Portal Chamar Táxi

Informação Atenção, a hora vai mudar este fim de semana! Como reage o corpo?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,710
Gostos Recebidos
1,153
naom_68f9fcd9300c1.webp


As questões de aproveitamento energético e sustentabilidade têm sido o grande argumento no que toca à mudança de hora, mas este assunto é muito mais abrangente.


Para quem tem sono em atraso e cansaço acumulado este momento pode representar algum alívio e, por isso, até pode ser apologista desta alteração horária, mas há estudos que comprovam o contrário. Não pense que esta hora extra lhe vai dar mais "descanso".


Recentemente, o governo espanhol até chegou a propor à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora na Europa. Pedro Sánchez, o chefe do governo espanhol, a pensar na saúde dos cidadãos, defendeu que estas mudanças podem perturbar os ritmos biológicos. E a ciência confirma.





A alteração da hora funciona como um 'jet lag' apesar de mais reduzido, que acaba por provocar de igual forma um distúrbio temporário do relógio biológico.


De acordo com informação disponibilizada pela CUF, este fenómeno tem consequências diretas para a saúde e pode representar uma maior propensão a acidentes. "Esses efeitos são sentidos essencialmente na primeira semana após a entrada no horário de verão ou de inverno".


A par disso, num estudo conduzido pela Universidade de Coimbra, os investigadores identificaram a progressão de uma doença neurodegenerativa rara provocada pelas alterações no ritmo circadiano. Isto é, a mudança horária pode interferir no nosso ciclo circadiano e, por sua vez, provocar doenças graves.


O ciclo circadiano representa o relógio biológico de cada indivíduo que tem uma duração de 24 horas e que é responsável por regular os ciclos de sono e outras funções fisiológicas.


Outras consequências da mudança de hora:


  • Fadiga: Sobretudo quando a mudança de hora implica dormir menos uma hora.
  • Alteração de rotina: As pessoas que trabalham por turnos podem ser as mais afetadas.
  • Ansiedade: Quem sofre de transtornos relacionados com o sono possui um maior risco de sofrer os efeitos negativos da mudança da hora.

Conselhos para entrar no horário de inverno:


  • Fazer uma transição gradual, tentando ir para a cama mais tarde nos dias anteriores à mudança da hora, especialmente na noite em que atrasa uma hora.
  • Aumentar a exposição à luz do sol durante o dia, mas evitar luzes fortes em casa à noite.
  • Fazer exercício físico durante o dia, de preferência no exterior.
  • Manter rotinas de sono e evitar substâncias que despertam, como a cafeína.
  • Ter cuidado a conduzir, não só pelo possível cansaço, mas também pelo facto de estar escuro mais cedo.
IN:NM
 
Topo