kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Novo método computacional desenvolvido na universidade compara genomas e identifica assinaturas genéticas que ajudam ao diagnóstico e são potenciais alvos terapêuticos.
O software levou uma série de meses a ser desenvolvido, mas o resultado é um método de diagnóstico inovador, porque em poucas horas permite identificar a assinatura genética de um qualquer agente patogénico - para fazer a classificação da doença e avançar para uma terapêutica. O novo método de análise computacional foi criado por investigadores do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA) e do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), da Universidade de Aveiro, que começou por aplicá--lo ao vírus do ébola. Resultado: o estudo abre a porta a um diagnóstico mais rápido da doença e à identificação da estirpe específica do vírus, e também à possibilidade de desenvolver novas terapêuticas.
É assim para o ébola, como mostra o estudo publicado em abril pela equipa portuguesa na revista científica Bioinformatics, mas também para qualquer outra doença causada por um agente infeccioso
dn