• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ASAE não pede amostras para controlar alimentos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
ng1266086_435x190.jpg


O Inspector Geral da ASAE disse hoje que a Direcção Geral de Veterinária deixou de pedir amostras para controlar os alimentos, mas que as acções de fiscalização aos produtos vendidos directamente ao público se mantêm.A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) «tem vindo a desenvolver a sua actividade no corrente ano exactamente nos mesmos moldes que fez nos anos anteriores», afirmou à Lusa o inspector geral António Nunes, lembrando que a ASAE é responsável por fiscalizar os produtos manipulados que são directamente vendidos ao público.
Os inspectores daquela polícia analisam os alimentos «como hambúrgueres, chouriço, carne picada, leite ou ovos que estão nos pontos de venda», para verificar se as normas de higiene e segurança alimentar estão a ser cumpridas.
Já os alimentos na sua origem, como por exemplo a carne num matadouro, parecem não estar a ser controlados:
«O que falta fazer é controlar alguns produtos que são colocados no mercado antes de serem comercializados», admitiu António Nunes.
Essa é uma responsabilidade da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que costumava pedir apoio à ASAE para recolher as amostras dos alimentos para análise.
No entanto, a DGVA deixou de pedir esse trabalho e a ASAE deixou de fazer recolhas «desde o final do primeiro trimestre do ano», disse o inspector geral.
Ou seja, segundo explicou António Nunes, os alimentos que são vendidos ao público são controlados pela ASAE, mas desde Abril que deixaram de ser controlados os alimentos na sua origem, antes de serem modificados.
A informação de que existe falta de controlo aos alimentos, da responsabilidade da DGAV foi avançada na edição de hoje do Jornal de Notícias.
Em Portugal os alimentos são controlados e fiscalizados através de dois grandes planos: o Plano Nacional de Resíduos, que é da responsabilidade da DGAV, organismo que está sob a tutela do Ministério da Agricultura e Ordenamento do Território (MAMAOT), e o Plano Nacional de Colheita de Amostra, da responsabilidade da ASAE, que responde perante o Ministério da Economia.
«O Plano Nacional de Controle de Resíduos analisa os alimentos na origem, e pesquisa, por exemplo, a presença de antibióticos ou anti-inflamatórios”, explicou António Nunes, admitindo que os seus funcionários não têm vindo a colaborar neste plano "por questões que competem à DGAV».
António Nunes sublinha que apesar da contenção exigida aos organismos públicos, o trabalho da ASAE não diminuiu: «As acções de fiscalização do cumprimento das normas alimentares dos produtores e dos postos de venda estão a ser desenvolvidas. Desde controlar os supermercados, os restaurantes, as feiras, os mercados, a aquicultura, os produtos da pesca, os ovos, o leite a ir às fábricas e verificar se todos os cumprimentos de segurança alimentar estão a ser executados nós temos vindo a fazer».
A Lusa contactou o gabinete de imprensa do MAMAOT que não respondeu até ao momento.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo