• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atletismo

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FERNANDA RIBEIRO FOI SEGUNDA EM FARO



A algarvia Ana Dias, atleta da Casa do Benfica de Faro, ganhou hoje pela quinta vez o Grande Prémio do Reis, em Faro, já na sua 38.ª edição, ao cumprir a prova em 21 minutos e cinco segundos.

Ana Dias gastou menos 32 segundos do que Fernanda Ribeiro, segunda classificada, e menos 44 em relação à russa Galina Ivanova, numa prova em que três estrangeiras acabaram entre as cinco primeiras.

A corrida masculina foi decidida ao sprint, com o letão Alexander Zolnerovich a derrotar Manuel Damião (Conforlimpa), tendo ambos os atletas sido cronometrados com o mesmo tempo (30 minutos e 44 segundos).

António Travassos, do Sporting, completou o pódio, a três segundos.

Classificações

MASCULINOS
1. Alexander Zolnerovich (Letónia) 30.44 minutos
2. Manuel Damião (Conforlimpa) 30.44
3. António Travassos (Sporting) 30.47
4. Eduardo Mbengani (Conforlimpa) 30.55
5. Jussy Utriainen, (Finlândia) 30.57

FEMININOS
1. Ana Dias (Casa Benfica Faro) 21.05 minutos
2. Fernanda Ribeiro (individual) 21.37
3. Galina Ivanova, Rus 21.49
4. Inna Polluskhina, Rus 22.20
5. Marie Jarzevpaz, Fin 22.25
"Rc"
 
Última edição por um moderador:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Fernando Silva regressa após dois anos de suspensão

GARANTE TEREM SIDO OS MAIS DIFÍCEIS DA SUA VIDA



Dois anos depois de ter sido suspenso por ter caído na tentação do doping, o atleta Fernando Silva regressa à competição a 18 de Janeiro, pronto para esquecer o passado e afirmar-se como campeão.

"Foram os dois anos mais difíceis da minha vida. Sofri imenso. Mas também treinei muito para, uma vez cumprido o castigo, voltar a ser o mesmo Fernando Silva que era anteriormente", revelou à Agência Lusa o atleta do Maratona Clube de Portugal.

Fernando Silva está suspenso desde 18 de Janeiro de 2007, depois de um controlo antidoping realizado a 4 de Dezembro de 2006 ter revelado a presença de eritropoietina (EPO), substância que estimula a produção de glóbulos vermelhos e melhora a oxigenação do sangue, aumentando a resistência ao esforço.

Seis dias depois desse controlo, o atleta do Maratona sagrava-se vice-campeão europeu de corta-mato nos Europeus disputados San Giorgio Su Legnano, Itália, um título que posteriormente lhe viria a ser retirado por causa do doping.

O controlo positivo levou também a que Portugal perdesse a medalha de prata colectiva então alcançada, que seria substituída pela de bronze.

Em vésperas de regressar à competição, Fernando Silva evita falar do passado e denota dificuldades em explicar o que levou a aceitar o doping.

"Estava no local errado à hora errada. São coisas assim. Ainda hoje me pergunto muitas vezes por que me deixei levar por esse caminho. Mas a verdade é que me deixei levar. Aconteceu", refere.

"Foi um castigo muito duro, muito grande. Já o paguei. E agora não tenho mais nada que esclarecer sobre isso seja a quem for", acrescentou.

Finalmente o regresso

Dia 18, Fernando Silva vai defender as cores do Maratona nos Nacionais de Estrada, em Mirandela, e promete entrar em prova sem complexos em relação a eventuais "desconfianças" de que possa ser alvo por parte dos outros atletas.

"Sou o atleta português mais controlado neste momento. Tenho feito muitos controlos de surpresa. Estou de boa-fé, de consciência tranquila. A desconfiança com que possam olhar para mim é a mesma com que eu poderei olhar para eles", garante.

Diz que fisicamente se sente "muitíssimo bem", mas escusa-se a falar em resultados, adiantando apenas que a sua meta é "fazer o melhor possível" para ajudar o clube que representa a sagrar-se campeão nacional."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Jessica Augusto 8.ª em Edimburgo

FOI A SEGUNDA MELHOR ATLETA EUROPEIA



Jessica Augusto terminou hoje na oitava posição a Grande Corrida do Inverno, prova de corta-mato realizada em Edimburgo, ganha pela queniana Linet Masai, medalha de bronze no último Mundial da especialidade.

