• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Assembleia Municipal extraordinária no Porto para discutir privatização da ANA

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
ng1279847_435x190.jpeg


A Assembleia Municipal do Porto vai reunir na segunda-feira (10 de Setembro), em sessão extraordinária, para discutir o processo de privatização da ANA – Aeroportos de Portugal, uma operação que o Governo aprovou em 30 de Agosto.
A reunião foi solicitada na segunda-feira pelo grupo de deputados do CDS-PP na Assembleia Municipal do Porto e o respectivo requerimento foi enviado ao presidente daquele órgão, o social-democrata Valente de Oliveira.
Na sexta-feira, o CDS-PP/Porto criticou o modelo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, defendendo que os aeroportos devem ser «privatizados autonomamente», para que não seja posto em causa o desenvolvimento da região Norte.
Para o CDS-PP, a vontade do Governo de privatizar a ANA com todos os aeroportos incluídos no seu património «conduz a uma grave ameaça ao interesse de Portugal e da região Norte, na medida em que não promoverá equitativamente o desenvolvimento regional do país, voltando-se uma vez mais a prejudicar a coesão nacional em função da gestão do país a favor dos interesses da capital».
«A privatização da ANA terá um impacto muito negativo no crescimento do turismo e consequente desenvolvimento cultural e económico da cidade do Porto e da região Norte», refere o CDS-PP, parceiro do PSD no Governo e no município portuense.
Os centristas portuenses são de opinião de que «só a gestão autónoma do aeroporto do Porto fará com que este seja gerido exclusivamente em nome dos interesses socioeconómicos da região e nunca em função da rentabilização dos aeroportos de Faro ou Portela».
O PS manifestou já a sua «concordância» com a iniciativa centrista de requerer uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal, declarando-se também em «total discordância com a privatização da ANA em bloco» e defendendo que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro deve manter a sua «autonomia».
Os socialistas informaram hoje de manhã a Mesa da Assembleia Municipal de que estavam «de acordo com a convocatória», frisou à agência Lusa o deputado municipal Tiago Ribeiro.
O PS/Porto considerou «muito positiva a oposição do CDS-PP/Porto à privatização da ANA».
Na ótica socialista, «o Porto e o Norte vivem, a este respeito, numa situação de emergência», porque entregar «o conjunto de aeroportos portugueses ao mesmo operador privado constitui uma operação sem qualquer racionalidade económica».
«Trata-se de uma operação que põe em causa o interesse público do Norte e do país», diz o PS, considerando que, «desta decisão», para a qual não foi apresentada «nenhuma fundamentação», resulta «um grave risco de subalternização do aeroporto do Porto».
Os socialistas entendem que incluir o aeroporto do Porto «num monopólio privado colocará os interesses da economia da região em segundo plano, em relação ao esforço de maximização do lucro dos novos proprietários».
O Bloco de Esquerda do Porto também tomou posição sobre a questão, criticando o modelo de privatização da ANA aprovado na semana passada em Conselho de Ministros, porque «constitui um assalto ao Porto e à região Norte».

Fonte: Lusa/SOL

 
Topo