Portal Chamar Táxi

Notícias Autoridade de proteção de dados dos Países Baixos multa Netflix em 4,75 milhões de euros

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,626
Gostos Recebidos
1,576
Autoridade de proteção de dados dos Países Baixos multa Netflix em 4,75 milhões de euros

img_932x621uu2023-07-20-20-09-18-1399614.jpg


Plataforma de disse que contestava a multa e sublinhou que tinha cooperado com a autoridade e feito as alterações necessárias.

A autoridade de proteção de dados dos Países Baixos anunciou esta quarta-feira que multou a empresa Netflix em 4,75 milhões de euros devido à gestão dos dados pessoais dos assinantes, que, segundo a mesma, não era clara ou estava incompleta.

O gigante do 'streaming' disse que contestava a multa e sublinhou que tinha cooperado com a autoridade e feito as alterações necessárias.

"Entre 2018 e 2020, a Netflix não forneceu informações suficientes aos seus clientes sobre o que a empresa faz com os seus dados pessoais. E as informações fornecidas pela Netflix não eram claras em alguns aspetos", disse a autoridade num comunicado hoje divulgado.

"A autoridade para a proteção de dados dos Países Baixos (AP) impõe, por conseguinte, uma coima de 4,75 milhões de euros ao serviço de 'streaming'", prosseguiu.

A AP observou que, desde então, a Netflix atualizou a sua declaração de privacidade e melhorou a informação prestada aos assinantes sobre a utilização dos dados.

"Uma empresa como esta, com um volume de negócios de vários milhares de milhões de euros e milhões de clientes em todo o mundo, tem de explicar corretamente aos seus clientes a forma como trata os seus dados pessoais", afirmou o presidente da AP, Aleid Wolfsen, citado no comunicado.

"Tem de ser perfeitamente claro. Especialmente se o cliente o pedir", acrescentou.

A Netflix recolhe diferentes tipos de dados pessoais dos clientes, tais como o endereço de correio eletrónico, o número de telefone e os dados de pagamento, mas também dados sobre o que os clientes veem na plataforma e quando, refere a AP.

Segundo a AP, a Netflix não foi clara ou não forneceu informações suficientes em vários domínios.

Para a AP, o líder do 'streaming' não foi claro sobre a razão pela qual recolheu dados pessoais, que dados foram partilhados com outras partes, durante quanto tempo os dados foram mantidos e como foram mantidos em segurança quando transmitidos para fora da Europa.

"Desde que esta investigação começou, há mais de cinco anos, temos cooperado com a autoridade holandesa para a proteção de dados e evoluímos proativamente as nossas informações sobre a privacidade para proporcionar uma maior clareza aos nossos membros", afirmou um porta-voz da Netflix num comunicado enviado à AFP.

"Estamos contra esta decisão", adiantou.

Correio da Manhã
 
Topo