Apesar de ter chegado a liderar a prova, Jessica Augusto não foi além do oitavo lugar - segunda entre as europeias -, gastando 19.34 minutos, mais 32 segundos que Masai, quarta classificada nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos Pequim'2008.

A queniana Masai bateu por 11 segundos a etíope Mestawet Tufa e 12 sobre a sua compatriota Viola Kibiwott, seguida da britânica Susan Twell, recente campeã europeia de juniores, quarta classificada, a 14 segundos.

A corrida masculina foi ganha pelo etíope Abebe Dinkesa (26.51 minutos), seguido pelo queniano Mangata Ndiva, a três segundos, e pelo eritreu Zerzenay Tadesse, a quatro, enquanto o campeão europeu Sergey Lebid foi décimo e melhor europeu, a 32 segundos.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Inês Monteiro ganha em Espanha

TRIUNFO PORTUGUÊS NO CROSSE DO CALÇADO



A atleta portuguesa Inês Monteiro ganhou hoje o Crosse do Calçado, com larga vantagem sobre as perseguidoras, realizado em Fuensalida (Espanha).

A atleta do Maratona, que liderou a prova desde início, gastou 25.30 minutos, terminando com 31 segundos de vantagem sobre a eritreia Fortuna Zeghergis.

Ana Dias, que tentou acompanhar Inês Monterio na parte inicial da corrida, terminou na terceira posição, a 40 segundos da compatriota, enquanto Mónica Rosa foi sétima colocada, com 27.37 minutos.

A prova masculina foi dominada por atletas eritreus, saindo vencedor Teklemarian Medhin.

Em outra prova disputada em Espanha, o Crosse de Elgoibar, a portuguesa Anália Rosa foi sexta classificada, numa prova ganha pela queniana Florence Kiplagat.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Sporting ganha Taça de Saltos

TIAGO MARTO VENCE HEPTATLO DA TAÇA FPA



O Sporting ganhou ontem, em Espinho, o Torneio FPA de Saltos, que teve resultados de início de época.

Os vencedores foram os seguintes: altura – Carlos Pires FCP 2,08 (extra: Roman Guliy SCP 2,08) e Marisa Anselmo SCP 1,75; vara – Edi Maia SCP 5,05 e Vera Lavrador SCP 3,55; comp. – Gaspar Araújo SCP 7,45 e Shaina Mags SCP 5,71; triplo – Marcos Caldeira SLB 14,89 e Marta Godinho FCP 12,88. Tiago Marto ganhou o heptatlo (5.358 p) da Taça FPA de Provas Combinadas.
Autor: ARONS DE CARVALHO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Mínimos de Berlim mais acessíveis

SEIS PORTUGUESES JÁ APURADOS PARA O MUNDIAL



Seis dos atletas que estiveram em Pequim conseguiram obter os mínimos para o Campeonato do Mundo de Berlim, a realizar-se em agosto, para além de Francis Obikwelu, que já declarou não pretender entrar mais em grandes competições.

Os Jogos Olímpicos marcaram o início do prazo fixado agora pela Federação para a obtenção de mínimos e os atletas que nos Jogos mais se distinguiram já os obtiveram: Nelson Évora, António Pereira, Jessica Augusto, Sara Moreira, Ana Cabecinha e Vera Santos.

Os mínimos fixados pela Federação internacional (IAAF) são muito semelhantes aos do Mundial de Osaca’2007 e aos dos Jogos de Pequim’2008. A Federação portuguesa, que havia dificultado ligeiramente alguns mínimos B naquelas competições, resolveu agora adotar quase na íntegra os mínimos da IAAF, mais acessíveis.

Daí que, por exemplo, Fernanda Ribeiro, Inês Monteiro (nos 10.000 metros) e Mário Teixeira, que não chegaram aos mínimos para os Jogos, tenham marcas melhores do que as agora exigidas para Berlim. Apenas nos mínimos IAAF mais acessíveis (maratona e marcha e ainda 3.000 m obstáculos) a Federação mexeu, dificultando-os.

