Portal Chamar Táxi

Notícias "Ato de bondade". Motorista TVDE leva – e acompanha – jovem às urgências

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,126
naom_68cc2b06b7d49.webp

Joey Romano estava a andar de skate perto da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, quando partiu o pulso, ao desviar-se de um carro. O jovem caloiro optou por chamar um Uber, ao invés de uma ambulância, uma vez que temia os custos elevados da deslocação. Contudo, não poderia adivinhar que, volvidos sete anos, ainda seria amigo do condutor.

"Não tinha um seguro muito bom e estava preocupado com os custos", justificou Joey, atualmente com 29 anos, ao Today.

Quando Beni Lukumu chegou ao local, Joey ainda estava no chão. O motorista ajudou-o a entrar no carro e recusou-se a cobrá-lo pela ida às urgências. Descobriu, depois, que o jovem não tinha família próxima para o acompanhar. Como tinha imigrado do Congo aos 25 anos, Beni sabia o que era estar sozinho e decidiu ficar.

"Nem foi uma questão para mim; ficaria com o Joey. Ele precisava de alguém que estivesse a seu lado", disse, ao mesmo meio.

"Estava a receber morfina e lembro-me de me sentir feliz por ele estar lá. Ele tem uma presença calorosa e, estranhamente, parecia que nos conhecíamos há muito tempo", complementou Joey.

A avó de Joey, que vive em Houston, chegou à unidade quando o neto recebeu alta hospitalar. Apesar de ter insistido pagar a Beni, o motorista recusou novamente. Contudo, aceitou juntar-se ao par para jantar, o que cimentou a amizade entre os jovens.

Sem saber, Beni desempenhou um papel importante numa fase sombria da vida de Joey. Na altura, o jovem sofria pela morte do irmão Johnny, que padeceu de leucemia, aos 10 anos, em 2008.

"Depois de perder o meu irmão... E de passar por tantas outras perdas além dessa... Tornei-me muito fechado. Mal conseguia cuidar de mim mesmo, quanto mais dos outros. Desliguei-me e fechei-me. Tornei-me muito frio", admitiu.

No entanto, o gesto de Beni foi o ‘empurrão’ de que precisava para procurar formas de ajudar os outros como pudesse.

"Aquele ato de bondade ajudou-me a ver novamente o lado bom do mundo. O facto de ele ter passado o dia inteiro comigo, um completo estranho, sem nenhum motivo além da bondade do seu coração, ajudou-me a colocar as coisas em perspetiva. O Beni mudou completamente a minha vida", garantiu.

Agora, Beni trabalha com seguros e Joey com energias renováveis, mas mantêm o contacto ao longo do ano.

"O mundo está tão dividido neste momento. O que precisamos é de amor e bondade", considerou Beni.

IN:NM