• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias ASAE apreende mais de sete toneladas de alimentos em Aveiro e Viseu

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,851
Gostos Recebidos
706
ASAE apreende mais de sete toneladas de alimentos em Aveiro e Viseu

img_900x508$2024_03_23_12_29_55_1607533.jpg


Em causa estava o incumprimento das condições de armazenagem. O valor total da apreensão foi de 61 500 euros.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 7 370 quilogramas de géneros alimentícios em estabelecimentos situados nos distritos de Aveiro e Viseu, por incumprimento das condições de armazenagem.

Em comunicado enviado este sábado à agência Lusa, a ASAE explica que realizou uma operação de fiscalização em dois estabelecimentos grossistas de preparação e armazenagem de géneros alimentícios, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Esta ação, no âmbito do combate a ilícitos contra a saúde pública, foi desenvolvida pela Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro e teve como objetivo a verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios.

Na sequência da operação, foram apreendidos 7 370 quilogramas de géneros alimentícios, designadamente iogurtes, queijos, produtos de charcutaria, produtos da pesca congelados, que carecem de temperatura controlada.

O valor total da apreensão foi de 61 500 euros.

A ASAE refere ainda que a atividade estava a ser exercida sem a respetiva autorização obrigatória de Número de Controlo Veterinário (NCV), "encontrando-se ainda diversos géneros alimentícios sem apresentarem a respetiva rotulagem obrigatória e sem terem aposição da marca de identificação do último estabelecimento que os manipulou".

Os inspetores instauraram também dois processos de contraordenação, "tendo ainda sido determinada a suspensão de atividade do estabelecimento situado no distrito de Aveiro por não possuir o NCV legalmente exigido para atividade".

Correio da Manhã
 
Topo