Realce para o facto de haver cinco atletas com mínimos A nos 20 km marcha, prevendo-se luta intensa, como já aconteceu para Pequim.
Autor: ARONS DE CARVALHO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Patrícia Mamona iguala recorde

COM 13,28 METROS NO TRIPLO SALTO




A portuguesa Patrícia Mamona igualou hoje o seu próprio recorde nacional Sub-23 do triplo salto, com 13,28 metros, marca suficiente para estar presente nos Campeonatos Europeus da categoria, no Verão, na Lituânia.

Numa reunião em pista coberta Virginia Tech Elite, em Blacksburg, Estados Unidos, a atleta da JOMA, que estuda na Carolina do Sul, reeditou a marca obtida no mesmo local, em 8 de Março de 2008.

Na véspera, Patrícia Mamona tinha vencido o concurso do salto em comprimento, com a marca de 6,14 metros (igualmente mínimos para o Europeu de sub-23, além de ter sido segunda classificada nos 60 metros barreiras, em 8,41 segundos.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Eleonor Tavares com mínimos para o Europeu

ATLETA PORTUGUESA SALTA 4,30 METROS NA VARA




Eleonor Tavares conseguiu, em França, mínimos para o Europeu de pista coberta (4,25 m), ao passar 4,30 m na vara. Sandra Tavares, por sua vez, saltou 4,20 m, enquanto Elisabete Tavares saltou 4,00 m. "Rc
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Benfica e FC Porto lideram Nacional de Sub-23

LISBOETAS DOMINAM EM MASCULINOS E PORTUENSES EM FEMININOS




As equipas masculina do Benfica e feminina do FC Porto lideram o Nacional de Sub-23, em Pombal. No entanto, se os encarnados não deverão ter problemas em confirmar domingo o seu favoritismo, atendendo à larga superioridade com que terminou a 1.ª jornada (67 pontos, contra 27 do FC Porto), as atletas portistas levam apenas 4 pontos de vantagem sobre o Estreito (30-26), o que deixa tudo em aberto.
Os campeões na 1.ª jornada foram: 60 m – Holder Silva SLB 6,91 e Tânia Duarte FCP 7,78; 400 m – José Miranda SLB 50,37 e Joana Frias GDE 57,28; 1500 m – Bruno Albuquerque FCP 3.54,15 e Lídia Sousa FCP 4.33,06; altura – Ricardo Nunes NAA 2,00; vara – Vera Lavrador SCP 3,45; comp. – Vanessa Rocha GDE 5,49; triplo – Marcos Caldeira SLB 15,06; peso – Irina Rodrigues SCP 12,55; marcha – Luís Lopes CNRM 21.52,22 e Ana C. Conceição SCB 14.35,38.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Meseret Defar bate recorde dos 5.000 metros

ETÍOPE DESTACA-SE NA PISTA COBERTA EM ESTOCOLMO




A etíope Meseret Defar foi a grande figura no meeting de pista coberta de Estocolmo ao bater o recorde mundial dos 5.000 metros, correndo a distância em 14.24,37 minutos.

Defar ganhou com 1.18 minutos de avanço sobre a 2.ª classificada, fazendo um impressionante contra-relógio individual para retirar cerca de três segundos ao anterior recorde, que era da sua compatriota Tirunesh Dibaba - havia feito 14.27,42, em Roxbury (EUA), a 27 de Janeiro do ano passado.

Duas portuguesas foram "espetadoras" atentas da brilhante prova de Defar, pois Anália Rosa acabou por ser 3.ª classificada, com 15.51,66, enquanto Carla Martinho foi 7.ª, com 16.42,17.

Sandra Teixeira esteve igualmente em ação, mas nos 1.500 metros, sendo igualmente 3.ª, com 4.16,14, falhando por 2,14 segundos o objectivo de cumprir os mínimos para o Europeu de pista coberta de Turim.

