• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atestar custa 6% do salário em Portugal

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
ng1275919_435x343.JPG


Encher um depósito custa 82 euros em Portugal, 40 euros nos EUA e apenas 90 cêntimos na Venezuela. Portugueses são dos que mais sofrem.
Apesar dos recordes de preços das últimas semanas, Portugal continua a ter combustíveis mais baratos do que Itália, Grécia, França ou Alemanha.
Porém, na hora de atestar o depósito, não há quem ‘sofra’ mais que os portugueses e os eslovacos em toda a Zona Euro.
Esta é uma das conclusões de um estudo feito pela Bloomberg com dados de instituições como o FMI, Comissão Europeia ou Banco Mundial.
O estudo relacionou o preço dos combustíveis com o salário médio de mais de 60 países, em Julho deste ano.
Em Portugal, encher um depósito de 50 litros de gasolina de um automóvel custa 82 euros, o equivalente a 6% do salário médio nacional e 20% do salário mínimo.
O espanhóis, por exemplo, têm de gastar apenas 3,4%do seu salário para atestar o mesmo depósito, e os irlandeses pouco mais de 2%.
Contas feitas, na região da moeda única o esforço financeiro que eslovacos e portugueses têm de fazer para encher o tanque é quase o dobro dos espanhóis e quase o triplo dos irlandeses.
Ter a gasolina mais cara do Mundo não significa que a ida a bomba seja um pesadelo, nem ser produtor de petróleo implica combustível ao ‘preço da chuva’.
A_Noruega que o diga: um litro de gasolina em Oslo custa 2,2 euros. Porém, com um salário médio de seis mil euros, um norueguês gasta 1% do seu rendimento mensal para atestar.
E mais: o país prefere financiar a saúde e educação com as receitas do petróleo – do qual é dos maiores produtores – a tornar mais barata a gasolina para a população.
Já na Índia encher um depósito de 50 litros custa o equivalente a 60% do salário médio de um trabalhador.
A Venezuela, outro grande produtor mundial , detém o litro de gasolina mais barato em todo o mundo: custa a módica quantia de dois cêntimos.
Os EUA, um dos maiores consumidores mundiais, os combustíveis custam metade do preço praticado na Europa.

Fonte: SOL
 
Topo