo a quantia sido paga em dois meses.

Duração da guerra: 10 dias.

Baixas: 52 mortes.

A Guerra de Aroostook

A Guerra de Aroostook foi um conflito fronteiriço que opôs os Estados Unidos e o Reino Unido entre 1838 e 1839. A guerra não foi oficialmente declarada entre os países beligerantes. A origem deste confronto foi o não reconhecimento da fronteira entre as colónias britânicas (hoje o Canadá) e os Estados Unidos, em particular da fronteira entre o Estado do Maine e a província canadiana de Nova Brunswick, no vale do rio Aroostook. Consoante os colonos de ambos os países iam entrando no vale, os bandos de um e outro lado fizeram detenções e tomaram prisioneiros acusando-os de intrusos. O conflito atingiu o auge, no Inverno de 1838, quando os lenhadores americanos cortavam madeira na área dos britânicos, o que provocou a ira dos colonos britânicos, que convocaram as tropas.
300px-MaineBoundaryDispute.jpg

2gcuv3gka225twmp009s.jpg

Em 1839 as tropas dos Estados Unidos e do Reino Unido foram enviadas para a região, e depois houve uma trégua que permitiu a ocupação partilhada do território até 1842. Por fim, a Inglaterra optou por devolver sua parte do Maine e as tropas americanas foram recuadas. Apesar de ter acontecido sem combate militar, a Guerra de Aroostoock teve centenas de mortes por causa de doenças e acidentes.

Duração da guerra: 11 meses.

Baixas: 550 mortes.

A Guerra do Porco

A Guerra do Porco aconteceu em 1859 entre os Estados Unidos e o Império Britânico ao longo da fronteira norte-americana com o Canadá. O território em disputa foi as Ilhas San Juan, que se encontram entre a Ilha de Vancouver e a parte continental da América do Norte. A Guerra do Porco começou quando um membro da infantaria britânica atirou no porco que andava no território norte-americano. A milícia norte-americana respondeu ao tiro dos britânicos, concentrando-se na fronteira e aguardado o movimento deles. Depois, o exército inglês pediu desculpas e a iminência de guerra cessou.
300px-PigWar-boundaries.png

A Guerra do Porco, assim chamada porque foi provocada pelo disparo a um porco, é também chamada de "Episódio do Porco", "Guerra do Porco", "Guerra da Batata", "Disputa Fronteiriça de San Juan" ou "Controvérsia Fronteiriça do Noroeste". Não houve tiros trocados e nem sequer vítimas humanas. Essa disputa foi um conflito sem derramamento de sangue.

Duração da guerra: 4 meses.

Baixa: Um porco.

Guerra dos 335 anos

A guerra travada entre a Holanda e as Ilhas Scilly, começou em 1651, mas assim como muitas guerras da época, não foi levada a sério e logo foi esquecida. As origens do conflito ocorrem na Segunda Guerra Civil Inglesa (1642-1652), travada entre os defensores da realeza e os parlamentaristas, apoiados por Oliver Cromwell. Praticamente derrotados, os realistas fugiram para as ilhas Scilly, ao oeste da Cornualha, um pequeno arquipélago de 16.000 km2, situado no extremo sudoeste da Grã-Bretanha. Os holandeses, por sua vez, apoiavam as forças de Cromwell, já que os britânicos os ajudaram na independência contra a Espanha.

Encurralados, os realistas realizavam actos de pirataria e atacavam navios da marinha holandesa. Em Março de 1651, o almirante Maarten Harpertszoon Tromp foi ao arquipélago pedir reparação. Como não obteve resposta satisfatória, a Holanda declarou guerra às ilhas, já que a maior parte dos realistas já haviam sido derrotados na Grâ-Bretanha. Porém, em Junho, antes de qualquer ataque holandês, as forças britânicas parlamentaristas forçaram a rendição total dos realistas.
335.jpg

Devido à peculiaridade de uma nação declarar guerra contra apenas uma pequena ilha, a Holanda não declarou paz oficialmente, e as duas partes permaneceram oficialmente em estado de guerra. Três séculos se passaram até que a Holanda e as Ilhas Scilly finalmente concordassem em assinar a paz em 1986, tornando a guerra mais longa da história, sem que fosse disparado nenhum tiro.

Duração da guerra: 335 anos.

Baixas: Nenhumas.

