Portal Chamar Táxi

Atentado numa igreja copta de Alexandria matou 21 pessoas

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,093
Gostos Recebidos
496
Uma explosão, esta madrugada, numa igreja copta de Alexandria, no Egipto, matou 21 pessoas e feriu perto de meia centena. As autoridades acreditam que se tratou de um atentado suicida e, pouco depois do incidente, registaram-se confrontos entre cristãos e muçulmanos naquela cidade.


323404

Polícias reuniram-se junto da igreja copta

As primeiras informações indicavam que a explosão teria sido causada por um carro armadilhado, mas já esta manhã o Ministério do Interior egípcio corrigiu a informação. Segundo um porta-voz, não há sinais de que a detonação tenha tido origem em nenhum dos carros que foi destruído e “é provável que o engenho que causou a explosão tenha sido transportado por um bombista que morreu no meio da multidão.

Segundo a BBC, o incidente ocorreu pouco depois da meia-noite, quando os fiéis saiam da celebração de Ano Novo na Igreja de Alal-Qidiseen, que ficou danificada na explosão.

Na confusão que se seguiu, grupos de cristãos entraram em confronto com a polícia e com muçulmanos que residiam junto ao local e há informações de que uma mesquita foi atacada. A agência AP refere que manifestantes invadiram a mesquita atiraram livros e objectos de culto para a rua. A situação acabaria por acalmar com a chegada de reforços da polícia ao local, mas um correspondente da BBC dá conta de uma situação “muito tensa” na zona.

O Presidente egípcio Hosni Mubarak condenou de imediato o ataque e pediu a cristãos e muçulmanos que não se virem uns contra os outros, sublinhando que as duas comunidades “devem estar unidas no combate ao terrorismo”. Teme-se, no entanto, que o incidente agrave a tensão acumulada nos últimos meses entre as duas comunidades.

Os cristãos coptas representam dez por cento da população e há muito que se dizem discriminados e perseguidos pela maioria muçulmana. Ainda em Novembro, a polícia matou a tiro um manifestante durante protestos contra a suspensão de uma Igreja no país

Ainda ninguém reivindicou o ataque, o mais sangrento no país desde uma série de ataques contra estâncias turísticas junto ao mar Vermelho, em 2004 e 2006. Esta manhã, porém, o Ministério do Interior dizia suspeitar do envolvimento de “elementos estrangeiros” no ataque, termo habitualmente usado para identificar grupos próximos da Al-Qaeda, suspeitos também de envolvimento nos ataques, nas últimas semanas, contra igrejas da minoria cristã no Iraque.

Público
 

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,982
Gostos Recebidos
8
Carro armadilhado explode junto a igreja
Atentado no Egipto faz 21 mortos

O atentado desta madrugada com um carro armadilhado, junto a uma igreja, na cidade egípcia de Alexandria, provocou 21 mortos, segundo um novo balanço de fonte do Ministério da Saúde.

“O número de vítimas subiu para 21 mortos”, disse Oussama Abdel Moneim, acrescentando que o atentado fez também oito feridos.

Um anterior balanço do Ministério do Interior dava conta de sete mortos e 24 feridos.


Correio da Manhã
 
Topo