Portal Chamar Táxi

Austrália também alinha no embargo ao petróleo iraniano

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
503
Austrália também alinha no embargo ao petróleo iraniano


O ministro dos Negócios Estrangeiros australiano garantiu hoje em Londres que a Austrália também vai participar no embargo às importações de petróleo iraniano, um dia depois de uma decisão semelhante da União Europeia (UE).

«Na Austrália vamos adorar a mesma acção, numa acção paralela à decisão tomada em Bruxelas, na segunda-feira», disse Kevin Rudd no final de uma reunião com o chefe da diplomacia britânica, William Hague.

«Não nos limitamos a aprovar a acção tomada em Bruxelas, pela Europa. Nós, é claro, vamos fazer o mesmo na Austrália.

E a razão é muito clara – é preciso dar uma mensagem ao povo iraniano, às elites políticas do Irão, bem como ao governo iraniano, de que o seu comportamento é inaceitável, de forma global», acrescentou.

Na segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE decidiram aplicar um embargo às exportações petrolíferas iranianas, parte de um pacote de novas sanções ao Irão, que visam bloquear o acesso de Teerão ao financiamento do programa nuclear, que o Ocidente considera ter objectivos militares.

O Irão continua a negar que o programa nuclear tenha objectivos militares.

Face à recusa das autoridades iranianas em retomar as negociações sobre o programa nuclear, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE endureceram a lista de sanções, visando também o banco central.

Entre Janeiro e Outubro do ano passado, o Irão exportou cerca de 600 mil barris por dia para a UE, sobretudo para Itália, Espanha e Grécia.

Os 27 decidiram também proibir a maioria das transacções europeias com o banco central iraniano.

Os Estados Unidos reforçaram as sanções contra o banco iraniano Tejarat, uma das poucas instituições financeiras do país que ainda tem acesso ao sistema financeiro internacional.


Lusa/SOL
 
Topo