A prova foi ganha pela eslovena Sonja Roman, atleta que ganhou no domingo os 3.000 metros do Nacional de clubes, em Pombal, em representação do FC Porto e à frente da sportinguista Sandra Teixeira.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Rui Silva foi 6.º nos 1.000 metros em Estocolmo

SUDANÊS ABUBAKAR KAKI GANHOU PROVA MAS FALHOU RECORDE

Clique Aqui


O português Rui Silva terminou em 6.º lugar nos 1.000 metros do meeting de pista coberta de Estocolmo, numa prova ganha pelo sudanês Abubakar Kaki, que fez 2.17,56 minutos, falhando a tentativa de bater o recorde mundial do dinamarquês Wilson Kipketer por 2,58 segundos.

O francês Mehdi Baala foi 2.º, com 2.18,20, fazendo um bom teste para o Europeu de pista coberta de Turim, enquanto Rui Silva foi o 3.º europeu, com um tempo (2.20,31) abaixo do que já nos habituou.

Nos 3.000 metros o destaque vai para o queniano Paul Kipsele Koech, que fez 7.32,80 e estabeleceu a melhor marca mundial do ano.

Quem defraudou as expetativas foi o australiano Steven Hooker, que já saltou 6,06 metros na vara mas acabou por ganhar com apenas 5,86 metros. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeã olímpica morre no Algarve

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_9F3D3D4F-7341-4D66-B3CC-AD9B28FE87D6_img_destaque_pt_1.jpg

KAMILA SKOLIMOWSKA SENTIU-SE MAL DURANTE O TREINO




A polaca Kamila Skolimowska morreu esta quarta-feira em Vila real de Santo António, depois de indisposição e desmaio em treino. A atleta ainda recuperou, andou até à ambulância, mas não resistiu no hospital. Suspeitou-se de ataque cardíaco, mas o médico federativo falou de embolia pulmonar.

A atleta, campeã olímpica do lançamento do martelo em Sydney'2000, integrava o estágio de Inverno que a seleção polaca está a fazer naquela localidade algarvia.

A martelista tinha apenas 26 anos - foi campeã olímpica com 17 anos - e contava no seu palmarés também com medalhas em Campeonatos da Europa e Universíadas.

A jovem atleta sentiu-se mal durante os exercícios que estava a fazer numa sala de musculação e perdeu os sentidos. Foi reanimada por dois dos seus companheiros de estágio (os também lançadores Szymon Ziolkowski e Andrzej Krawczyk) e ainda foi pelo seu próprio pé para a ambulância, mas voltou a perder os sentidos, na viagem.

Em declarações à agência polaca PAP, Ziolkowski refere que Kamila foi transportada para um centro médico de Vila Real de Santo António, mas que a caminho voltou a ficar sem consciência. Viria a morrer, com os esforços de reanimação da equipa médica a falharem.

Segundo Ziolkowski, os médicos suspeitam de ataque cardíaco, mas o departamento médico da federação polaca de atletismo equaciona uma possível embolia pulmonar.
Autor: A.C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Corpo de campeã olímpica autopsiado hoje em Faro

KAMILA SKOLIMOWSKA MORREU QUARTA-FEIRA EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Clique Aqui


O corpo da polaca Kamila Skolimowska, campeã olímpica do lançamento do martelo em Sydney'2000 que morreu quarta-feira, deu entrada hoje de manhã no Gabinete Médico Legal de Faro para ser autopsiado. Durante a noite permaneceu no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.

Kamila Skolimowska morreu quarta-feira em Vila Real de Santo António, durante um estágio da selecção polaca, que incluía mais seis atletas e três treinadores.Tinham chegado a 31 de janeiro. Estava previsto que Kamila ficasse até sexta-feira, enquanto o resto da equipa só deixaria o local a 7 de Março.

Kamila desmaiou quarta-feira às 17:30 durante os exercícios que estava a fazer numa sala de musculação do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

Foi assistida e ainda entrou pelo próprio pé na ambulância, onde começou depois a vomitar e terá voltado a perder os sentidos, na viagem para o Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, onde viria a morrer.

Segundo Szymon Ziolkowski, um dos seus companheiros de treino, os médicos suspeitam de ataque cardíaco.

O departamento médico da federação polaca de atletismo equaciona uma possível embolia pulmonar.

