- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,797
- Gostos Recebidos
- 1,230
O controlo dos níveis de colesterol pode ser melhorado com pequenas mudanças que faz na primeira refeição do dia. É ao pequeno-almoço que pode juntar alguns alimentos para conseguir que os valores desçam em pouco tempo. O que costuma consumir nesta refeição? O melhor é começar a fazer outras escolhas.
O website EatingWell falou com nutricionistas para perceber quais as melhores combinações de pequeno-almoço para quem quer reduzir os valores de colesterol. São pratos simples que não dão muito trabalho e quem trazer bons resultados à sua saúde.
O que comer de manhã para reduzir o colesterol?
Veja como pode começar o dia de forma mais saudável e com melhores resultados para o seu colesterol.
Aveia com frutos vermelhos
“A aveia é amplamente conhecida como uma opção de pequeno-almoço saudável para o coração. Isso porque é uma rica fonte de fibras, que ajudam a promover níveis saudáveis de colesterol. É rica num tipo de fibra solúvel conhecida por sua capacidade de reduzir o colesterol. Combine mirtilos com outros alimentos ricos em fibras solúveis. Junte ainda uma proteína de alta qualidade, como iogurte grego para tornar sua aveia mais nutritiva”, revela a nutricionista Jordan Langhough.
Smoothie com espinafres
“Vegetais verdes, como o espinafre, podem não ser os primeiros alimentos que vêm à mente quando pensamos em ajudar no controlo do colesterol, mas contribuem com uma variedade de nutrientes benéficos que ajudam a manter níveis mais saudáveis. O espinafre fornece fibras e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a absorção de colesterol no sistema digestivo”, diz Amanda Godman Roll.
Torrada com abacate
“A torrada com abacate não é apenas uma comida da moda, mas também pode contribuir para níveis saudáveis de colesterol. Os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas, um tipo de gordura que comprovadamente ajuda a reduzir o colesterol quando substitui as gorduras saturadas.”
Granola com amêndoas
“Uma granola bem escolhida pode ser uma opção de pequeno-almoço que ajuda a reduzir o colesterol, especialmente quando combinado com vários ingredientes saudáveis para o coração. A aveia fornece fibras solúveis, enquanto as amêndoas contribuem com gorduras insaturadas que podem melhorar ainda mais os níveis de colesterol. Juntar sementes como chia ou linhaça à sua granola aumenta a ingestão de fibras e fornece ómega-3”, diz Nneoma Oparaji.
Evite esta combinação de alimentos logo de manhã, avisam dietistas
Existem vários erros que pode cometer ao pequeno-almoço. As escolhas que faz podem estar a deixá-lo com desejos de açúcar ao longo do dia ou até com os níveis de colesterol mais elevados. Contudo, existe um conjunto de alimentos que deve evitar consumir nas primeiras horas da manhã.
O aviso é deixado por alguns dietistas à revista Parade. Esta é uma refeição que se quer equilibrada e com elementos que o ajudem a ficar satisfeito por várias horas. Existem opções menos saudáveis que o acabam por satisfazer em certos momentos, mas que não são o mais saudável e mais indicado.
Assim, deverá evitar a todo o custo junta bacon e queijo cheddar logo ao pequeno-almoço. “Comer bacon e queijo cheddar juntos pode ser problemático porque está essencialmente a combinar dois alimentos ricos em gordura saturada e sódio, sendo fácil atingir ou ultrapassar os limites recomendados numa única refeição”, revelou Amy Bronstein.
“O bacon e o queijo cheddar são ambos muito saborosos, mas também muito calóricos, o que pode levar ao consumo excessivo. Consumir estes alimentos em excesso regularmente pode levar ao aumento de peso indesejado, ao aumento da inflamação no corpo e maior risco de doenças cardíacas”, continua a especialista.
Ainda que acabe por respeitar as porções, estas combinação pode ser mesmo problemática nas primeiras horas do dia. “O consumo elevado de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas”, alerta Courtney Pelitera.
O sódio é outro dos perigos que está associado a esta combinação de alimentos. “Faz com que o coração trabalhe em excesso, o que causa danos aos vasos, aumenta o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos”, continua Amy Bronstein.
IN:NM