A Guerra do Futebol

Algumas guerras começam com um ataque, outras com um massacre, mas esta guerra teve início por causa de um jogo de futebol entre El Salvador e Honduras, em 1969. El Salvador perdeu o jogo e as tensões subiram, até que, em 14 de Junho, o exército do país atacou Honduras.
17119195_gTGI0.jpeg

A Guerra do Futebol ou a Guerra das 100 horas, entre El Salvador e Honduras, durou 4 dias (de 14 a 18 de Julho de 1969). Os dois países, que na época já demonstravam uma relação política instável, tiveram seus níveis de hostilidade aumentados drasticamente em Junho de 1969, após uma série de três partidas de futebol entre as selecções das duas nações, que disputavam uma vaga para a Copa do Mundo de 1970. Durante as partidas (em especial a segunda, realizada em San Salvador), jogadores, adeptos dos clubes e imigrantes dos dois países foram expulsos, perseguidos e assassinados, originando o corte de relações entre os dois países.

Os combates armados entre as forças militares nacionais iniciaram-se na manhã de 14 de Julho, terminando sem vencedores apenas quatro dias depois, na noite do dia 18 de Julho. A guerra foi solucionada após a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), que negociou o cessar-fogo. Apesar disso, mais de uma década se passou até que um tratado de paz definitivo fosse assinado. Foram quase 2000 as baixas dessa guerra, na sua maioria civis.

As forças armadas envolvidas na guerra foram:
- El Salvador com 20.000 homens do exército e 1000 da força aérea;
- Honduras com 12.000 homens do exército e 1200 da força aérea.

Curiosidade: Na Guerra do Futebol participaram os últimos combates dos caças a pistão. Os caças P-51 Mustang de El Salvador e Corsair F-4U de Honduras foram os últimos combates entre caças a pistão da história. Ironicamente, estes dois tipos de aviões norte-americanos tinham sido veteranos na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia.

Duração da guerra: 4 dias.

Baixas:
3000 mortes.

Guerra Moldávia-Transnístria

A Guerra Civil da Transnístria refere-se a uma série de pequenos conflitos armados que eclodiram entre a Guarda da República da Transnístria, a milícia e as unidades de cossacos, apoiados pelo exército russo, e polícias e militares da Moldávia. Essa guerra começou logo depois do fim da União Soviética, em Novembro de 1990, quando o antigo bloco da Moldávia passou por uma crise: dois terços do país queriam uma relação maior com a Roménia, mas a outra queria com a Rússia. Os combates intensificaram em 1 de Março de 1992, coincidindo com a adesão da Moldávia recém-independente as Nações Unidas, e alternando com alguns períodos de cessar-fogo, durou toda a Primavera ao início do Verão de 1992, quando um cessar-fogo definitivo, que tem sido respeitado, foi declarado em 21 de Julho.
300px-TransnistrianRegionMap.png

Mas o mais estranho desta guerra, era que os homens que estavam lutando na guerra se juntavam em território neutro, durante a noite, para conversar e beber. Os soldados até faziam pactos de não atirar um no outro, caso se vissem durante o conflito. E isso acontecia quase todas as noites.
th_1260910594-49.jpg

Um dos soldados escreveu no seu diário: "A guerra é como uma
festa bizarra, durante o dia nós matamos o inimigo, e a noite
bebemos com ele. Que coisa estranha é a guerra".

Duração da guerra: 4 meses.

Baixas: 1300 mortes.

Guerra do Emú

Essa é talvez a única guerra onde o inimigo não é um ser humano, mas sim animal. Em 1932, a população das aves emu, na Austrália, estava crescendo fora de controlo, com quase 20.000 aves correndo pelo deserto e causando danos às plantações. Em resposta, o exército australiano declarou guerra, enviando um contingente de soldados armados com metralhadoras para matar os emus. O conflito começou em meados de Novembro e o que parecia fácil se mostrou complicado: os emus eram muito resistentes e mesmo após vários tiros, continuavam correndo.
SGm9a35LP6XRbqsxMl5ylJwsre8AXNmam-0VdCtWtOt4PTgv2NjtMUCJokP2i2YeIMHjckLAWdS1TYxezBEeCOZo8lTR0ofdxGzGrGphVFR3ogC2HdJnnSlbImrK-_0UV6JfnBmvqnWjsMwMEg=w1200-h630-p-k-no-nu

80a27g7taaffv4t0fuy2.jpg

A Guerra do Emu durou quase uma semana, até que o major Meredith, comandante da
força tarefa, desistiu devido à baixa efectividade.

Duração da guerra: 7 dias.

Baixa: 2500 emus mortos.
 
Última edição:
Topo