João Cabrita, do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, afirmou que, "mais do que uma atleta, Kamila era já uma amiga". "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Morte de Kamila é grande tragédia

FEDERAÇÃO POLACA EM CHOQUE COM PERDA DA ATLETA




O director-geral da Federação Polaca de Atletismo classificou esta 5.ª feira como 'uma grande tragédia' a morte da campeã olímpica do martelo em Sydney'2000 Kamila Skolimowska, ocorrida 4.ª feira em Vila Real de Santo António, durante um estágio.

Jan Slezak referiu que as causas da morte da atleta, de 26 anos, só serão esclarecidas com a autópsia, que decorrerá esta 5.ª feira em Faro, mas lembrou que Skolimowska se tinha queixado recentemente 'de problemas musculares'.

Kamila Skolimowska sentiu-se mal durante os exercícios que estava a fazer numa sala de musculação e perdeu os sentidos. Foi reanimada por dois dos seus companheiros de estágio, e ainda foi pelo seu próprio pé para a ambulƒncia, mas voltou a perder os sentidos, na viagem.

A atleta, de 26 anos, foi ainda transportada para um centro médico de Vila Real de Santo António, mas voltou a perder a consciência e não reagiu às tentativas de reanimação da equipa médica.

Segundo o atleta Szymon Ziolkowski, que a acompanhou ao centro de saúde, os médicos suspeitam de ataque cardíaco.

Kamila Skolimoska, nascida em 4 de novembro de 1982, em Varsóvia, tornou-se uma inesperada estrela ainda júnior, depois de ganhar os Jogos Olímpicos disputados em Sydney, Austrália, com um lançamento de 71,16 metros, que surpreendeu todas as favoritas.

No ano seguinte ainda foi quarta nos Mundiais de Edmonton (Canadá), mas não mais voltou a atingir o destaque conseguido no estádio Austrália de Sydney, a 29 de setembro de 2000, a pouco mais de um mês de completar 18 anos.

Nos Mundiais de 2003, 2005 e 2007 e nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004 ficou sempre entra a quarta e a oitava posições. Nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 falhou pela primeira vez a ida à final numa grande competição.

O seu recorde nacional de 76,83 metros (feitos no meeting de Doha, em 2007) é a quarta melhor marca mundial de sempre.'Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kamila só teve asma em Pequim

COLEGA GARANTE QUE A LANÇADORA ERA UMA JOVEM SAUDÁVEL




Um dos companheiros de treino de Kamila Skolimowska, Szymon Ziolkowski, declarou esta 5.ª feira, em Faro, que a campeã olímpica de lançamento do martelo em Sydney'2000 era uma "jovem saudável", à excepção de ter tido em Pequim problemas de "asma".

"Ela não tinha nenhum problema grave. Era saudável. À excepção de um problema relacionado com asma que lhe tinha surgido em Pequim", disse aos jornalistas o atleta polaco Szymon Ziolkowski, um dia após a morte de Skolimowska, em Vila Real de Santo António.

"Ninguém está à espera que uma pessoa saudável de 26 anos morra. Foi uma surpresa total e um choque tremendo para toda a equipa", acrescentou o atleta, consternado, referindo, desde 1998 que vinham treinar para o Algarve.

Segundo o colega, Kamila Skolimowska sentiu-se mal na sala de musculação do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e a ambulância terá chegado quatro ou cinco minutos depois e a atleta ainda foi pelo próprio pé para a viatura.

"Não posso culpar ninguém. Os médicos fizeram tudo qo que estava ao seu alcance", afirmou Ziolkowski.

O namorado de Kamila deve chegar ainda hoje a Faro e o resto da família tem chegada marcada para 6.ª feira. O resto da comitiva polaca parte no próximo sábado para a Polónia.

O corpo de Kamila Skolimowska deu entrada hoje de manhã no Gabinete Médico Legal de Faro para ser autopsiado, depois de ter permanecido durante a noite no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, enquanto se aguardava autorização do Tribunal para a realização da autópsia.

Kamila Skolimowska integrava um estágio da selecção polaca em Vila Real de Santo António, com mais seis atletas e três treinadores, e era presença assídua em concentrações na cidade algarvia há cerca de 10 anos.

A martelista foi campeã olímpica com 17 anos - e contava no seu palmarés também com medalhas em Campeonatos da Europa e Universíadas.

