Portal Chamar Táxi

Autonomia da PJ é valor absoluto

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,981
Gostos Recebidos
8
Polémica: Visita à directoria do Porto da Polícia Judiciária
Autonomia da PJ é valor absoluto

A forma peremptória como Alberto Martins afastou a hipótese de a Polícia Judiciária poder ser integrada no Ministério da Administração Interna – o que foi recentemente admitido por Mário Mendes, coordenador de segurança – agradou aos elementos daquela polícia que ontem acompanharam o ministro da Justiça numa visita às instalações no Porto.

"A autonomia da PJ é um valor absoluto", assegurou o ministro, considerando que não faz sentido qualquer debate em torno da tutela única para as polícias. "A PJ é uma polícia de Justiça, e por isso é na Justiça que deve estar. Esse é o compromisso do Governo relativamente a esta matéria, e portanto há discussões que não fazem sentido", considerou o governante, que enalteceu o trabalho da PJ. "Se a criminalidade violenta diminuiu o ano passado em Portugal tem a ver com a capacidade da investigação criminal."

Alberto Martins realçou ainda que a intervenção da Polícia Judiciária no âmbito da Justiça é "importante para a separação de poderes, num Estado de Direito".

Almeida Rodrigues, director da PJ, realçou também, na mesma cerimónia, que a PJ do Porto é um dos departamentos da instituição com mais resultados.


Correio da Manhã
 
Topo