Nascida em 4 de novembro de 1982, em Varsóvia, tornou-se uma inesperada estrela ainda júnior, depois de ganhar os Jogos Olímpicos disputados em Sydney, Austrália, com um lançamento de 71,16 metros, que surpreendeu todas as favoritas."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Orientação: Campeões mundiais competem em Mora

PORTUGAL 0'MEETING COM 1506 PARTICIPANTES




Vários campeões do Mundo de orientação vão participar no Portugal O'Meeting, um evento que na 14.ª edição reúne 1.506 competidores, de sábado a terça-feira em Mora.

O suíço Daniel Hubmann, campeão do Mundo de distância longa e 'vice' de sprint, detentor ainda da Taça do Mundo e actual líder do ranking mundial, é a grande estrela masculina da prova alentejana. Os compatriotas Mathias Merz (5.º do ranking internacional e campeão do Mundo de distância longa em 2007) e Baptiste Rollier (12.º do ranking) são os principais rivais, a par do checo Michal Smola (13.º) e dos também suíços Marc Lauenstein (20.º) e Matthias Müller (21.º).

Entre os novos valores internacionais, destaque para o checo Stepan Kodeda (campeão do mundo júnior de sprint em 2008), o polaco Jacek Morawski (detentor do título mundial de distância média), o dinamarquês Soren Bobach (campeão mundial de distância média em 2006) e o norueguês Kine Hallan Steiwer (campeão mundial de estafeta em 2007).

No sector feminino, as atenções estão concentradas em Simone Niggli, a melhor orientista da história com 14 títulos mundiais, cinco europeus e outros tantos na Taça do Mundo. A helvética vai ter várias adversárias da elite mundial, onde se incluem várias promessas como a dinamarquesa campeã mundial júnior de sprint Emma Klingenberg e as suas compatriotas Maja Alm, Ida Bobach e Signe Klinting, vice-campeãs do Mundo juniores de estafetas.

Portugal apresenta 'apenas' 732 atletas, sendo que os 774 estrangeiros vêm maioritariamente da Europa, com destaque para Suíça (142), Finlândia (118), Noruega (117), Suécia (84), Dinamarca e França (63), Espanha (37), Inglaterra (20), Alemanha (19) e Itália (18).

A Europa domina a orientação mundial, mas neste prova vêm quatro competidores dos Estados Unidos, três da Nova Zelândia e um do Canadá. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Oscar Pistorius sofre grave acidente em Joanesburgo

CONQUISTOU 3 MEDALHAS DE OURO EM PEQUIM'2008




Oscar Pistorius, vencedor de 3 medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Pequim, realizados em 2008, foi hospitalizado em estado grave, este domingo, após um acidente de barco em Joanesburgo.

A informação foi divulgada pela imprensa sul-africana, que não revelou mais pormenores sobre o sucedido, apenas indicando que Pistorius já foi operado e que se encontra nos cuidados intensivos, onde está a ser ajudado por respiração artificial.

Pistorius, a quem amputaram as pernas quando ainda era bebé, ficou famoso depois de anunciar que pretendia competir com atletas sem quaisquer incapacidades físicas. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Jessica e Rui Silva brilham em Birmingham

SEGUNDO E TERCEIRO POSTOS A PENSAR NO EUROPEU DE TURIM




A portuguesa Jessica Augusto terminou na segunda posição a prova dos 3.000 metros no Grande Prémio de Birmingham de pista coberta, em Inglaterra, enquanto Rui Silva foi terceiro nos 1.500 metros.

A preparar a participação nos Europeus de Turim, no início do próximo mês, para os quais já tinha mínimos, Jessica Augusto retirou quase 7 segundos ao seu anterior recorde pessoal, correndo os 3.000 metros em 8.44,81 minutos.

Inês Monteiro terminou a prova na quinta posição, com um tempo de 8.59,94 minutos, com mais quase 5 segundos do seu recorde pessoal (8.54,97).

A prova foi dominada de princípio ao fim pela queniana Vivian Cheruiyot, líder mundial em 2008 ao ar livre e que terminou a prova com mais de 14 segundos de avanço sobre Jessica Augusto, batendo o recorde do Quénia (8.30,53 minutos).

Nos 1.500 metros masculinos, Rui Silva, que também já tinha mínimos, conquistou o terceiro posto, melhorando a sua melhor marca de 2008, com 3.38,99 minutos.

O atleta português apenas cedeu nos metros finais e ficou a 47 centésimos do queniano Augustine Choge, segundo melhor ao ar livre em 2008, e a 30 do norte-americano Bernard Lagat, antigo campeão do Mundo.

Depois de no domingo ter batido pelas 25.ª e 26.ªs vezes um recorde do Mundo e colocado a melhor marca mundial de pista coberta nos 5 metros, a russa Yelena Isinbayeva falhou novo recorde do Mundo a 5,01.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Estrelas nas Amendoeiras

ORGANIZAÇÃO APOSTA EM GRANDE PROVA NO SECTOR FEMININO




A russa Guinara Samitova, medalha de ouro nos 3.000 metros obstáculos em nos Jogos Olímpicos de Pequim, e a queniana Eunice Jepkorir, bronze, abrilhantam a 32.ª edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, a disputar domingo, em Albufeira, no Algarve.

'Estávamos na dúvida se apostaríamos mais em masculinos ou femininos, mas optámos pelas mulheres. Vamos ter o melhor naipe de atletas de sempre', disse o presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), Lara Ramos, durante a apresentação da prova, em sessão realizada na Câmara Municipal de Albufeira.

Entre as atletas que vão estar presentes, realce para Guinara Samitova e Eunice Jepkorir, bem como para a húngara Aniko Kalovics (já venceu dois crosses importantes em 2009) e para a letã Yelena Prokopchuka (vencedora do crosse algarvio em 2006 e 2007).

Entre as portuguesas, Jessica Augusto e Inês Monteiro vão estar ausentes devido a outros compromissos.

Em masculinos, o vencedor de 2008, Kiprono Menjo, volta para defender o título, tendo como principais adversários o russo Serguei Ivanov e o português Rui Pedro Silva.

Além destes nomes, as provas vão contar com a presença de outros atletas, cujas selecções se encontram a estagiar 'em todo o Algarve', revelou Lara Ramos, que gere um orçamento de 70 mil euros para este crosse.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, salientou que existe 'retorno' para o município desde que a prova voltou à pista das Açoteias, depois de um interregno de alguns anos. O autarca lembrou que, em Março de 2010, o Campeonato da Europa de Corta-Mato de Selecções terá lugar na mesma pista: 'A promoção de Albufeira faz-se com estes eventos'.

O 32.º Crosse das Amendoeiras não se resume às provas de seniores, abrangendo outras corridas (provas regionais e corta-mato para deficientes), as quais juntarão nas Açoteias durante o fim-de-semana mais de 2.500 pessoas. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pistorius deverá sair em breve do hospital

SUL-AFRICANO RECUPERA DE ACIDENTE DE BARCO

Clique Aqui


Oscar Pistorius, atleta sul-africano amputado das duas pernas, está a recuperar bem de um acidente de barco sofrido no sábado e deverá sair brevemente da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Milpark de Joanesburgo, África do Sul.



Segundo Amelda Swartz, porta-voz do hospital, Pistorius estava a reagir bem às operações a que foi submetido, pelo que, até quarta-feira, deverá ser transferido para uma enfermaria.



'Se tudo continuar a correr tão bem, ele poderá estar já em casa até ao fim da semana', acrescentou.



Pistorius sofreu lesões na cabeça e na face num acidente de barco perto de Joanesburgo, ocorrido no final do dia de sábado, tendo sido operado no domingo.



Esperança nos Mundiais



Entretanto, Peet Van Zyl, agente do atleta, referiu que Pistorius continua esperançado em competir nas provas dos 100 e 400 metros nos Mundiais Paralímpicos, que se vão disputar em Manchester no mês de Maio.



'O Oscar vai voltar às pistas mais cedo do que se espera. Ele não tem ferimentos nas pernas, braços ou costelas', disse Van Zyl.



Pistorius, conhecido como 'Blade Runner', conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Pequim’2008, nas provas de 100, 200 e 400 metros.
"Rc"
 
Topo